Tipos de tigres

Tipos de tigres

Os tigres são mamíferos que fazem parte da família Felidae. Ela se divide nas subfamílias Felinae (gatos, lince, pumas, entre outros) e Pantherinae, que se subdivide em três gêneros: Neofelis (leopardo), Uncia (leopardo) e Panthera (inclui espécies de leões, leopardos, panteras e tigres). Existem várias espécies de tigres que estão distribuídas por diferentes partes do mundo.

Você quer conhecer os tipos de tigres, seus nomes e características? O PeritoAnimal preparou para você esta lista com todas as subespécies existentes. Continue lendo!

Características dos tigres

Antes de descrever as subespécies de tigres, você precisa conhecer as características gerais do animal tigre. Atualmente, eles estão distribuídos apenas em 6% do território que habitavam há 100 anos. É possível encontrá-los em vários países da Ásia e em algumas áreas da Europa. Por isso, estima-se que haja entre 2.154 e 3.159 espécimes, enquanto a população está em declínio.

Eles vivem em florestas de clima tropical, prados e estepes. Sua dieta é carnívora e inclui animais como aves, peixes, roedores, anfíbios, primatas, ungulados e outros mamíferos. São animais solitários e territoriais, embora sejam comuns áreas onde até 3 fêmeas moram com um macho.

Por que o tigre está em perigo de extinção?

Atualmente, são várias as causas pelas quais o tigre se encontra em perigo de extinção:

  • Caça indiscriminada;
  • Doenças provocadas por espécies introduzidas;
  • Expansão das atividades agrícolas;
  • Consequências da mineração e da expansão das cidades;
  • Conflitos de guerra em seus hábitats.

A seguir, conheça os tipos de tigres e suas características.

Tipos de tigres

Assim como acontece com os leões, atualmente existe apenas uma espécie de tigre (Panthera tigris). Desta espécie derivam as 5 subespécies de tigre:

  • Tigre-Siberiano;
  • Tigre-do-sul-da-China;
  • Tigre-da-Indochina;
  • Tigre-malaio;
  • Tigre-de-Bengala.

Agora que você já sabe quantos tipos de tigres existem, te convidamos a conhecer cada um deles. Vamos lá!

Tigre-siberiano

O primeiro desses tipos de tigres é a Panthera tigris ssp. altaica, ou tigre-siberiano. Atualmente, está distribuído na Rússia, onde sua população é estimada em 360 indivíduos adultos. Além disso, existem alguns espécimes na China, embora o número seja desconhecido.

O tigre siberiano se reproduz uma vez a cada 2 anos. É caracterizado por ter pelagem laranja cruzada por listras pretas. Pesa entre 120 e 180 quilos.

Tigre-do-sul-da-China

O tigre-do-sul-da-China (Panthera tigris ssp. amoyensis) é considerado extinto na natureza, embora seja possível que haja alguns espécimes livres não documentados; no entanto, nenhum é avistado desde 1970. Se existir, pode estar localizado em diversas áreas da China.

Estima-se que pesa entre 122 e 170 quilos. Como outras espécies de tigres, tem uma pelagem laranja cruzada por listras.

Imagem: Shr32

Tigre-da-Indochina

O tigre-da-Indochina (Panthera tigris ssp. corbetti) está distribuído pela Tailândia, Vietnã, Camboja, China e outros países asiáticos. No entanto, as populações em cada um deles são muito pequenas.

São poucas as informações disponíveis sobre os hábitos desta subespécie de tigre. No entanto, sabe-se que atinge um peso de quase 200 quilos e possui a pelagem característica dos tigres.

Tigre-malaio

Entre os tipos de tigres e suas características, o tigre-malaio (Panthera tigris ssp. jacksoni) existe apenas na península da malásia, onde habita áreas de floresta. Atualmente, existem entre 80 e 120 espécimes, pois sua população diminuiu 25% durante a última geração. A principal razão para isso é a deterioração de seu habitat.

O tigre malaio exibe a coloração característica da espécie e apresenta os mesmos hábitos de vida e alimentação. Além disso, a maior ameaça à sua conservação é a intervenção humana em seu habitat, o que diminui sua possibilidade de sobrevivência pois faz desaparecer as espécies que o tigre caça.

Imagem: Samequizy

Tigre-de-Sumatra

O tigre-de-Sumatra (Panthera tigris ssp. sumatrae) está distribuído em 10 parques nacionais na Indonésia, onde vive em áreas protegidas. A população é estimada entre 300 e 500 espécimes adultos.

É considerada a menor subespécie de tigre, porque pesa entre 90 e 120 quilos. Apresenta a mesma aparência física que outras variedades, mas as listras que cruzam seu pelo são mais finas.

Tigre-de-Bengala

O tigre de Bengala (Panthera tigris ssp. tigris) está distribuído no Nepal, Butão, Índia e Bangladesh. É possível que tenha existido nessa área por 12.000 anos. A maioria dos espécimes atuais se concentra na Índia, embora não haja um consenso sobre o número de indivíduos.

Esta subespécie de tigre tem uma expectativa de vida entre 6 e 10 anos. Sua coloração habitual é a típica pelagem laranja, mas alguns espécimes têm uma pelagem branca cruzada por listras pretas. O tigre-de-bengala está entre os tipos de tigre em perigo de extinção.

Já que estamos falando em tipos de tigres, aproveite para conhecer estes 14 tipos de leões e suas características fenomenais.

Espécies de tigres extintas

Atualmente, há três tipos de tigres extintos:

Tigre-de-Java

O Panthera tigris ssp. probeica pertence às espécies de tigres extintos. Foi declarado desaparecido em meados de 1970, quando ainda sobreviviam alguns espécimes no Parque Nacional de Java. No entanto, a espécie é considerada extinta na natureza desde 1940. As principais causas de seu desaparecimento foram a caça indiscriminada e a destruição de seu habitat.

Tigre-de-Bali

O tigre de Bali (Panthera tigris ssp. balica) foi declarado extinto em 1940; portanto, essa espécie de tigre atualmente não existe na natureza nem em cativeiro. Era nativo de Bali, na Indonésia. Entre as causas de sua extinção estão a caça indiscriminada e a destruição de seu habitat.

Tigre-do-Cáspio

Também chamado de tigre-persa, o tigre-do-Cáspio (Panthera tigris ssp. virgata) foi declarado extinto em 1970, pois não havia espécimes em cativeiro para salvar a espécie. Antes disso, era distribuído pela Turquia, Irã, China e Ásia Central.

Existem três razões principais para o seu desaparecimento: a caça, a redução das presas das quais se alimentavam e a destruição de seu habitat. Essas situações reduziram as populações restantes no século XX.

Além dos tipos de tigres, conheça também os 11 animais mais perigosos da Amazônia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de tigres, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Chundawat, R.S., Khan, J.A. & Mallon, D.P. 2011. Panthera tigris ssp. tigris. The IUCN Red List of Threatened Species 2011.
  • Linkie, M., Wibisono, H.T., Martyr, D.J. & Sunarto, S. 2008. Panthera tigris ssp. sumatrae. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.
  • Jackson, P. & Nowell, K. 2008. Panthera tigris ssp. balica. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.
  • Jackson, P. & Nowell, K. 2008. Panthera tigris ssp. sondaica. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.
  • Goodrich, J., Lynam, A., Miquelle, D., Wibisono, H., Kawanishi, K., Pattanavibool, A., Htun, S., Tempa, T., Karki, J., Jhala, Y. & Karanth, U. 2015. Panthera tigris. The IUCN Red List of Threatened Species 2015.
  • Nyhus, P. 2008. Panthera tigris ssp. amoyensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2008.
  • Miquelle, D., Darman, Y. & Seryodkin, I 2011. Panthera tigris ssp. altaica. The IUCN Red List of Threatened Species 2011.
  • Kawanishi, K. 2015. Panthera tigris ssp. jacksoni. The IUCN Red List of Threatened Species 2015.
  • Jackson, P. & Nowell, K. 2011. Panthera tigris ssp. virgata. The IUCN Red List of Threatened Species 2011.
  • Panthera tigris. ITIS Report. Disponible en: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=183805#null