Tipos de Schnauzer: miniatura, médio e gigante

Tipos de Schnauzer: miniatura, médio e gigante

Se está pensando em adotar e acredita que a raça de cão Schnauzer é a indicada para si, talvez tenha dúvidas sobre o tamanho de cada um deles.

Neste artigo do Perito Animal vamos explicar-lhe os tipos de cães Schnauzer: mini, médio e gigante com as diferenças principais assim como as curiosidades sobre o seu caráter, adestramento e cor.

Deve saber que existem cão Schnauzer de cor branca embora o mais comum seja o Schnauzer sal e pimenta. Continue lendo para descobrir tudo sobre eles!

Schnauzer mini ou miniatura

O schnauzer mini ou miniatura é a versão reduzida do Schnauzer standard, o que todos conhecemos. Pra conseguir o tamanho reduzido, selecionaram-se exemplares de raça particularmente pequenos para a sua posterior criação, desse modo conseguiram-se exemplares de dimensões reduzidas.

As suas medidas encontram-se entre os 30 e 38 centímetros até ao dorso e costumam pesar uns 5 quilogramas, nunca ultrapassando os 7 quilos.

As características físicas do Schnauzer miniatura são muito parecidas das dos exemplares de maior envergadura. No entanto, devemos destacar algo no caráter destes pequeninos.

Os miniatura são cachorros muito ativos e estão sempre em alerta, são perfeitos para pessoas que querem ter consigo este doce animal. Devem ser conhecedoras do comportamento exaltado próprio das raças pequenas. Podem ser fantásticos para crianças se os educar adequadamente através de uma boa socialização.

É muito importante considerar onde vamos adotar o schnauzer miniatura. Como já deve saber, os cães selecionados para fomentar uma descendência concreta costumam ter problemas de saúde hereditários.

Isto deve-se à utilização para a reprodução de cães com consanguinidade, o que aumenta as probabilidades de mutação genética. Alguns dos problemas que podem afetar o seu schnauzer miniatura são:

  • cataratas
  • defeitos das córneas
  • pedras nos rins
  • problemas de fígado
  • doenças do coração
  • diabetes
  • quistos
  • miotonia

Por este motivo deve procurar um criador ético ou melhor ainda, pensar em adotar um cão sem raça! Seja qual for a sua escolha final deve certificar-se de fazer uma adoção responsável.

Schnauzer standard ou médio

Sabia que os schnauzer foram utilizados para combater as pragas de roedores na Alemanha do século XIX? Ainda assim e graças ao caráter desta bonita raça, tornaram-se rapidamente em um excelente cão de companhia.

O schnauzer é um cão carinhoso e leal, também um excelente vigilante e por isso era deixado a cargo de cavalos e égua no passado: alertava sempre diante da presença de qualquer situação estranha.

As características do schnauzer standard são as seguintes:

  • Mede entre 45 e 50 centímetros até ao dorso
  • Costuma pesar entre 15 a 20 quilogramas, um pouco menos nas fêmeas.

Este cão compete pelas segundas posições no que diz respeito aos cães mais inteligentes e por isso é excelente em diferentes tarefas: condução de gado e pastoreio, companhia ou vigilância. O seu caráter é leal e doce embora em algumas ocasiões possa mostrar-se um pouco ciumento. Vão adorar os seus cuidados e passar tempo consigo.

Schnauzer gigante

O schnauzer gigante passou despercebido durante anos. Utilizou-se como cão de trabalho, vigiando fábricas, cervejarias ou corrais até que foi utilizado como cão militar na primeira e segunda guerra mundial.

Atualmente continua trabalhando como cão polícia, e isso não deverá ser uma surpresa: é um cão muito inteligente, capaz de treinar de forma profissional no Agility, no pastoreio, busca e resgate. Descubra como se iniciar no Agility aqui, no Perito Animal.

Ao contrário dos seus irmão mais pequenos, schnauzer gigante é um pouco desconfiado e territorial com os desconhecidos, talvez devido à seleção de exemplares com estas características no passado.

Mas também se trata de um cão que pode ser treinado muito facilmente e com o qual os nossos filhos irão brincar de forma ativa. Uma boa educação será fundamental para desfrutar deste enorme e generoso cão.

Schnauzer branco

como já comentamos, além do característico manto "sal e pimenta" podemos encontrar cães schnauzer de cor branca. Trata-s de uma das variantes existentes no tamanho standard da raça.

Se ficou com vontade de ler mais sobre cachorro não duvide em visitar outros artigos do PeritoAnimal como por exemplo o que deve saber antes de adotar um cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de Schnauzer: miniatura, médio e gigante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Conselhos
  • Deve saber que atualmente é proibido cortar caudas ou orelhas ao schnauzer.