Partilhar

Vitaminas para as articulações dos cães

Nelson Ferreira
Redator do Perito Animal
Vitaminas para as articulações dos cães

Ver fichas de  Cachorros

As articulações são uma peça chave do sistema locomotor, graças a elas o cão tem liberdade de movimento, pode satisfazer as suas necessidades de exercício físico e principalmente pode relacionar-se com o seu meio externo.

Como bem indica a sabedoria popular "mais vale prevenir que remediar", assim sendo, não é necessário que o cão sofra uma patologia articular para dar atenção as estas estruturas, o que é importante é cuidar delas de forma natural para assim evitar qualquer complicação.

Neste artigo do Perito Animal falamos sobre as vitaminas para as articulações dos cães.

Também lhe pode interessar: As melhores vitaminas para cachorros

O que é uma articulação e quais são as suas funções?

Tal como o ser humano possui articulações, estas estruturas também estão presentes no aparelho locomotor do cão.

Uma articulação pode definir-se como o ponto de junção entre dois ossos, no entanto, trata-se de uma estrutura complexa que conta com diversas partes, como a cápsula e membrana sinovial, cartilagem, ligamentos e os tendões, entre outras, uma vez que dependendo da mobilidade de uma articulação esta será composta de uma ou outra forma

A função da articulação é principalmente a de permitir a mobilidade e amortecer os impactos, impedindo que ambas as extremidades dos ossos rocem entre si e se desgastem.

O que é uma articulação e quais são as suas funções?

Quando devemos prestar uma especial atenção às articulações do cão?

Como proprietários, devemos defender uma guarda responsável, isto significa que desde a adoção do cão devemos dar-lhe cuidados higiênicos, dietéticos, sanitários e afetuosos que permitam cobrir todas as suas necessidades e conferir-lhe a maior qualidade de vida possível.

Através da alimentação e exercício físico devemos sempre procurar manter um bom estado de saúde do nosso cão, mas também nos devemos preocupar especialmente com os seguintes casos:

  • Cães grandes com predisposição a sofrer displasia de quadril
  • Cães com sobrepeso ou obesidade
  • Cães idosos
  • Cães que realizaem atividades de grande impacto articular, por exemplo, que saltem ou corram de forma periódica
  • Cães que tenham sofrido algum tipo de traumatismo

Vitaminas para manter a saúde articular do cão

Os requisitos nutricionais que o cão apresente devem satisfazer-se principalmente através da alimentação, no entanto, naqueles casos necessários pode realizar-se uma complementação nutricional à base de vitaminas de especial importância para a saúde articular:

  • Vitamina C: Além de ser uma excelente vitamina antioxidante, a vitamina C ou ácido ascórbico promove a síntese interna de colágeno, uma complexa proteína que forma a cartilagem e está presente em todas as articulações.
  • Vitamina D: A vitamina D é imprescindível para a absorção do cálcio e para a fixação do mesmo no tecido ósseo, portanto é importante para fortalecer os ossos e evitar o desgaste articular.
  • Vitamina A: A vitamina A é outro potente antioxidante e reduz o dano que os radicais livres possam causar sobre as articulações. Esta vitamina diminui a inflamação e previne a perda de mobilidade articular.

Nunca dê ao seu cão um complemento vitamínico sem supervisão médica uma vez que o veterinário é a pessoa que melhor o pode aconselhar sobre que produto escolher e indicar também como deve ser utilizado e durante quanto tempo.

Vitaminas para manter a saúde articular do cão

Permaneça atento aos sintomas de doença articular

O seu cão pode sofrer uma doença articular apesar dos cuidados que tenha conseguido dar-lhe, e nesse caso convém conhecer quais são os principais sintomas deste tipo de doenças:

  • Arqueja (respiração profunda) de forma excessiva
  • Perdeu o interesse por qualquer tipo de atividade
  • Caminha devagar e de forma rígida
  • Realiza com dificuldade as atividades cotidianas
  • Manifesta inquietude e dor
  • Pode apresentar um ligeiro mancar e caminhar de lado

Se observar qualquer destes sintomas recorra com a maior brevidade possível ao veterinário, pois a rapidez de detecção pode determinar o prognóstico.

Permaneça atento aos sintomas de doença articular

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para as articulações dos cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Vitaminas para as articulações dos cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Roseli
Tenho uma cachorrinha pincher de 10 anos. , ela é cardiaca toma medicamento fortekor 5 e tem colapso de traqueia e a vé terminaria passou pro cart 1 mg meio coprimito uma vez ao dia mais sobre do um pedacinho por que ela fica com a resperaçao muito acelerada,será que tem algum remedio natural que fortaleça a cartilagem pois engasga toda vez que bebe agua tem muita do dela me ajude por favor

Vitaminas para as articulações dos cães
1 de 4
Vitaminas para as articulações dos cães
Voltar ao topo da página