Partilhar

Vantagens de adotar um vira-lata

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 2 fevereiro 2018
Vantagens de adotar um vira-lata

Ver fichas de  Cachorros

Ter cachorros vira-lata em muitas ocasiões é uma circunstância vantajosa. Além disso em muitas ocasiões estes cães são muito bonitos, inteligentes e com um bom caráter.

Em alguns cachorros de raça a sua criação não é de todo ortodoxa e existem alguns criadores que se excedem praticando demasiadas crias consanguíneas. Este empobrecimento do sangue afeta muito os cachorros cujos genes hereditários se propagaram pelo fato de os criadores quererem corrigir determinados fenótipos familiares.

Hoje em dia um exemplo claro é o que acontece entre os cachorros pastor-alemão, cuja criação foi dividida em duas vertentes: a linha dedicada à beleza e a linha destinada ao trabalho.

Continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe iremos mostrar várias vantagens de adotar um cachorro vira-lata.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um cachorro vira-lata

Porque é vantajoso adotar um cachorro vira-lata?

Os cães vira-lata filhotes

Podemos encontrar vários cachorros vira-lata em praticamente qualquer país. É habitual que os cachorros não esterilizados provoquem ninhadas inesperadas, certamente que tem conhecidos ou amigos que tiveram uma ninhada inesperada em sua casa. Também existem muitos cachorros abandonados em canis e inclusivamente na Internet podemos encontrar um grande número destes cães para adoção.

A vantagem de um cachorro filhote é que é muito fácil de socializar e de adquirir afeto pela sua "matilha" familiar. Se tem crianças na família, será muito bonito para eles e para o cachorro crescerem juntos entre as várias brincadeiras. Existe uma infinidade de cachorros dispostos a alegrar a sua casa.

Também lhe pode interessar o nosso artigo sobre como saber se o cachorro vai crescer muito.

Vantagens de adotar um vira-lata - Porque é vantajoso adotar um cachorro vira-lata?

As vira-lata adultos

A grande vantagem dos cães vira-lata adultos é que podem ser adotados numa infinidade de centros de proteção animal. Nestes refúgios pode escolher entre vários tamanhos, idades e morfologias, todas elas bonitas. Também existe um fator muito importante, eles já têm uma personalidade definida, que ao contrário dos filhotes, mostram ao conhecê-los. Deste modo podemos escolher um cão mais tranquilo ou ativo, dependendo do nosso estilo de vida.

Estes cachorros são oferecidos sem nenhuma cobrança monetária e entregam-se já vacinados, desparasitados, vermifugados, esterilizados e com o chip obrigatório. Esta é uma grande vantagem que a adoção oferece.

O fator decisivo: a saúde!

Os cachorros vira-lata são, regra geral, muito mais saudáveis e resistentes que os cães de raça. O fato de misturar dois sangues diferentes é enriquecedor para a saúde geral do cão vira-lata. Além disso, as anomalias hereditárias diluem-se muito e afetam muito pouco os vira-lata ao contrário do que acontece com os cães de raça. Isso acontece porque, em algumas ocasiões, para criar uma linha genética com as qualidades pretendidas, chegam-se a procriar cachorros que são primos, irmãos e inclusivamente a mãe com o filho.

Vantagens de adotar um vira-lata - O fator decisivo: a saúde!

Escolher acertadamente

Se tem a intenção de adotar um cachorro vira-lata adulto, existe uma forma proativa de o escolher acertadamente.

Se dedicar alguns fins de semana a passear voluntariamente alguns cães albergados nos refúgios de animais, poderá descobrir o cachorro ideal para si. Pode escolher o mais conveniente em tamanho, os mais carinhosos, os mais inteligentes, os mais bonitos.

Nos centros de acolhimento para animais da sua cidade poderá recolher mais informação sobre a adoção de cachorros.

Vantagens de adotar um vira-lata - Escolher acertadamente

Porque não, 2 cachorro vira-lata?

O fato de os cachorro adultos serem adotados já castrados ou esterilizados, pode facilitar a adoção de 2 cães em vez de um. Há que ter em conta que em muitas ocasiões estes cachorros foram abandonados, o que os estressou muito quando aconteceu o abandono.

Por isso mesmo não gostam de ficar em casa sozinhos, e é preferível que tenham a companhia de outro cão. Ao estarem castrados o tema da territorialidade desaparece e não existem conflitos. Por esse motivo a convivência com outros pets que já tenha em casa será mais fácil.

Vantagens de adotar um vira-lata - Porque não, 2 cachorro vira-lata?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de adotar um vira-lata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Vantagens de adotar um vira-lata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vantagens de adotar um vira-lata
1 de 6
Vantagens de adotar um vira-lata

Voltar ao topo da página