Partilhar

Meu gato chora quando eu saio. Por quê?

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 8 maio 2018
Meu gato chora quando eu saio. Por quê?

Ver fichas de  Gatos

Existe um mito de que os gatos são animais extremamente independentes. No entanto, assim como os cachorros, os felinos podem expressar desagrado, ansiedade ou até mesmo pesar pela ausência dos seus donos. Não existe uma idade certa para eles apresentarem esse comportamento.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos responder à questão "porque o meu gato chora quando eu saio", e daremos algumas dicas sobre o que fazer para que isso não ocorra. Fique atento e consulte um especialista para descartar qualquer patologia veterinária. Os miados recorrentes muitas vezes indicam dor ou algum desconforto.

As portas fechadas

O gato é um animal explorador. Por isso, é tão comum vê-lo miar intensamente diante de uma porta querendo passar. O felino gosta de sair e entrar em qualquer área sem ser impedido e conhecer tudo o que ele considera como seu território. Se o seu gato tem acesso seguro ao exterior através de uma porta para gatos, uma boa solução pode ser liberar a sua entrada e saída. Entretanto, se está em um edifício, ele pode sentir-se preso já que não consegue satisfazer às suas necessidades de explorar.

Como cuidador de gato já deve ter notado a animosidade que o seu amigo peludo costuma mostrar ante portas fechadas. Além disso, é bastante comum o animal de estimação chorar manifestando a sua inquietação ao ver o seu tutor sair de casa e fechar a porta.

O gato não quer estar sozinho

Uma explicação para o choro desses pequenos companheiros é o simples motivo de que eles não querem ficar sozinhos.

Embora não exista um estudo que demonstre que a ansiedade da separação se manifeste em gatos, tampouco se descarta a hipótese.Se este é o caso do seu animal de estimação, pode ser útil ajustá-lo gradualmente com as saídas que realiza.Comece por se ausentar por um curto período de tempo e aumente pouco a pouco para que o gato se acostume com as idas e vindas.


Esta adaptação nem sempre é possível porque em muitos casos, os donos se ausentam por várias horas desde o princípio, indo trabalhar. Antes de sair de casa, repetimos as mesmas rotinas como colocar os sapatos, pentear os cabelos, apanhar as chaves, etc. O felino não pode controlar o tempo que passamos fora e não sabe se vamos voltar, por isso é normal ele começar a lamentar logo que detectar a iminente saída. Nesse caso, pode-se considerar a possibilidade de adotar dois ou mais gatos, dependendo das circunstâncias.Um gato acompanhado de outro dificilmente se sentirá solidão e será raro que chore durante a sua ausência. Se já tem um animal de estimação e quer apresentar outro, é recomendável seguir algumas indicações para que essa adaptação seja feita com o mínimo de estresse para todos.Certifique-se que o novo integrante da família tenha sido devidamente socializado.

Também deve-se ter em mente que os gatos, antes de conviver, devem ser examinados clinicamente para detectar doenças contagiosas como a imunodeficiência e a leucemia felina, já que não têm cura. Se observa que o seu gato está realmente ansioso ou estressado na hora da sua saída, deve entrar em contato com um especialista em comportamento felino, como um veterinário devidamente treinado ou um etólogo.

Meu gato chora quando eu saio. Por quê? - O gato não quer estar sozinho

Necessidades básicas do gato

Outras vezes se explica o motivo do choro do gato por uma falta de atenção as suas necessidades básicas, como comida, água ou caixa de areia devidamente higienizada. Se o gato percebe que ficará só e ele tem alguma necessidade que não poderá ser atendida, é comum ele chorar para chamar a atenção.

Portanto, antes de partir, especialmente se estiver ausente por horas, garanta que ele tenha comida e água limpa e fresca. É essencial manter a caixa de areia limpa, já que alguns gatos se recusam a usá-la se a consideram suja.
Além disso, é provável que o gato cochile se está alimentado e hidratado, percebendo menos a sua ausência. Veremos outros truques nas seções seguintes.

Gato está entediado

Algumas vezes, os gatos choram ou uivam quando estão sozinhos por causa do tédio. Isso explica porque os gatos únicos que não tem com quem interagir, choram quando notam que ficarão só.Como já foi mencionado, nesses casos de solidão, ter mais de um animal pode ser uma solução. Contudo, se deseja aumentar a família, mas não é possível, faça algumas melhorias na casa e mantenha o seu amigo felino ocupado!

Algumas ideias para melhorar o ambiente, incluem:

  • Arranhadores de todos os tipos e alturas. Existe uma grande variedade no mercado que incluem jogos e texturas diferentes. Pode ser divertido criar um modelo caseiro, usando materiais simples, como papelão, madeira ou corda e a sua criatividade.
  • Diferentes alturas excitam os gatos já que eles gostam de controlar tudo desde lugares altos. Fácil de conseguir apenas combinando ou liberando espaço em prateleiras.

  • Brinquedos interativos para o gato manipular em troca de recompensas como o seu alimento favorito. Não deixe de deduzir essa fração de recompensas da sua ração diária para evitar o excesso de peso.
    Como os arranhadores, existem vários modelos de brinquedos à venda. Sem contar que sempre pode realizá-los de forma caseira com garrafas de plástico ou caixas de papelão. Lembre-se, o seu amigo pode se divertir com simples objetos!
Meu gato chora quando eu saio. Por quê? - Gato está entediado

Gato sozinho em apartamento - recomendações

Nas seções anteriores, vimos por que o gato chora quando saímos. Abaixo reunimos algumas recomendações para evitar essa situação:

  • Antes de sair vale a pena gastar alguns minutos brincando e dando mimos ao amigo felino.
  • Se for possível escolher o horário de partida, considere organizar as suas saídas no mesmo período em que, provavelmente, o gato esteja dormindo. Um gato atendido e satisfeito é mais propenso a passar essas próximas horas de solidão dormindo em vez de chorar.Fornecer comida antes de sair, aumenta as chances do seu amigo felino sentir que pode relaxar e preparar-se para dormir.
  • Outra dica é reservar novos brinquedos para lhe apresentar logo antes de sair. Se conseguir despertar o interesse do animal, ele não ficará tão consciente da sua ausência. Use a criatividade! Não precisa comprar algo novo todos os dias, pode improvisar e fabricá-los de forma simples, como uma bola de papel ou simplesmente uma caixa.
  • Pode tentar deixar uma música ambiente. A rádio ou até mesmo a televisão ligada e em volume baixo. Alguns animais gostam de tê-los como companhia.
  • Certifique-se de deixar comida e água fresca e a areia limpa!
  • Procure manter os seus brinquedos favoritos bem acessíveis.
  • Controle que as portas do interior da casa permaneçam abertas durante a sua ausência, evitando que o gato se frustre, desejando entrar ou sair de algum lugar e comece a chorar.
  • Lembre-se! Mantenha bem fechadas as portas dos armários, evitando que o seu animal de estimação entre, e corra o risco de ficar preso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato chora quando eu saio. Por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Meu gato chora quando eu saio. Por quê?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu gato chora quando eu saio. Por quê?
1 de 3
Meu gato chora quando eu saio. Por quê?

Voltar ao topo da página