Urso-cinzento

Urso-cinzento

O urso-cinzento (Ursus arctos horribilis) é um dos animais emblemáticos dos Estados Unidos, no entanto, isso não o eximiu de ser um dos animais mais ameaçados do continente americano. Os ursos-cinzentos são parentes próximos dos ursos pardos do continente Euroasiático, mas a distância e o tempo fizeram com que se diferenciassem em muitos aspectos.

Existem diversas espécies de ursos, mas nesta ficha do PeritoAnimal, falamos em detalhes sobre o urso-cinzento: suas características, hábitat, reprodução e muito mais. Continue lendo!

Origem
  • América
  • Canadá
  • Estados Unidos

Origem do urso-cinzento

Os ursos-cinzentos (Ursus arctos horribilis) são uma subespécie de ursos-pardos (Ursus arctos), provenientes de Europa. Depois do recuo das geleiras há mais de 50 mil anos, foi aberto um caminho pelo qual os ursos-pardos conseguiram chegar ao norte do continente americano.

Com o passar do tempo, os ursos-cinzentos se separaram evolutivamente de seus parentes próximos, estabelecendo na América do Norte as subespécies que permaneceram em equilíbrio até a chegada dos humanos colonizadores Europeus, momento em que as populações de ursos diminuíram drasticamente. Ao longo de um período de 100 anos, os urso-cinzentos perderam aproximadamente 98% de seu território.

Características do urso-cinzento

O urso-cinzento varia muito em tamanho e forma, dependendo da região da América do Norte de onde vem, embora algumas características permaneçam. Por exemplo, sua estrutura óssea é mais pesada do que a da maioria das espécies de ursos. Suas quatro pernas têm aproximadamente o mesmo comprimento entre si, terminando em longas garras que podem chegar a 8 centímetros de comprimento, sendo maiores que as dos ursos negros (Ursus americanus) e dos ursos-polares (Ursus maritimus).

O peso desses animais varia de acordo com a região, sexo, época do ano e idade. Por exemplo, os ursos adultos da Península do Alasca, que normalmente se alimentam de salmão, são os mais pesados, com cerca de 360 ​​quilos. Já os ursos de uma região muito próxima, Yukon, por não comerem peixes, pesam pouco mais de 150 quilos. As fêmeas na Península do Alasca pesam cerca de 230 quilos, enquanto as fêmeas de Yukon normalmente não excedem 100 quilos. Por outro lado, durante o final do verão e outono, os ursos ganham peso, que perdem posteriormente durante a hibernação.

Hábitat do urso-cinzento

Os ursos-cinzentos habitam o Alasca, Canadá e o noroeste dos Estados Unidos. Nessas regiões, são abundantes as florestas de coníferas, como pinheiros e abetos. Embora seu modo de vida esteja intimamente ligado à madeira dessas árvores, os ursos pardos também precisam de pastagens, matagais e vegetação ribeirinha. A população mais importante desses ursos é a encontrada no Alasca, região onde encontram alimento abundante para suas necessidades. Além disso, lá eles têm áreas amplas para percorrer. Esses ursos passam o dia caminhando de um lugar para o outro em busca de alimento, por isso seus territórios precisam ser muito amplos.

Alimentação do urso-cinzento

Assim como outros ursos, os ursos-cinzentos são animais onívoros. Na península do Alasca e Yukon, seu principal alimento para sobreviver durante todo o ano é o salmão. Embora precisem de muita prática, acabam sendo excelentes pescadores no final.

Da mesma forma, os ursos também se alimentam de frutas e nozes oferecidas pelas plantas da região. Em muitos casos, essas nozes são essenciais para obter a gordura necessária durante a hibernação. Eles também podem se alimentar de ervas, folhas, cascas, raízes e outras partes das plantas. Embora pareçam animais lentos, os ursos-cinzentos são rápidos, podendo inclusive caçar alces adultos e muitas outras presas.

Reprodução do urso-cinzento

A temporada de acasalamento dos ursos-cinzentos vai de maio até julho. Nesse período, os machos apresentam um comportamento mais agressivo, sendo mais protetores com seus territórios e com as fêmeas que passam por ali. Quando um macho e uma fêmea se encontram, ocorre um cortejo que inclui perseguições e jogos por várias horas. Após o acasalamento, os dois animais se separam.

As fêmeas dos ursos-cinzentos, assim como as fêmeas de outras espécies de ursos, são poliéstricas sazonais com implantação retardada. Isso significa que podem ter vários cios durante a estação e que, uma vez ocorrida a cópula e a fertilização, o óvulo só se implanta no útero vários meses depois.

A gestação se desenvolve ao longo do período de hibernação, que ocorre durante os meses frios e pode durar até seis meses. Quando acaba, nascem as crias, entre um e dois ursinhos. Eles ficarão com a mãe entre 2 e 4 anos, até se tornarem completamente independentes.