Partilhar

Vantagens de adotar um gato adulto

Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Vantagens de adotar um gato adulto

Ver fichas de  Gatos

Adotar um animal de estimação é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve. Todos os membros da família devem estar de acordo com a chegada do animal a casa, e se comprometerem com a responsabilidade que implicam os cuidados e o cumprimento das normas de convivência que se estabelecerem.

Uma vez discutidas estas questões, chega o momento de escolher o companheiro peludo. Muitas vezes, nos deixamos levar pela atração natural dos gatinhos bebês, porque o seu aspeto meigo é irresistível. No entanto, pode ser a sua oportunidade de adotar um gato adulto, uma vez que o mais importante é dar amor ao seu animal de estimação.

Assim sendo, no Perito Animal, queremos falar-lhe sobre as vantagens de adotar um gato adulto. Os gatos são excelentes animais de estimação, graças à sua independência, tranquilidade do seu caráter e à sua capacidade de se limparem sozinhos.

Também lhe pode interessar: Vantagens de adotar um filhote de gato

Adotar um animal de estimação

Mais que decidir adotar um gato pelas lindas cores do seu pelo, é necessário pensar no que essa ação implica: está dando um lar a um animal que antes não o tinha. Quer seja se o procurar em um refúgio, um resgate de rua ou que chegue até si por outros meios, como por exemplo através de um amigo ou familiar, o mais importante é perceber como vai mudar a vida desse felino ao abrir a porta de sua casa.

Essa é a verdadeira essência da adoção de animais, o desejo de ajudar um ser desamparado e transformá-lo no seu companheiro incondicional, com que irá partilhar momentos felizes e ao qual irá oferecer o seu amor e dedicação.

É muito comum preferir um gato filhote, porque nos comovem com facilidade, como se nunca fosse crescer. Por isso é importante tomar consciência de que adotar um pet implica uma responsabilidade e um compromisso, e é uma ação que não pode ser tomada por emoções do momento: quando adota, assume a responsabilidade para o resto da vida do animal, sem importar que este cresça ou alcance a velhice.

Porquê adotar um gato adulto?

Em primeiro lugar, deve pensar no que você está fazendo pelo animal: dar uma segunda oportunidade a um ser vivo que talvez não a tivesse sem você, quer seja porque se encontra na rua ou em um refúgio, pois as estatísticas indicam que muito poucas pessoas adotam animais já crescidos. Ao dar-lhe uma vida e uns cuidados que o gato nunca imaginaria, acabará por encontrar um companheiro fiel, agradecido e carinhoso.

Os gatos adaptam-se facilmente ao modo de vida dos seus donos, dando-se bem com as crianças e idosos, por isso são uma excelente companhia para eles desde que se tenha ensinado às crianças como os tratar.

A convivência do animal com as crianças pode ser benéfica em casos de alergias. Diversos estudos demonstraram que o contacto com gato, e também com cães, cria as defesas necessárias para curar as alergias e prevenir a asma.

Os gatos são muito inteligentes e resistentes, características que conservaram das suas origens selvagens, por isso são excelentes caçadores e animais brincalhões que gostam de correr e perseguir brinquedos nas suas horas de maior atividade. O resto do tempo, costumam ser animais bastante tranquilos.

Das suas origens como gatos selvagens também herdaram a resistência física, manifestada em uma grande força diante de vírus e doenças.

Com o gato adulto, não haverá surpresas sobre a sua personalidade, como acontece se ainda são bebês. Desde o início saberá qual é o seu caráter e a sua forma de ser, por isso poderá estabelecer com ele uma relação mais madura.

Querer gatos significa gostar deles todos, sem importar a idade que têm nem a raça. Se foi educado corretamente, com amor e compreensão, o seu gato adulto irá se transformar em um ser sociável muito apegado à família, sem que isto signifique renunciar à sua independência felina.

Os gatos adultos não precisam de tantos cuidados como os filhotes. Isto não quer dizer, obviamente, que deva deixar o seu gato largado à intempérie. Deve dar-lhe uma boa alimentação, as vacinas, esterilização, visita ao veterinário e os cuidados básicos que este prescrever devem ser cumpridos. Não se esqueça que se trata de um ser vivo que está sob a sua responsabilidade.

Adotando um gato adulto irá demonstrar aos seus filhos o valor da vida, onde o mais importante é dar aos seus pets o afeto que precisam.

Cada gato, adulto ou não, irá oferecer-lhe um amor e um carinho incomparável, sem que isto tenha a ver com a sua cor, com a sua raça ou com a sua idade, e sim com o fato de serem animais muito sensíveis.

Se ainda não está convencido, veja o nosso artigo em que lhe damos 5 motivos para adotar um gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de adotar um gato adulto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Vantagens de adotar um gato adulto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vantagens de adotar um gato adulto
1 de 3
Vantagens de adotar um gato adulto