Truques para colocar gotas no ouvido de um gato

Truques para colocar gotas no ouvido de um gato

Os ácaros, a otite ou outros problemas no ouvido de um gato podem provocar problemas que, se não forem tratados a tempo, podem inclusivamente deixá-lo surdo. Por isso é muito importante que quando reparar em algum problema leve o seu pet ao veterinário para que diagnostique o seu problema e, se for necessário, lhe receite uma gotas para o curar.

O problema que muitas pessoas encontram é que os seus gatos não deixam colocar as gotas que o veterinário receitou, porque se assustam e fogem ou tentam arranhar. Neste artigo do PeritoAnimal vamos dar-lhe alguns truques para colocar gotas no ouvido de um gato que fará com que seja mais fácil executar esta tarefa.

Sintomas de problemas de ouvido

Se o seu gato apresenta algum dos seguintes sintomas deverá levá-lo ao veterinário, uma vez que provavelmente ele precisa que lhe receitem gotas para melhorar o seu problema:

  • As suas orelhas exsudam (largam muito suor) ou têm um odor desagradável
  • Se tem excesso de cera. Neste caso verá que tem muitas manchas negras dentro dos seus ouvidos. Isto pode ser causado por ácaros.
  • Se tem problemas de equilíbrio. Isto pode ser causado por alguma doença do tímpano.
  • Se esfrega insistentemente as orelhas ou inclina a cabeça para o mesmo lado constantemente. Isso pode ser um sintomas do aparecimento de otite.

Tenha tudo à mão

Assim que o veterinário lhe diagnosticar o problema e lhe receitar as gotas que precisa, chega a hora de colocar mãos à obra. Para evitar surpresas o ideal é que tenha preparado todo o material que vai precisar:

  • Uma toalha
  • Gaze esterilizada
  • As gotas

Quando tiver todo pronto será o momento de procurar o seu amigo peludo. Um dos melhores truques para colocar gotas no ouvido do gato é esperar que o gato esteja tranquilo. Aproveite quando ele tiver sono ou quando vier ter com você, dê carinho e relaxe-o, é melhor que não o agarre de surpresa, caso contrário irá ficar assustado e todo o processo será mais difícil.

Pode pedir a alguém que o ajude a segurar no gato, embora o mais recomendável seja enrolar o gatinho em uma manta ou toalha, deixando apenas de fora a cabeça, e de modo a que o gato fique suficientemente apertado para que não possa escapar (não abuse, não é preciso cortar-lhe a respiração). Em seguida leve-o para o lugar que tinha preparado anteriormente. Este passo é imprescindível para gatos nervosos ou com tendência para arranharem.

Como colocar as gotas a um gato

com o gato enrolado na manta ou na toalha podemos colocar a gotas sem perigo de que fuja ou nos tente arranhar. Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Limpe as orelhas do gato antes de começar para remover o excesso de cera ou pus que possa ter e que obstrua a passagem das gotas. Isto pode ser feito com um produto especial para as orelhas dos gatos que poderá comprar em qualquer loja de animais ou no veterinário. No entanto, se não o tem esse produto à mão pode utilizar uma gaze esterilizada e, com a ajuda dos seus dedos, esfregue levemente o interior da cavidade.
  2. Depois de limpar os ouvidos, incline a sua cabeça para o lado e aplique as gotas que o veterinário lhe recomendou. Quando as tiver colocado pode dar uma massagem suave na orelha para se certificar que entram bem até ao fundo.
  3. Quando estiver seguro de que as gotas entraram bem na orelha, massageie suavemente, vire o gato e repita a operação no outro ouvido.

Se seguir o tratamento tal como o veterinário indicou, a doença deverá remitir passado pouco tempo. Caso contrário deverá voltar ao veterinário para que encontre a verdadeira causa do problema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para colocar gotas no ouvido de um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.