Assim como acontece com as pessoas, as unhas dos cachorros também precisam de certos cuidados. Mantê-las aparadas, lixadas e higienizadas é uma boa tática para evitar doenças e inflamações. No entanto, alguns problemas, como traumas, podem causar inflamações, trazendo incômodo ao animal. Além disso, unhas inflamadas podem refletir doenças sistêmicas. Apesar de possuírem inúmeras causas, seus sintomas são semelhantes, o que as torna um desafio para o seu correto diagnóstico.
A inflamação pode acontecer no leito ungueal ou na unha, geralmente acompanhando doenças de pele de origem infecciosa, parasitária, alergias, distúrbios seborreicos, metabólicos, nutricionais e neoplásicas. E é nesse ponto que entra a importância de um diagnóstico correto, pois o tratamento deverá ser direcionado para a causa principal, sendo importante o acompanhamento do médico veterinário. E para saber mais sobre as causas pelas quais a unha do cachorro inflama, não deixe de ler este artigo, que trata do tema de forma simples e elucidativa. Boa leitura!
Por que a unha do cachorro inflama?
Aqui te apresentamos as possíveis causas da unha do cachorro inflamada:
- Unhas encravadas: quando as unhas não são cortadas periodicamente, elas podem crescer e machucar o coxim ou outra região próxima. Unhas encravadas causam muita dor e desconforto, devendo ser cortada e o ferimento na pele tratado.
 - Traumas: batidas em móveis ou brigas podem quebrar as unhas do cachorro, causando inflamação e dor. Algumas unhas podem crescer de forma anormal após o trauma, sendo comum também caírem quando o impacto é muito forte.
 - Bactérias: infecções bacterianas na unha e no leito ungueal são comuns em casos de traumas e doenças de pele que afetam a região. Como é uma área de muito contato com o solo, fica fácil que bactérias se aproveitem e colonizem o local, causando inflamação e dor. Além disso, o costume do cachorro de lamber ferimentos favorece a contaminação com agentes patogênicos.
 - Fungos: fungos podem colonizar a região das unhas, causando muitos tipos de lesões, fazendo com que o animal até perca a unha afetada.
 - Sarnas: os ácaros causadores de sarnas cavam galerias na pele do animal infectado, causando inflamação e muita coceira. Com isso, é comum que o cachorro morda as patas e as unhas, levando bactérias patogênicas para a região e piorando a situação.
 - Alergias: as alergias também podem causar inflamações nas patas, principalmente na região das unhas. Com a coceira, os cachorros tendem a lamber mais a região, causando infecção bacteriana.
 - Falta de nutrientes: a falta de nutriente na alimentação do cachorro pode causar certa fragilidade nas unhas, deixando-as fracas e quebrando facilmente. Uma unha quebrada pode encravar na pele e causar muita dor, além de quebrar na região mais inervada, o que gera extremo desconforto para o cachorro.
 - Neoplasias: várias neoplasias podem causar inflamação na unha, como carcinoma de células escamosas, ceratoacantoma subungueal, melanoma, mastocitoma e outras. Geralmente apenas uma unha está afetada, causando dor e desconforto à medida que o tumor cresce. Esses casos devem ser confirmados com biópsia (exame histopatológico) e as radiografias são indicadas para avaliar a extensão da lesão e se atingiu as falanges.
 
Como saber se a unha do meu cachorro está inflamada?
Um dos sintomas mais comuns da unha inflamada no cachorro é a claudicação. Qualquer inflamação no corpo causa dor, o que fará com que o animal evite tocar o chão com o pé cuja unha esteja inflamada.
Além disso, os animais costumam lamber o local que está doendo, na intenção de aliviar o desconforto. A pelagem pode ficar mais escurecida onde o cachorro lambe mais, sendo um sinal de que algo está errado naquela pata.
Uma visualização mais detalhada pode revelar aspectos como vermelhidão, falta de pelos, sangramentos e cheiro ruim. Verificar as unhas do cachorro com frequência é um bom hábito que ajuda a prevenir problemas ou tratá-los logo no início, evitando sofrimento ao amigo peludo.
O que fazer para desinflamar a unha do cachorro?
O primeiro passo para ajudar seu amigo é levá-lo ao médico veterinário, pois várias doenças podem causar os mesmos sintomas. Caso ele esteja sentindo muita dor, pode ser administrado um analgésico até que ele seja levado ao veterinário. Além disso, uma boa higienização do local, caso não cause muito desconforto no peludinho, pode ajudar a preservar o local livre de infecções.
O cuidado com as moscas e outros insetos é essencial, para evitar casos de miíase (bicheira) ou contaminação bacteriana secundária. O tratamento das infecções bacterianas será realizado com o uso de antibióticos. No entanto, o problema só será resolvido quando a sua causa for descoberta, para que seja instituído o tratamento correto, tópico ou sistêmico.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Unha de cachorro inflamada: causas e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidado das unhas.
- Solomon, S.E.B., Farias, M.R., Friesen, R. Onicopatias e paroníquias em cães – uma abordagem diagnóstica. Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais e Animais de Estimação, 2009. Disponível em https://www.cabidigitallibrary.org/doi/pdf/10.5555/20093216638#:~:text=As%20paron%C3%Adquia%20e%20onicopatias%20podem,de%20animais%20de%20compa%2D%20nhia.. Acesso em 13 de agosto de 2025.