Vinagre de maçã para gatos - Uso e contraindicações

Vinagre de maçã para gatos - Uso e contraindicações

Você já ouviu falar em limpar gato com vinagre? Ou que vinagre de maçã para fungos em gatos pode ser uma boa?O vinagre de maçã é um produto que tem sido utilizado ao longo da história como parte da medicina popular. É um alimento funcional com propriedades benéficas para a saúde que não são apenas benéficas para as pessoas, mas também para os gatos. Na dosagem certa e pela via correta, o vinagre de maçã oferece numerosos efeitos benéficos para os gatos, uma vez que é um alimento seguro e não tóxico para eles.

Se você quiser saber mais sobre o uso do vinagre de maçã para gatos, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos os seus principais usos e benefícios.

Pode dar vinagre para o gato consumir?

O vinagre de maçã ou vinagre de sidra de maçã (é a mesma coisa) é considerado um alimento funcional, ou seja, um alimento que, além do seu valor nutricional, contém componentes biologicamente ativos que têm efeitos benéficos para a saúde. As suas propriedades não são apenas muito benéficas para as pessoas, mas também para os gatos, nos quais o vinagre tem muitos usos diferentes.

O vinagre de maçã é um produto seguro para gatos que pode ser utilizado tanto por via oral como tópica. Contudo, antes de utilizar este produto no gato, recomendamos que consulte primeiro o veterinário e que leve em conta as recomendações abaixo para evitar quaisquer efeitos indesejados.

Se você quier mais sobre a alimentação do gato, não hesite em consultar este outro artigo onde explicamos os alimentos proibidos para gatos.

Usos e benefícios do vinagre de maçã para gatos

Os gatos podem consumir vinagre de maçã e tirar proveito das suas propriedades saudáveis. Listamos nesta seção os principais usos e benefícios do vinagre de maçã para gatos.

Efeito antioxidante

O vinagre de maçã contém numerosos flavonóides, incluíndo flavanóis como a catequina e a epicatequina. Os flavonóides são compostos polifenóis com uma grande capacidade antioxidante que conferem ao vinagre de maçã benefícios importantes tais como:

  • A redução dos radicais livres: que causam estresse oxidativo e, portanto, envelhecimento celular. Encontre aqui mais informações sobre como reduzir o estresse em gatos.
  • A promoção da saúde cardiovascular: promoção da saúde cardiovascular: o vinagre de maçã combate numerosos fatores de risco de doenças cardiovasculares. Em particular, reduz os níveis de colesterol LDL (o mau colesterol), aumenta os níveis de colesterol HDL (o bom colesterol), reduz os níveis de triglicerídeos no sangue e baixa a pressão arterial.
  • O fortalecimento do sistema imunológico.

O vinagre pode baixar a glicose nos gatos

O vinagre de maçã tem a capacidade de baixar os níveis de glicose do sangue. Até hoje, foram apresentados vários mecanismos para tentar explicar este efeito, dos quais se destacam:

  • Aumento da absorção da glicose: pelas células e a sua conversão em glicogénio.
  • Inibição enzimática: envolvidas na digestão de carboidratos, tais como dissacaridases, alfa-glucosidase e aldose redutase. Este efeito parece estar relacionado com o teor de antociânico e tanino do vinagre.
  • Atraso no esvaziamento gástrico: resultando numa absorção mais progressiva da glicose. Este efeito parece estar relacionado com o teor de ácido acético do vinagre de maçã.

Embora o mecanismo exato que dá origem ao efeito hiperglicêmico seja atualmente desconhecido, é certo que o vinagre de maçã tem a capacidade de regular os níveis de glicose no sangue, o que pode ser de particular interesse em pacientes diabéticos ou pré-diabéticos.

Veja este outro artigo sobre diabetes em gatos: sintomas, diagnóstico e tratamento.

Vinagre para matar pulgas de gato

O vinagre de maçã tem sido tradicionalmente utilizado como antisséptico e desinfetante devido ao seu efeito bactericida e fungicida. Em gatos com otite causada por ácaros (otocariase), o vinagre de maçã pode ser utilizado em complemento da desparasitação para desinfetar o ouvido externo e mantê-lo limpo da cera e dos resíduos celulares gerados durante a infecção. O vinagre de maçã também é utilizado para acabar com fungos em gatos.

A esta altura, talvez você esteja se perguntando se você pode utilizar o vinagre para matar pulgas de gato. De fato, o ácido acético do vinagre tem um efeito repelente que pode ser utilizado para prevenir ou tratar parasitas externos, tais como carrapatos ou pulgas.

Saiba mais sobre remédios caseiros para carrapatos em gatos ou como eliminar pulgas em gatos nestes dois outros artigos do PeritoAnimal que te recomendamos.

Limpar gato com vinagre: benefícios para pele e pelo

O uso do vinagre de maçã em gatos tem inúmeros benefícios para a saúde da sua pele e pelagem:

  • Controle do odor corporal: o vinagre de maçã pode ajudar a evitar que o odor dos gatos se torne mais forte que o habitual.
  • A presença de propriedades hidratantes: que evita a secura e a descamação da pele.
  • Fortalece o couro cabeludo: dá um brilho extra ao pelo do gato.
  • Equilíbrio do pH da pele: prevenindo possíveis infecções e irritações.

O vinagre é fonte de potássio

Embora o vinagre de maçã contenha poucas vitaminas e minerais, fornece quantidades consideráveis de potássio. Uma forma simples de complementar este mineral em gatos é adicionar vinagre de maçã à sua água.

Quantidade de vinagre de maçã para gatos

Dependendo da finalidade para a qual se esteja utilizando o vinagre de maçã no gato, você terá que administrá-lo por uma ou outra via e usar uma dose diferente. Abaixo detalharemos as doses de administração oral e tópica.

Via oral

A maneira mais fácil de oferecer vinagre de maçã aos gatos é adicioná-la à sua água. Para isso, adicione uma colher de chá de vinagre de maçã à água e misture de modo que fique bem diluído.

No entanto, quando você decide suplementar a água do seu gato com vinagre, é importante que você mantenha sempre uma tigela separada de água limpa e sem vinagre. Alguns gatos podem fugir ao odor da água com vinagre e deixar de beber, o que pode ter graves consequências para a saúde. Portanto, nunca se esqueça de oferecer ambas as alternativas para que o seu gato possa escolher.

Como limpar o gato com vinagre

Se você vai limpar o gato com vinagre, seja para acabar com pulgas, fungos e micose, ou seja, utilizando-o como antimicrobiano ou antiparasitário, faça uma solução de partes iguais de água e vinagre de maçã. Você pode colocar esta mistura num frasco de spray e pulverizá-lo no pelo do gato.

No entanto, pulverizar o gato com a mistura é provavelmente uma tarefa difícil, portanto você também pode umedecer um pano limpo com a solução e passar suavemente sobre o pelo do gato.

Outra opção é misturar partes iguais de shampoo e vinagre e utilizar a mistura para dar banho no gato. Seja qual for a opção que você escolher, evite levar a solução aos olhos do seu gato, pois o ácido pode causar irritação e dor nos olhos. Caso você vá utilizar o vinagre de maçã como antisséptico para limpar as orelhas do seu gato, faça a mesma diluição em partes iguais de água e vinagre, umedeça um cotonete e limpe cuidadosamente a parte externa da orelha.

Contraindicações e efeitos colaterais do vinagre de maçã em gatos

Embora o vinagre de maçã tenha muitos benefícios para os gatos, existem algumas situações em que a sua utilização pode ser contraindicada, por exemplo:

  • Utilização associada com outros tratamentos: o vinagre de maçã pode interferir em outros tratamentos médicos, alterando o seu efeito ou reduzindo a sua eficácia. Portanto, antes de utilizar vinagre de maçã no gato, é importante consultar o veterinário para evitar quaisquer efeitos indesejados.
  • Úlceras: como mencionado acima, o vinagre de maçã pode ser utilizado para desinfetar a orelha externa dos gatos com otites. No entanto, nunca deve ser utilizado em caso de ulceração do canal auditivo. Também não deve ser utilizado em qualquer outra parte do corpo com feridas ou úlceras abertas. Você pode encontrar mais informações sobre otites em gatos neste post que sugerimos.
  • Alergias: os gatos que são hipersensíveis a qualquer componente do vinagre de maçã podem reagir a ele quando é administrado oralmente ou quando é aplicado topicamente. Leia mais sobre alergia alimentar em gatos: sintomas e seu tratamento aqui.

Além disso, a utilização de vinagre de maçã pode causar uma série de efeitos colaterais em gatos, especialmente quando é usado em uma dose muito alta:

  • Alterações hepáticas: com vacuolização dos hepatócitos. Visite este artigo sobre insuficiência hepática em gatos: sintomas e tratamento.
  • Alterações digestivas: especialmente a nível gástrico e duodenal, que podem causar sinais digestivos tais como vômitos, diarreia e dores abdominais.
  • Alergias: reações de hipersensibilidade a qualquer componente de vinagre de maçã. Estas reações podem ocorrer mesmo em doses baixas.

Agora que você viu os diversos usos do vinagre de maçã e viu que ele é usado para eliminar pulgas, fungos, micose, além de ser fonte de potássio e de ter efeito antioxidante, não perca este outro artigo sobre shampoo caseiro anti-pulgas para gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vinagre de maçã para gatos - Uso e contraindicações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ousaaid, D., Laaroussi, H., Bakour, M., ElGhouizi, A., Aboulghazi, A., Lyoussi, B., ElArabi, I. (2020). Beneficial Effects of Apple Vinegar on Hyperglycemia and Hyperlipidemia in Hypercaloric-Fed Rats. Journal of Diabetes Research; 2020:1-7
  • Hassan, A.S., Al-Fayyadh, F.F., Abdul-Jaleel, Y. S. (2017). Employment of combined-extraction from Argan oil and diluted apple cider vinegar (ACV-AO) for refuting pediculosis in cats. Kufa Journal For Veterinary Medical Sciences, 8(2).
  • Fairgrieve, M. (2001). The natural way for dogs and cats: natural treatments, remedies and diet for your pet. C W Daniel
  • Mohamed el-OA, Mohamed SM, Mohamed KA. (2001). The effect of cider vinegar on some nutritional and physiological parameters in mice. J Egypt Public Health Assoc. 76(1-2):17-36