Animais com melanismo

Animais com melanismo

Certamente que já sabe o que é o albinismo, mas, sabia que existe uma condição que é totalmente o oposto? O melanismo é uma condição genética que provoca um excesso de pigmentação o que faz com que os animais sejam totalmente pretos. No entanto, você deve saber que o melanismo não afeta de forma negativa os animais, de fato, podem ter mais resistência a diferentes doenças. É importante ressaltar que o melanismo pode ocorrer em várias espécies de animais, incluindo mamíferos, aves, répteis e até mesmo insetos como um fenômeno que afeta apenas um ou outro indivíduo, e não populações inteiras de uma espécie.

Se você quer saber mais sobre o melanismo, não perca este artigo do Perito Animal em que te explicamos algumas curiosidades sobre animais com melanismo e listamos alguns exemplos.

O que causa o melanismo em animais?

Para que você compreenda o que causa o excesso ou o defeito de melanismo, temos que passar, antes, sobre em que consiste a pigmentação da pele. Pigmentação significa cor e o pigmento que dá cor à pele denomina-se melanina, que é produzido por células especiais da pele. Se estas células não trabalharem corretamente, devido a qualquer condição genética, produz-se uma alteração no pigmento de cor que a pele recebe e, portanto, criam-se transtornos como acontece no caso do albinismo e o melanismo.

O albinismo pode afetar os animais e também os humanos. Esta condição provoca a falta de pigmento na pele e, na maioria das ocasiões, nos olhos e no cabelo. Os animais albinos podem ter mais problemas com a exposição ao sol e, inclusive, podem ter um sistema imunológico deprimido.

Tipos de melanismo em animais

Melanismo é uma palavra proveniente do grego e significa pigmentos de cor preta. Como já foi explicado os animais com melanismo têm o pelo, as plumas ou as escamas de cor preta, mas, por que acontece esta condição?

  • Melanismo adaptativo. O melanismo pode ser causado por uma adaptação ao meio que se vai passando de geração em geração. Desta forma, os animais com melanismo podem camuflar-se e passar despercebidos para caçar ou não serem caçados.
  • Melanismo industrial. São animais que mudaram a sua cor por causa das atividades industriais do ser humano. Fumaça e a contaminação fez com que animais como as borboletas e traças tenham sido obrigadas a se adaptarem ao meio ambiente, ficando um pouco mais escuras.

Em alguns casos, animais melanísticos têm maior camuflagem em habitats mais escuros, o que lhes confere uma vantagem na sobrevivência, evitando predadores ou facilitando a caça. Por outro lado, em ambientes mais claros, o melanismo pode torná-los mais visíveis e vulneráveis.

Cabe destacar que o melanismo afeta mais felinos que outros animais.

Melanismo em felinos

O melanismo em felinos é uma ocorrência relativamente mais comum quando comparado a outros animais. Essa prevalência pode ser atribuída a fatores genéticos e seletivos específicos das espécies de felinos. No caso dos felinos, a frequência de indivíduos portadores do gene do melanismo é maior em certas populações, o que aumenta a probabilidade de reprodução entre portadores. Além disso, o melanismo pode fornecer uma vantagem de sobrevivência em determinados ambientes, como florestas densas e sombrias, onde a pelagem escura pode oferecer uma camuflagem eficaz para a caça ou para evitar predadores. Esses fatores combinados podem contribuir para a maior incidência de melanismo em felinos, tornando-os um exemplo notável dessa variação genética em animais.

Estudos apontam que, na família dos felinos (Felidae), há registros de melanismo em pelo menos 11 das 37 espécies existentes.

Lista de animais com melanismo

Existem vários animais com melanismo, embora aqui tenhamos recompilado uma lista com exemplos dos animais mais representativos:

Pantera negra (Panthera onca)

Os jaguares e os leopardos são duas variantes da pantera com tendência ao melanismo. Na Malásia e sudeste Asiático, acredita-se que cerca de 50% dos indivíduos dos leopardos tenham esta característica.

Borboleta negra

É um bom exemplo dos animais com melanismo industrial. Em vez de ser colorida para se camuflar entre a vegetação, evoluiu para uma cor negra para se adaptar à contaminação e ao fumo.

Lobo negro (Canis lupus)

Outro dos animais que podem apresentar melanismo é o lobo, e estes são animais predadores que podem aproveitar o seu melanismo para caçar à noite.

Porquinho-da-índia negro (Cavia porcellus)

Os porquinhos-da-índia são cada vez mais populares como animais de estimação e também podem apresentar melanismo, independentemente da sua raça.

Serpente Real Mexicana (Lampropeltis getula nigrita)

Esta serpente é natural do continente americano e vive em lugares áridos e desérticos. Pode chegar a medir até 1,5 metro de comprimento.

Imagem: Divulgação/zoochat

Mais animais com melanismo

Outros animais que podem apresentar melanismo natural ou industrial, provocando uma pelagem escura, são:

  • Coelho (Oryctolagus cuniculus)
  • Esquilo (Sciurus carolinensis)
  • Morcego (Chiroptera)
  • Falcão-peregrino (Falco peregrinus)
  • Girafa (Giraffa camelopardalis)
  • Elefante-africano (Loxodonta africana)
  • Morsa (Odobenus rosmarus)
  • Urso-negro (Ursus americanus)
  • Cervo (Cervus elaphus)

Agora que você sabe o que é melanismo e viu diferentes exemplos de animais com melanismo, não perca nosso artigo sobre raças de cachorros preto e branco.

Texto escrito em colaboração com Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com melanismo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Active Wild. Melanistic animals. Disponível em: <https://www.activewild.com/melanistic-animals/>. Acesso em 17 de maio de 2023.
  • G1. Estudo revela que onça-preta não se comunica com outros felinos devido a cor da pelagem; entenda. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/06/24/estudo-revela-que-onca-preta-nao-se-comunica-com-outros-felinos-devido-a-cor-da-pelagem-entenda.ghtml>. Acesso em 17 de maio de 2023.
  • Current Biology. Molecular Genetics and Evolution of Melanism in the Cat Family. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982203001283>. Acesso em 17 de maio de 2023.