Troca de pelo do Husky Siberiano

Troca de pelo do Husky Siberiano

O Husky Siberiano é uma raça de cachorro que é proveniente dos lugares com o clima mais radical do planeta: originariamente Sibéria e, posteriormente Alaska. É uma raça muito antiga que durante décadas evoluiu na Sibéria sob os parâmetros rigorosos da tribo Chukchi para se adaptar perfeitamente ao meio onde foi criado.

No nordeste da Sibéria as temperaturas são realmente baixas, podendo descer abaixo dos -50ºC. Além disso, o vento aumenta o frio extremo que se faz sentir. O Husky está perfeitamente equipado com um pelo que o protege de ambos os elementos, do mesmo modo que o faz da chuva.

No entanto, na Sibéria não faz apenas frio. Durante a canícula o termômetro pode superar os 40ºC. O Husky também está adaptado para suportar isto. No PeritoAnimal vamos informá-lo sobre as peculiaridades do pelo do Husky e vamos aconselhá-lho da melhor forma de lidar com a troca de pelo do Husky Siberiano.

Troca de pelo

A variação da temperatura de uma estação para a outra é tão grande na Sibéria, que por este motivo o Husky Siberano troca o pelo duas vezes por ano, ao invés da troca anual própria das restantes raças de cachorros.

A primeira troca ocorre entre a primavera e o verão. A segunda durante o período entre o outono e o inverno. E entre ambas as mudas é frequente perder pelo por carências alimentares, vitamínicas ou alergias. O veterinário deverá controlar o excesso de perda de pelo e encontrar as causas.

Camada dupla

O Husky tem duas camadas de pelo muito diferentes. A camada inferior é densa, sedosa e quente. É a parte que mais protege o Husky Siberiano do frio. Durante a troca de pelo do verão essa camada pode chegar mesmo a desaparecer. Por este motivo, é frequente termos a sensação que o Husky Siberiano varia a cor do seu pelo.

A camada superior do pelo do Husky é suave, brilhante e grossa, que o protege do vento, da chuva e da neve. É um pelo que prende o ar quente que o corpo do Husky produz e cria um confortável isolamento térmico do frio exterior. Por isso, não é de estranhar vermos os Husky Siberianos a dormir relaxadamente no exterior sobre a neve e, por sua vez, nevando sobre eles.

O verão siberiano

A canícula siberiana é extremamente calorenta e úmida, embora seja curta. No entanto, as noites são frias devido ao permafrost, a parte subterrânea da crosta terrestre que está permanentemente congelada naquelas latitudes e que na sua zona superior, por sua vez, converte-se em um charco ao descongelar durante o verão.

O Husky Siberiano está adaptado perfeitamente ao clima. Já perdeu grande parte da camada inferior do seu pelo ao chegar ao verão, o que lhe permite dormir em pleno sol ao meio dia. A parte superior do seu pelo protege-o dos intensos raios solares e refrigeram o seu corpo.

É por este motivo que muitas pessoas podem desfrutar da companhia de um Husky vivendo em um clima quente.

Cuidados do pelo do Husky em nossa casa

Já vimos que o Husky Siberiano se adapta sem problemas a qualquer temperatura. No entanto, o seu corpo continua a trocar de pelo duas vezes por ano. Por este motivo, devemos escovar diariamente o nosso Husky se desejarmos conservar o seu bonito brilho do seu pelo denso.

Não é necessário passar muito tempo a fazê-lo, cinco minutos e as ferramentas adequadas serão suficientes para esse trabalho. Um cuidado agradável para o cão e também para nós se gostarmos do nosso pet. Saiba mais sobre os cuidados com o pelo do Husky Siberiano entrando no nosso artigo.

Elementos necessários para a escovação do Husky

Um elemento importante é uma toalha onde vamos pegar o pelo morto do nosso Husky. Ao seu lado deverá estar uma bolsa da lixeira para colocar o pelo que ficou na toalha e impedir assim que esse pelo acabe esvoaçando por toda a casa.

Um instrumento fundamental será uma rasqueadeira metálica. Com ela podemos escovar o pelo do nosso cachorro no sentido contrário ao crescimento do pelo e eliminar rapidamente o pelo morto. Devemos fazer isso com cuidado para não arranharmos a pele do nosso cachorro. Embora seja mais fácil ferir o cão com um pente metálico do que com uma rasqueadeira, uma vez que a própria espessura das cerdas metálicas da rasqueadeira impede que arranhem a pele do cachorro.

Por último, vamos precisar de uma escova de plástico de cerdas compridas para escovar o Husky Siberiano no sentido de crescimento do pelo, uma vez que tenhamos eliminado o pelo morto com a rasqueadeira. É conveniente que as cerdas da escova terminem com bolinhas protetoras na sua ponta.

Controle veterinário

O Husky Siberiano é um cachorro saudável graças à excelente herança genética conseguida pela tribo Chukchi. No entanto, a frequente queda do pelo do nosso Husky pode mascaras algum tipo de déficit vitamínico, alimentar ou alguma alergia. Por esse motivo, é conveniente que o nosso veterinário controle periodicamente o nosso cachorro.

Um controle veterinário anual, se o cachorro não mostrar sintomas de doença, a breve escovação diária e um pouco de exercício manterão em forma o nosso Husky Siberiano. Um cachorro carinhoso e amável, excelente para conviver com crianças.

Se adotou recentemente um destes cachorros, o PeritoAnimal escolheu alguns nomes bem legais para cachorro husky.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Troca de pelo do Husky Siberiano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.