Tratamento da micose em cachorros

Tratamento da micose em cachorros

Se suspeita ou já sabe com certezas que o seu cachorro tem micose, o tratamento deve ser iniciado assim que possível. É importante que o veterinário confirme com algum exame ou teste que acredite serem necessários.

Lendo este artigo de PeritoAnimal, ficará informado sobre todo o tratamento da micose em cachorros. Poderá também encontrar os sintomas da doença e alguns remédios caseiros para o seu tratamento.

Se o seu cão tem micose, não espere mais tempo pois esta é uma doença parasitária provocada por um fungo que se reproduz muito rapidamente. Continue lendo para saber tudo sobra a micose, uma das doenças de pele nos cachorros.

O que é a micose?

A micose é uma doença fúngica, o que significa que é provocada por fungos. É infecciosa e contagiosa e afeta diferentes espécies de animais como os humanos e os seus pets mais comuns, como cães e gatos.

Por ser contagiosa, é muito comum ver esta doença em animais que vivem em grupos, como criações, associações de proteção animal, colônias controladas, etc. Por esse motivo, é essencial que o tratamento comece assim que detectar micose em algum dos seus animais para conter a propagação.

Como acontece com a maioria das doenças, se a saúde do cachorro não é boa antes da infecção, um sistema imunológico debilitado facilita a propagação da micose por todo o corpo, em pouco tempo. Os sintomas começam a ser manifestados entre 2 e 4 semanas após o contágio.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da micose são lesões circulares e alopecia (queda de pelo). Caso existam crostas e escamas de cor amarelada, pode notar um odor peculiar que emana da pele do cachorro. Estas lesões na pele do seu companheiro podem ser localizadas ou gerais, estendendo-se por todo o corpo de acordo com a progressão da doença. No caso dos cachorros, a dermatofitose não costuma causar coceira e fissuras na pele, como acontece no caso dos humanos.

Apesar da dermatofitose ou micose apresentar estes sintomas bem característicos, não devemos ser complacentes. A sarna demodécica apresenta sintomas muito parecidos e quase não produz prurido, ao contrário de outros tipos de sarna. O ideal é que um veterinário de confiança confirme a doença com um uma série de exames microscópicos que analisam a pelagem da zona afetada, de forma a detetar os fungos provocados pela micose.

Tratamento contra a micose em cachorros

É certo que se a micose for diagnosticada em fases iniciais, um aumento da imunidade do animal infetado pode ser suficiente para a micose desaparecer em alguns meses. Nestes casos, além de melhorar as defesas do seu amigo, o objetivo é aliviar os sintomas e prevenir a propagação do fungo.

Inicialmente, um tratamento tópico com pomada fungicida, loção ou pó é suficiente. No caso de optar pela loção ou pelo pó, escove o animal para espalhar bem o produto e ajudar a eliminar esporos de fungos acumulados na pele. Deve apostar nos medicamentos recomendados pelo seu veterinário de confiança, uma vez que ele sabe o que funciona graças à experiência com outros casos. É essencial que o tratamento seja feito em todo o corpo do cachorro mesmo que as lesões sejam localizadas para assegurar que o fungo não prospera em outras zonas que não demonstram sintomas.

O tratamento mais utilizado em cachorros é o seguinte:

  • Calda Sulfocácica (0’05%)
  • Clorexidina (0’5%)
  • Solução de Captan (1:300 em enxágue duas vezes por semana)

Para cachorros em casos mais graves, é frequente tratar o problema com um antifúngico como griseofulvina. A dose deve ser indicada pelo veterinário, uma vez que depende do peso do cachorro e outros fatores.

Geralmente, os tratamentos duram entre 1 e 3 meses. No entanto, o tratamento deve ser continuado 2 a 4 semanas após o desaparecimento das lesões para evitar que o fungo permaneça no organismo do pet, uma vez que se propagam com facilidade. A melhor forma de saber se o seu companheiro está curado é consultar o veterinário de novo para que ele possa fazer os exames necessários e garantir que o não está presente. Isso acontece porque é impossível saber se o fungo permanece apenas observando a pele do cachorro.

Conselhos e remédios caseiros contra os sintomas da micose em cachorros

É essencial que o tratamento veterinário continue a ser aplicado para eliminar com sucesso a micose no seu pet. No entanto, sugerimos algumas dicas para que possa tratar a micose e os seus sintomas com remédios naturais:

  • Proteger-se bem: Como dito anteriormente, a micose também pode ser contagiada a humanos. Por isso, caso o seu cachorro sofra desta doença de pele, é essencial que se mantenha protegido o tempo todo. Deverá usar luvas de látex para tocar no cachorro e administrar os tratamentos. Também é essencial que lave bem as mãos antes e depois de o fazer.
  • Limpar e desinfectar a casa: Para evitar que o fungo se propague, deve limpar e desinfectar a sua casa profundamente. Pode fazê-lo com cloro e detergente. Aspirar tudo e descartar o saco de aspirador também é essencial. Além disso, deve ainda limpar os móveis, tapetes, camas, mantas e brinquedos do cachorro com vapor. Este procedimento deve ser feito no primeiro e último dia de tratamento, no mínimo.
  • Cortar o pelo: Cortar a pelagem à volta das lesões diminui as chances de o fungo se espalhar É essencial que, depois de cortar o pelo, o remova do ambiente e volte a limpar bem, pois os fungos da micose sobrevivem na pelagem do cachorro.
  • Banho: O tratamento recomendado pelo veterinário inclui, seguramente, a recomendação de banhos frequentes. É muito importante que deixe o shampoo ou a loção atuar por, no mínimo, dez minutos. A água não deve exceder os 27 º C.
  • Óleo de árvore do chá: Este óleo essencial tem poderosas propriedades antissépticas, sendo usado para muitas coisas diferentes. Pode aplicá-lo diretamente nas zonas da pele do cachorro afetadas pela micose e notará melhorias em pouco tempo.
  • Óleo de Neem: Este óleo possui propriedades antifúngicas. Uma forma muito comum de usá-lo é misturando duas colheres de sopa e meia de óleo em um frasco com aloé vera, misturando tudo. Ele deve ser espalhado pelas áreas afetadas pela micose duas vezes por dia.
  • Óleo de semente de toranja: Este óleo, que possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, é um produto amplamente utilizado para tratar micose. O óleo deve ser misturado com um pouco de água quente e ser aplicado duas vezes por dia para garantir resultados.
  • Alho: O alho é um poderoso desinfetante, também atuando de forma eficaz como antifúngico. Para tratar a micose, corte um pouco de alho e misture com um pouco de vaselina. Distribua pelas áreas afetadas da micose e cubra com gaze para aumentar a eficácia. Deixe atuar durante a noite e, de dia, dê os banhos necessários para o tratamento veterinário. Depois do banho, volte a aplicar o alho por, pelo menos, 3 dias.
  • Vinagre com sal: Misture sal iodado com vinagre até obter uma espécie de pasta. Aplique nas áreas afetadas da pele do seu cachorro e deixe atuar por 5 minutos. Remova a mistura e lave bem a pele. Repita o processo durante, no mínimo, uma semana.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tratamento da micose em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.