Ultrassom para cachorros

Ultrassom para cachorros

Se o seu cachorro quebrou uma pata, comeu algo que não devia ou se você quer acompanhar sua gravidez, o seu pet necessitará de fazer um ultrassom. Não se assuste, é algo normal que pode acontecer com qualquer pessoa. Por esse motivo, de seguida pode encontrar toda a informação que deve saber para que o processo de ultrassom para cachorros seja um procedimento seguro.

Como funciona um ultrassom?

A ecografia é um sistema de geração de imagens através dos ecos de ultrassons direcionados a um corpo ou objeto. Consiste em ondas sonoras de alta frequência que são direcionados ao corpo de estudo e, ao receber uma grande onda de som, emitem um eco. Através do transdutor, é recolhida informação que é convertida pelo computador em uma imagem definida no ecrã. Para que funcione corretamente, é colocado sobre a pele um gel que facilita a transmissão de ondas.

É um procedimento fácil e não invasivo. Não existe qualquer tipo de radiação, apenas um ultrassom. No entanto, embora todos os especialistas concordem que é um procedimento seguro, submeter um feto a ultrassons demasiadas vezes pode ter efeitos colaterais leves como a diminuição do peso das crias, um atraso no desenvolvimento de algumas capacidades.

Ultrassons para fraturas e outros problemas

Quer seja pela rotura de um osso ou por ter ingerido um objeto específico, os motivos pelos quais o seu cachorro necessita de ser submetido a ultrassom são muito variados. O veterinário aconselha esse método de análise para garantir e confirmar um diagnóstico.

Não deve economizar na hora de cuidar da saúde do sue pet. Além disso, o procedimento pode expôr problemas que até então não foram identificados como problemas urinários, possíveis tumores ou uma gravidez surpresa.

Ultrassons na gravidez

Se você está tentando que a sua cachorra engravide, necessita de ser paciente. A gravidez pode ser detetada manualmente 21 dias após o cruzamento, o que deve ser sempre feito por um especialista, o seu veterinário. Por vezes, é mais difícil identificar a gravidez em determinadas raças e, por isso, é necessário recorrer a a um ultrassom.

Durante gravidez, o veterinário aconselha que sejam feitos dois ultrassons:

  • O primeiro ultrassom: É realizado entre os 21 e os 25 dias após o cruzamento, e quanto mais tempo esperar mais exato será o resultado. É recomendado que a paciente tenha a bexiga cheia na hora do ultrassom.
  • O segundo ultrassom: O segundo teste apenas é realizado após os 55 dias de gestação da cachorra. Não existe risco de danos para os cachorros e será possível identificar quantos vêm a caminho, além da posição.

É certo que, com este método, existe tendência para sobrestimar ninhadas pequenas e subestimar ninhadas grandes. Não é algo 100% exato. Por esse motivo, muitos peritos que até ao final da gestação a cachorra seja submetida a radiologia para verificar o estado exato e quantificar as crias quando já são mais fortes. Recordamos que este teste é um pouco prejudicial para a saúde do seu pet. No entanto, o veterinário aconselhará se ele deve ser feito ou não para a segurança do parto.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ultrassom para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.