Partilhar

Animais com melanismo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 30 novembro 2016
Animais com melanismo

Certamente que já sabe o que é o albinismo, mas, sabia que existe uma condição que é totalmente o oposto? O melanismo é uma condição genética que provoca um excesso de pigmentação o que faz com que os animais sejam totalmente pretos. No entanto, deve saber que o melanismo não afeta de forma negativa os animais, de fato, podem ter mais resistência a diferentes doenças.

Se quer saber mais sobre o melanismo, não perca este artigo do Perito Animal em que lhe explicamos algumas curiosidades sobre animais com melanismo.

Também lhe pode interessar: Animais com a letra D

O que causa o melanismo?

Para que compreenda o que causa o excesso ou o defeito de melanismo, explicamos-lhe em que consiste a pigmentação da pele. Pigmentação significa cor, e o pigmento que dá cor à pele denomina-se melanina, que é produzido por umas células especiais da pele. Se estas células não trabalharem corretamente, devido a qualquer condição genética, produz-se uma alteração no pigmento de cor que a pele recebe e, portanto, criam-se transtornos como acontece no caso do albinismo e o melanismo.

O albinismo pode afetar os animais e também os humanos. Esta condição provoca a falta de pigmento na pele e, na maioria das ocasiões, nos olhos e no cabelo. Os animais albinos podem ter mais problemas com a exposição ao sol e, inclusivamente, podem ter um sistema imunológico deprimido. Neste artigo explicamos-lhe as características dos cães albinos.

Animais com melanismo - O que causa o melanismo?

Tipos de melanismo

Melanismo é uma palavra proveniente do grego e significa pigmentos de cor preta. Como já foi explicado os animais com melanismo têm o pelo, as plumas ou as escamas de cor preta, mas, por que acontece esta condição?

  • Melanismo adaptativo. O melanismo pode ser causado por uma adaptação ao meio que se vai passando de geração em geração. Desta forma, os animais com melanismo podem camuflar-se e passar despercebidos para caçar ou não serem caçados.
  • Melanismo industrial. São animais que mudaram a sua cor por causa das atividades industriais do ser humano. O fumo e a contaminação fez com que animais como as borboletas e traças tenham sido obrigadas a se adaptarem ao meio envolvente, ficando um pouco mais escuras.
Animais com melanismo - Tipos de melanismo

Lista de animais com melanismo

Existem vários animais com melanismo, embora aqui tenhamos recompilado os cinco mais famosos.

  • Serpente Real Mexicana. Esta serpente é natural do continente americano e vive em lugares áridos e desérticos. Pode chegar a medir até 1.5 metros de comprimento.
  • Porquinho-da-índia negro. Os porquinhos-da-índia são cada vez mais populares como animais de estimação e também podem apresentar melanismo, independentemente da sua raça.
  • Lobo negro. Outro dos animais com melanismo é o lobo e estes são animais predadores que podem aproveitar o seu melanismo para caçar à noite.
  • Pantera negra. Os jaguares e os leopardos são duas variantes da pantera com tendência ao melanismo.
  • Borboleta negra. É um bom exemplo dos animais com melanismo industrial Em vez de ser colorida para se camuflar entre a vegetação, evoluiu para uma cor negra para se adaptar à contaminação e ao fumo.

Conhece mais animais com melanismo e acredita que deveriam fazer parte desta lista? Dão deixe de o comentar!

Animais com melanismo - Lista de animais com melanismo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com melanismo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Animais com melanismo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Camila
Olá,
Tenho um gatinho totalmente preto, ate os olhos, mas até hoje nao descobri ao certo o que ele tem...
segue uma foto em anexo..

Animais com melanismo
1 de 4
Animais com melanismo

Voltar ao topo da página