Vitaminas para gatos desnutridos

Vitaminas para gatos desnutridos

Uma ótima nutrição é imprescindível para manter a saúde dos nossos pets, uma vez que a alimentação está diretamente relacionada com a funcionalidade do organismo e é uma ferramenta terapêutica tão eficaz como natural que devemos ter em conta sempre que a saúde perde o seu equilíbrio.

Os gatos caracterizam-se por um comportamento tipicamente felino onde sobressai a necessidade de independência, mas não é por isso que devemos deixar de supervisionar a sua dieta, especialmente para prevenir estados que possam ser graves, como a desnutrição.

Em casos de falta de alimento devemos assegurar um adequado aporte de micronutrientes, e estes devem ser administrados para evitar que o gato chegue a um estado inanição, por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre as vitaminas para gatos desnutridos.

Causas da desnutrição em gatos

As causas da desnutrição em gatos são principalmente duas: transtornos na absorção de nutrientes ou a falta de alimento.

Por vezes a falta de alimento não se vincula a uma impossibilidade de ingerir o mesmo, mas sim a uma doença que esteja causando anorexia ou falta de apetite. São muitas as patologias que fazem com que o nosso gato perca apetite, no entanto, cabe destacar as seguintes:

  • Insuficiência renal
  • Doença de fígado gordo
  • Hipertiroidismo
  • Cáries
  • Pancreatite
  • Doenças virais
  • Doenças bacterianas

Devido ao fato de a falta de apetite e consequentemente desnutrição poderem ser causadas por doenças graves, é imprescindível a avaliação inicial por parte de um veterinário.

Como as vitaminas podem ajudar no caso de desnutrição?

As vitaminas são micronutrientes que apesar de se encontrarem em baixa proporção no organismo do gato são de vital importância para o adequado funcionamento do mesmo, uma vez que participam em várias reações químicas imprescindíveis para a vida.

Administrar vitaminas a um gato desnutrido envolve a seguintes vantagens:

  • Favorece a adequada assimilação dos macronutrientes: hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

  • Previne doenças secundárias a um déficit vitamínico.

  • Permite que o organismo do gato possa manter mais facilmente as suas funções vitais.

  • As vitaminas são essenciais para apoiar as funções do sistema imunológico.

  • Algumas combinações específicas de vitaminas para gatos são formuladas com o objetivo de incrementar o apetite.

 

Vitaminas específicas para gatos

A automedicação em gatos é uma prática irresponsável por parte dos donos que pode colocar em risco a vida do animal, mais ainda quando usamos fármacos ou complementos nutricionais que foram unicamente aprovados para o uso humano.

Felizmente, hoje em dia podemos encontrar facilmente vitaminas específicas para gatos, e além disso em vários formatos: pastas, gel, guloseimas e cápsulas.

Estes produtos apresentam um formato de dosagem apto para o gato que além disso pode adaptar-se (e deve ser adaptado) ao peso do felino. Tratam-se de preparados que nos podem ajudar para combater estados de desnutrição onde existe uma carência de vitaminas.

Como já foi mencionado anteriormente, esta administração não só é útil para restaurar a percentagem de vitaminas como também apoia nas funções imunológicas de nosso pet.

Perante a desnutrição deve recorrer ao veterinário

Como já foi mencionado inicialmente é imprescindível que antes de dar vitaminas ao seu gato vá ao veterinário para fazer uma exploração completa, e em seguida mostramos a você porque deve fazer isso:

  • O veterinário poderá determinar a causa subjacente da desnutrição e tratá-la de forma adequada.

  • Se for necessário serão feitos exames específicos para observar se a desnutrição originou um déficit vitamínico específico.

  • O veterinário pode assessorar você da melhor maneira possível: em algumas ocasiões não é necessário um complemento vitamínico, e sim a administração de uma única vitamina em combinação com outros complementos nutricionais.

  • Perante estados de desnutrição severa é necessário recorrer à nutrição parenteral (a que se realiza por via intravenosa) e obviamente esta só pode ser administrada em um centro veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para gatos desnutridos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.