Partilhar

Yoga para cães - Exercícios e conselhos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 22 julho 2016
Yoga para cães - Exercícios e conselhos

Ver fichas de  Cachorros

Nos Estados Unidos, Ásia e Europa são cada vez mais as pessoas que decidem se juntar a iniciativas saudáveis como por exemplo o Yoga, uma atividade relaxante e positiva. Para além disso, os donos dos pets também acabam por sair beneficiados com esta atividade.

Conhecido como Doga, o yoga para cães está se convertendo em um fenômeno. O yoga para cães surge quando Suzi Teitelman, professora de Yoga, observava os seus pets imitando-a durante os seus exercícios diários. Descobriu que eles se beneficiavam tanto como ela e foi daí que surgiu o yoga para cães. Saiba mais sobre esta atividade para cães, assim como alguns exercícios e conselhos neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Exercício para gatos obesos

O que é o Yoga para cães

O yoga para cães ou Doga consiste em praticar uma sessão de yoga adaptada à companhia do pet interagindo com ele. Ao praticar yoga para cães não devemos limitar as nossas respirações, equilíbrios nem devemos variar o ritmo do exercício.

Quando falamos de Doga, referimo-nos a uma experiência diferente para cada praticante uma vez que nem todos os cachorros estão no mesmo nível nem podem se adaptar da mesma forma.

Praticar sessões de yoga para cachorros é benéfico para si e para o seu pet uma vez que fomenta o relaxamento, o bem-estar e o contato físico. É uma prática muito recomendável visto que diminui certos sintomas:

  • hipersensibilidade
  • depressão
  • ansiedade
  • estresse
  • fobias
  • hiperatividade
Yoga para cães - Exercícios e conselhos - O que é o Yoga para cães

O que precisa para começar a praticar Yoga para cães

Não precisa de muito para começar a praticar yoga para cachorros ou Doga, o essencial é que esteja junto ao seu pet. Procure um lugar relaxado, ambiente-o com música suave e coloque um vídeo ou esteira para o ajudar. É o momento de começar!

Yoga para cães - Exercícios e conselhos - O que precisa para começar a praticar Yoga para cães

Como iniciar uma sessão de Doga

Deve tentar que a primeira impressão do cachorro seja positiva para que este queira repetir uma segunda vez. Prepare o espaço e convide o seu cachorro a ir e a relaxar junto a si.

Depois de estar cômodo, comece a criar um contato físico com ele, pode tocar com as mãos o lombo ou as patas. Procure uma posição cômoda que possa combinar com seu melhor amigo e tente criar um momento de silêncio e de tranquilidade. Procure seguir uma certa harmonia durante toda a sessão para que o cachorro relaxe ao máximo e consiga sentir os benefícios do yoga no seu corpo.

Yoga para cães - Exercícios e conselhos - Como iniciar uma sessão de Doga

Crie a sua própria rotina de Doga

Embora possa encontrar ideias para praticar yoga para cães muito variadas, a verdade é que deve encontrar a que se adapte melhor a si. Comece por posições simples que incluam o seu cachorro para que este as aceite e depois poderá continuar a sua rotina com outras mais complexas que lhe beneficiarão.

Yoga para cães - Exercícios e conselhos - Crie a sua própria rotina de Doga

Sintonia

Nem sempre é possível, mas por vezes encontramos cachorros que gostam de imitar as nossas posições. Isso depende do cachorro e do seu interesse pelo yoga.

A verdade é que um muito bom se o nosso cachorro seguir os nossos exercícios, significa que lhe trás benefícios ou pelo menos que desfruta desta atividade. Seja como for é uma ótima forma de passar tempo com o seu pet.

Se você também pratica yoga com o seu cachorro publique uma foto abaixo na parte dos comentários!

Yoga para cães - Exercícios e conselhos - Sintonia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Yoga para cães - Exercícios e conselhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Yoga para cães - Exercícios e conselhos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Yoga para cães - Exercícios e conselhos
1 de 6
Yoga para cães - Exercícios e conselhos

Voltar ao topo da página