Um cachorro pode ficar sozinho em casa 8 horas?

Um cachorro pode ficar sozinho em casa 8 horas?

Embora um cachorro possa passar oito horas sozinho em casa, é preferível que isso não aconteça. Lembre-se que os cachorros são animas muito sociais e que gostam de ter companhia, pelo que é recomendável evitar esta situação se conseguir

No caso de ser algo que não consiga evitar, deverá preparar a casa para que as horas que o seu amigo peludo passar sozinho sejam o mais agradáveis possível. Mude os brinquedos todos os dias para não se aborrecer, evite os riscos e faça um passeio longo com ele antes de sair de casa. Além disso, deve passar tempo com ele antes de passar as oito horas sozinho, para não se estressar, se sentir deprimido ou fazer as suas necessidades em casa.

Se quer saber mais sobre se um cachorro pode ficar sozinho em casa 8 horas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

A idade do cachorro

É importante considerar a idade do cachorro na hora de o deixar tantas horas sozinho, uma vez que a alimentação e a higiene variam muito de um filhote para um adulto. Os filhotes comem até quatro vezes por dia, enquanto que um adulto pode comer duas e inclusive uma vez. Isto quer dizer que um cachorro pequeno deveria estar apenas até seis horas sozinho, para conseguir dar-lhe todas as refeições.

Além disso, um filhote não sabe onde e quando fazer as suas necessidades, pelo que tem que sair com ele mais vezes que um adulto. Um filhote durante tantas horas vai fazer as suas necessidades por toda a casa. Um adulto saudável deveria aguentar até oito horas sem fazer as suas necessidades, se o tiver levado a passear antes de sair de casa.

Um filhote é um bebê e precisa de atenção constante, pelo que se vai passar até oito horas fora de casa, tem que se certificar que há outra pessoa que pode cuidar dele enquanto você não está. Um filhote não pode estar em casa sozinho durante oito horas.

O seu cachorro está habituado a ficar sozinho?

Se o seu cachorro está muito apegado a si e não está habituado a que saía de casa durante tanto tempo, é provável que sofra de ansiedade por separação. Se for o caso, é recomendável que o vá treinando pouco a pouco a ficar sozinho e tranquilo antes de sair durante oito horas seguidas. Se não conseguir, pode dar as chaves da sua casa alguém que o visite e passe tempo com ele.

Para ficar mais calmo durante todas estas horas sozinho, é recomendável fazer um bom passeio com ele antes de sair para liberar toda a sua energia. Desta forma, ficará cansado ao chegar a casa e quererá dormir e descansar.

Deve ter em conta se o cachorro vai passar as oito horas sozinho de forma pontual ou vai ser algo frequente devido, por exemplo a um trabalho. Se é algo que se vai repetir no tempo deverá treinar bem o seu cachorro para aguentar tantas horas.

No caso de ter alguma pausa, poderá ir visitá-lo ou, como já referimos, dar as chaves da sua casa a alguém de confiança. Lembre-se que o cachorro é um animal social e precisa de companhia, embora possa passar oito horas sozinho será mais feliz e terá menos estresse se compartilhar o seu tempo.

Passos a seguir antes de sair de casa

De seguida, vamos lhe dar alguns conselhos para que o cachorro possa estar sozinho em casa oito horas sem correr riscos:

  • Revise bem portas e janelas. Não deve deixar nenhuma porta ou janela aberta. Desta forma, evitará que o seu cachorro fuja ou caia.
  • A cozinha deve estar sempre fechada. Na cozinha existem muitos perigos para o animal que se encontra sozinho. Pode encontrar algo para comer que não lhe faça bem.
  • Os produtos químicos devem estar bem guardados. Todos os produtos de limpeza e qualquer tóxico devem estar guardados em um armário para que o cachorro não tenha acesso a eles. Da mesma forma, deverá esvaziar o balde da esfregona para não beber essa água.
  • Nada de cabos à vista. O cachorro pode mordê-los e deixá-los inutilizáveis e, pode inclusive se electrocutar.
  • Comida e bebida. Certifique-se de lhe deixar água limpa e, se quiser, alguma comida para que no tempo em que ficar sozinho não sinta fome.
  • Proteja as suas coisas. Se o seu cachorro se sentir aborrecido, não hesitará em pegar em qualquer objeto que tiver ao seu alcance, pode destruir algo pelo qual tenha muito carinho pode estranhar algumas coisas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Um cachorro pode ficar sozinho em casa 8 horas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.