Vitaminas para cachorro engordar

Vitaminas para cachorro engordar

Se o cachorro está abaixo do peso ideal, é fundamental buscar ajuda veterinária para determinar a causa e encontrar o melhor tratamento. É possível que seja necessário realizar mudanças na alimentação, ajustar a quantidade de comida, trocar a ração ou tratar alguma condição de saúde subjacente.

É importante oferecer ao seu cão uma ração de qualidade, que atenda às necessidades nutricionais do animal, em quantidade adequada de acordo com seu peso e nível de atividade física. Além disso, para complementar a dieta, é recomendado fornecer petiscos e alimentos extras com moderação, preferencialmente opções saudáveis, como frutas, legumes e carnes magras.

Se a causa da magreza for uma deficiência nutricional, o veterinário pode recomendar um suplemento vitamínico ou mineral específico, para complementar a alimentação do cão. No entanto, é importante ressaltar que o excesso de vitaminas pode ser prejudicial à saúde do animal, assim como a falta delas. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde poderá descobrir quais são as melhores vitaminas para o cachorro engordar e como usá-las.

1. Ômega 3

Atualmente muito veterinários aconselham a dar aos cachorros alimentos que contenham "gorduras saudáveis" especialmente quando são complementadas com Ômega 3. Dar ao seu melhor amigo Omega 3 todos os dias é uma boa forma de ajudá-lo a obter todas as vitaminas necessárias para o seu organismo. Vários estudos confirmaram que o Omega 3 não só se usa para melhorar a saúde da pele, dar brilho ao pelo do cachorro ou tratar alergias, como também para melhorar a sua estrutura física e fazer com que o cachorro engorde.

Pode encontrá-lo de forma natural em óleos de peixe ou no salmão cozinhado. Se pode conseguir que seja de fontes sustentáveis e de pesca responsável melhor ainda. No Perito Animal queremos recordas que a pesca de arraste destrói ecossistemas marinhos, por isso é importante não apoiar e sustentar esta prática.

Exitem diferentes alimentos com ômega 3 para cachorros, veja o nosso artigo sobre isso.

2. Vitamina B

As vitaminas do tipo B são uma das melhores vitaminas para o cachorro engordar. Este bloco de vitaminas, em especial a B12 aumentará e estimulará o apetite do seu pet, além de regular e fazer trabalhar o metabolismo energético das gorduras, dos carboidratos e das proteínas.

O fígado é um dos alimentos ricos em vitamina B12. Pode dar ao seu cachorro fígado de frango cozinhado ou de vaca, duas vezes por semana e se estiver demasiado magro pode dar três vezes por semana. No mercado existem biscoitos que contêm fígado entre os seus ingredientes.

Os ovos também têm um alto conteúdo de vitamina B12, além de uma boa quantidade de vitamina A, ferro, selênio e ácidos graxos. Junte um ovo cru à ração do seu cachorro três vezes por semana. Sim, cru. Os cachorros saudáveis que não têm nenhuma doença ou infecção crônica podem comer ovos crus, incluindo a casca para uma maior quantidade de cálcio.

Além disso, pode dar ao seu cachorro um complexo vitamínico B, que também atua como uma vitamina para o cachorro engordar. Oferecer cerca de 2ml durante uma semana será suficiente, depois pare por duas semanas e repita.

Lembre-se que estas decisões deve ser apoiadas com a consulta a um veterinário, que certamente irá realizar análises de sangue para verificar se o seu cachorro têm déficit de alguma substância ou vitamina em particular.

3. Multivitamínicos

Além de uma dieta equilibrada, pode ser o momento de oferecer um complexo de vitaminas para o cachorro engordar que cobrirá todas as necessidades básicas. Quase todas as vitaminas e minerais que estão presentes nos suplementos comerciais ajudam a aumentar o apetite do seu cachorro e farão com que ele coma mais.

É importante que antes de dar qualquer multivitamínico ao seu pet, visite o veterinário para ver que suplementos nutricionais se adaptam melhor e que em seguida se certifique de ler bem as instruções de cada produto. No caso dos filhotes, recomenda-se o uso de multivitamínicos líquidos.

Meu cachorro continua muito magro, o que fazer?

Como já foi dito, é fundamental recorrer ao seu veterinário para se certificar de que o seu cachorro, apesar de estar magro, tem um estado de saúde correto. Lembre-se que se pode confundir com certa facilidade a magreza com a desnutrição. Os veterinários geralmente não prescrevem apenas vitaminas para cães que estão muito magros, pois a magreza pode ter diversas causas e um tratamento adequado deve ser indicado após uma avaliação completa do animal. Em seguida apresentamos alguns sintomas frequentes de desnutrição em cachorros:

  • Costelas bem evidentes
  • Quadris marcados
  • Coluna vertebral marcada
  • Falta de brilho no pelo
  • Queda excessiva de pelo
  • Falta de energia
  • Diminuição do apetite

É fundamental estarmos atentos a estes sintomas e recorrer o quanto antes a um especialista. Em alguns casos, a magreza extrema ou a desnutrição são causadas pelo aparecimento de parasitas ou diversas doenças. Não se esqueça disso!

Agora que você já conheceu opções de vitaminas para o cachorro engordar, não perca o vídeo a seguir no qual mostramos como engordar um cachorro em 5 passos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para cachorro engordar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Disponível em: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/vitamins-dogs-need-healthy-lifestyle/>. Acesso em 13 de abril.