Tipos de poodle - Toy, anão, médio e standard

Tipos de poodle - Toy, anão, médio e standard

Uma das raças de cachorro mundialmente famosas é, sem dúvida, o poodle ou caniche. Esta raça canina tem história longa e de realeza, uma vez que eram os cachorros de companhia dos cortesões de Luís XVI na França do século XVIII. No entanto, a raça nao se refere a um único tipo de cachorro, já que dentro da mesma é possível distinguir até quatro tipos de poodle ou caniche diferentes. Estes tipos possuem características compartilhadas, mas diferem em outras. Se você quer saber mais sobre a classificação dos poodles e as características de cada um dos tipos, continue lendo esse artigo que o PeritoAnimal preparou para você com os tipos de poodle com nomes e características.

Quantos tipos de poodle existem?

Depois de muitas brigas entre as diferentes instituições cinológicas de todo o mundo, foi possível estabelecer um standard para cada uma das classes de poodle, distinguindo um total de 4 variedades diferentes. Esta classificação é baseada, fundamentalmente, em distinguir cada tipo em função do seu peso e tamanho, ou seja, a sua altura na cernelha.

  • Poodle standard ou grande
  • Poodle médio
  • Poodle anão
  • Poodle toy

Esta classificação é própria de instituições como a Federação Cinológica Internacional (FCI). Contudo, outras como a American Kennel Club (AKC) apenas reconhecem três tipos de poodle: standard (que engloba o grande e o médio), o poodle mini (ou poodle anão) e o poodle toy.

Características dos poodle

Todos os poodle ou caniche compartilham uma série de características, assim como critérios incluídos no seu padrão. Um deles se refere às cores aceitas que, em todos os tipos, são: preto, branco, marrom, cinza, leonado alaranjado e leonado vermelho. Outro desses critérios é o tipo de manto que apresenta um pelo abundante em todas as variedades, de textura lanosa, cacheado ou ondulado. Da mesma forma, todos os cachorros poodle são caracterizados por serem cachorros fisicamente proporcionais.

Em seguida, mostramos todos os tipos de poodle e detalhamos as características particulares de cada um.

1. Poodle standard ou poodle grande

Este tipo de poodle é o original. Foi o primeiro a aparecer, e a sua história é longa e cheia de personalidades, já que foram muitos os nobres e reis que queriam e valorizavam esse cachorro de companhia. Entre eles, se destacam os reis franceses Luis XVI e Maria Antonieta como personagens que valorizam muito a raça.

Um poodle standard possui medidas concretas que vão desde os 45 centímetros aos 60 cm de altura na cernelha, compreendendo pesos entre 16 e 22 quilogramas. Existe um dimorfismo sexual marcado, uma vez que os machos são notoriamente mais corpulentos e pesados do que as fêmeas. Devido ao seu grande tamanho em comparação com o resto de variedades, muitos são os que chamam este cachorro como poodle gigante.

O poodle grande tem uma vida bastante longa, de forma a que a sua esperança de vida média pode superar os 16 anos facilmente, sempre e quando recebe os cuidados adequados.

Como mencionado, esta foi a variedade primogénita a partir do qual os criadores começaram a trabalhar para obter exemplares cada vez mais pequenos, criando as outras três variedades.

2. Poodle médio

Os poodles médios são ligeiramente mais pequenos que os standard, embora estas duas variedades se fundam em uma só de acordo com classificações como a da AKC. Por esse motivo, costuma existir muita confusão ao falar de poodle standard já que, enquanto para algumas organizações esse termo se refira ao poodle médio, outras entendem que se referem aos grandes. Em qualquer caso, um poodle médio é aquele cujo tamanho se encontra entre os 35 e 45 cm de altura na cernelha e conta com um peso entre 7 e 12 quilogramas.

O poodle médio é considerado a segunda variedade de poodle a aparecer, sendo que a seguinte variedade foi desenvolvida a partir do poodle médio.

3. Poodle anão ou poodle mini

Um poodle mini ou anão, ambos termos aceitos ao falar desse tipo de poodle, é um pouco mais pequeno que um poodle médio. A diferença de tamanho é muito mais pronunciada em comparação com um poodle de tamanho grande. As suas proporções e medidas concretas se encontram entre 4 e 7 quilogramas de peso corporal e os 28-35 cm de altura na cernelha. Como podemos comprovar, existe uma diferença de quase 10 centímetros entre esta classe de poodle e o grande, algo facilmente perceptível a olho nu.

Esta é a variedade com mais esperança de vida, uma vez que alguns exemplares superaram os vinte anos.

4. Poodle toy

Sendo uma das variedades mais famosas e populares, o poodle toy foi a última variedade de raça a ser criada. Os criadores tiveram que trabalhar arduamente para conseguir caniches de proporções tão pequenas. Além disso, para evitar o aparecimento de doenças relacionadas com o seu pequeno tamanho como as complicações e alterações orgânicas devido ao nanismo, foram necessárias várias intervenções de cientistas especialistas em genética. Ainda assim, embora tenham sido evitadas doenças congênitas mais graves e mortais, continuam ocorrendo certas alterações no poodle toy que requerem uma intervenção maior para, assim, conseguir uma raça completamente saudável. Para saber quais são, confira também o artigo "Doenças de cachorro poodle".

Este cachorro é realmente pequeno, sobretudo em comparação com o poodle standard, pois apenas tem 24-28 cm de altura na cernelha, chegando a pesar um máximo de 2,5 kg. Isso faz com que as diferenças sejam incríveis entre dois exemplares da mesma raça, embora de diferente tipo, já que entre um poodle toy e um poodle standard existe uma diferença mínima de quase 20 centímetros e mais de 14 quilogramas. Embora muitas pessoas tendam a chamar esta variedade de poodle mini toy devido, precisamente, ao seu pequeno tamanho, a verdade é que esse termo não está correto. Como vimos, o cachorro poodle miniatura e o poodle toy são tipos de poodle diferentes.

A esperança de vida média do poodle toy é ligeiramente inferior à do poodle anão, uma vez que não costuma chegar a idades superiores aos 14-15 anos.

Que tipo de poodle adotar?

Perante tantas possibilidades, muitos fazem esta mesma pergunta. Algo a destacar é que, embora habitualmente existam diferenças notórias quanto ao caráter quando falamos de diferentes variedades da mesma raça, isso não é algo que acontece no caso dos poodles. Nesta raça, não existem diferenças nem em caráter nem na doçura entre um tipo e outro, sendo o tamanho a única diferença quando comparamos os 4 tipos de poodle entre si.

Isso quer dizer que, embora possamos pensar que um poodle toy é muito diferente de um grande, apenas é verdade que o standard terá um tamanho sensivelmente superior, mas nada mais. Portanto, escolher um ou outro tipo de poodle para fazer parte da família depende única e exclusivamente das suas preferências pessoais e do espaço que você tem para ele. Todos são igualmente sociáveis, tranquilos, inteligentes e, sobretudo, incrivelmente sensíveis e nobres.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de poodle - Toy, anão, médio e standard, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Poodle (Standard). Disponible en: https://www.akc.org/dog-breeds/poodle-standard/
  • Le Club du Caniche de France. Le Caniche. Disponible en: https://www.clubducanichedefrance.fr/
  • Fédération Cynologique Internationale. Caniche. Disponible en: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/172g09-es.pdf
  • The Kennel Club. Poodle (Miniature). Disponible en: https://www.thekennelclub.org.uk/services/public/breed/standard.aspx?id=4098