Partilhar

Vantagens de ter um gato vira-lata

Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Vantagens de ter um gato vira-lata

Ver fichas de  Gatos

Existem aproximadamente 100 raças de gatos oficialmente reconhecidas pelos organismos competentes nesta dita matéria, no entanto, todas elas possuem as características típicas dos felinos: um caráter independente, uma conservação do instinto natural de caça, grandes inquietudes por explorar o seu meio envolvente, um grande sentido de higiene e uma assombrosa agilidade física.

Geralmente as pessoas que decidem acolher um gato em sua casa sabem que estas são as principais características destes animais de estimação, mas por vezes procuram uma estética concreta que corresponda a uma determinada raça, e trata-se de uma decisão completamente respeitável, embora neste artigo se fale de outro tipo de gatos.

Neste artigo do Perito Animal explicamos-lhe quais são as vantagens de ter um gato vira-lata.

Também lhe pode interessar: Vantagens de adotar um vira-lata

O que é um gato vira-lata?

Podemos definir o conceito de gato vira-lata de formas distintas, talvez o mais simples seja dizer que um gato vira-lata é um gato que não corresponde com um padrão de uma determinada raça, no entanto, deve saber que o gato vira-lata conta com as suas próprias características e história.

O gato vira-lata é conhecido também como o gato doméstico ou o gato comum. Trata-se de uma espécie que se desenvolveu a partir de felinos selvagens originários de África, como o gato-selvagem-africano (Felix Libyca) e o gato-da-selva (Felix Chaus).

Estes gatos chegaram desde o Egito até à Europa e foi neste continente onde se cruzaram com o gato-selvagem-europeu (Felix Silvestris), dando lugar ao gato que se conhece atualmente como o gato vira-lata, um gato de tamanho médio, grande diversidade de cores e um caráter tão afetuoso e inteligente.

O gato vira-lata é o mais habitual em nossos lares, e não é de estranhar, uma vez que a sua companhia confere várias vantagens que poderá ver em seguida.

1. Um gato carinhoso como poucos

Os gatos têm um caráter independente e explorador mas isto não deve ser confundido com o fato de serem ariscos, embora nesse sentido cada raça apresente umas características específicas.

O gato vira-lata é um dos gatos mais carinhosos e apegados à família humana. Trata-se de um gato com grandes dotes de comunicação, que esperam a chegada do seu dono a casa de forma ansiosa, derretendo-se em ronrons e demonstrações de afeto.

Obviamente, é um gato que necessita de muita companhia e afeto para poder desfrutar de um pleno estado de bem-estar.

2. Uma saúde de ferro

Um gato mestiço não sofre degenerações por consanguinidade, ou seja, não apresentam aquelas doenças que têm origem genéticas e que aparecem em determinadas raças, como é o caso da doença policística renal.

O gato vira-lata foi exposto a múltiplos cruzamentos e isto faz com que tenha uma genética e um organismo muito resistente. De fato, já se observou que estes gatos têm uma maior resposta imunológica.

Obviamente, isto não implica que não precise de cuidados, visto que todos os animais de companhia precisam de ser atendidos adequadamente.

3. Um gato único e irrepetível

Os gatos vira-lata são animais de extraordinária beleza e não são comparáveis a nenhum outro gato visto que apresentam características que os tornam únicos e irrepetíveis.

Nesse sentido, um gato de uma determinada raça apresentará mais semelhanças com outro gato que seja considerado da mesma raça, por outro lado, se comprarmos os gatos vira-lata, um pode ser completamente diferente do outro.

4. Um companheiro de longa duração

Devido precisamente à sua resistência física e à ausência de doenças genéticas, os gatos vira-lata são muito duradouros, uma vez que podem chegar a viver aproximadamente 20 anos.

O vínculo que se forma com este pet depois de tantos anos partilhando o mesmo lar é verdadeiramente assombroso e é muito gratificante para o proprietário poder acompanhar o seu gato em cada uma das suas etapas vitais. Obviamente, quando um felino envelhece, deve ser mimado e devemos dar-lhe todos os cuidados necessários para um gato idoso.

5. Os gatos vira-lata fomentam a adoção

Algumas raças de gatos, como por exemplo os gatos exóticos, são verdadeiramente fascinantes, no entanto, não se trata das típicas raças que podem encontrar-se em um refúgio de animais, tratam-se de raças que normalmente só se conseguem comprando.

Por outro lado, os gatos vira-lata são muitas vezes rejeitados por não serem de raça pura, portanto é muito habitual que estes encantadores felinos estejam à espera de uma família que os acolha.

Partilhe a sua casa com um gato vira-lata e incentive a adoção destes incríveis animais que são carinhosos, inteligentes, resistentes e de um beleza extrema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de ter um gato vira-lata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Vantagens de ter um gato vira-lata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
luis zanini
ótimo conteúdo.

Vantagens de ter um gato vira-lata
1 de 7
Vantagens de ter um gato vira-lata