Tipos de pombos

Tipos de pombos

Você sabe quantas espécies de pombos existem? Os pombos pertencem à família Columbidae e há cerca de 369 espécies identificadas tanto no Brasil como no resto do mundoatualmente. Diferentes raças se desenvolveram dentre várias espécies de pombos, se mostrando importantes variedades morfológicas. Estas aves possuem tamanhos e pesos diferentes, mas, no geral, têm um corpo robusto, cabeça, bico e pata curtas, com uma variedade de cores e padrões. Geralmente têm boa habilidade de manobras de voo, embora uns mais que outros.

São um grupo cosmopolita, e não se encontram nos polos do planeta. Alguns pombos têm tendência a hábitos solitários, enquanto outros tendem a ser gregários, formando agrupações numerosas. Certos pombos associaram-se de forma muito dependente às áreas urbanas, o que trouxe algumas inconveniências devido à transmissibilidade de patógenos e o impacto nas infra-estruturas. Te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde te apresentaremos alguns dos tipos de pombos mais representativos da família para que possa conhecer um pouco mais destes animais.

Pombo-comum (Columba livia)

Também chamado de pombo-das-rochas ou pombo-doméstico, o pombo-comum é nativo da África, Ásia e Europa. No geral, possui tamanho mediano de 32 a 37 cm, com peso de cerca de 360g e envergadura de asa de 63 a 70 cm. A coloração típica é cinza, com o peitoral e pescoço com tons verdes, avermelhados ou roxos. Além disso, apresenta duas faixas pretas nas asas e, muitas vezes, uma faixa azul na cauda.

Esta espécie está distribuída a nível global, tendo desenvolvido uma relação estreita com as pessoas devido a sua domesticação, que teve como produto uma variedade de raças com diversas características e cores. É o tipo de pombo mais comum no Brasil, na Espanha, México e vários outros países.

Pombo-prateado (Columba argentina)

Esta espécie de pombo é nativa da Indonésia e Malásia. Tem coloração cinza claro prateado com as extremidades das asas e cauda pretos. Mede aproximadamente 36 cm e pesa em média 350g. Se desenvolve tanto em mangues como em florestas costeiras, e está classificada como em perigo crítico de extinção devido à alteração do habitat, caça e introdução de predadores. Por isso, é um dos tipos de pomba que podem desaparecer em breve do planeta.

Conheça outras aves em extinção nesse outro artigo e o que fazer para protegê-las.

Imagem: ebird.org

Pombo-de-cauda-anelada (Patagioenas caribaea)

Este é um tipo de pombo originário da Jamaica relativamente grande, alcançando dimensões um pouco acima de 40 cm - os machos tendendo a ser maiores que as fêmeas. As partes superiores do corpo são cinza azuladas, enquanto as inferiores são marrons de tonalidade rosada, e a região atrás do pescoço verde azulada. Além disso, há uma faixa preta no topo da cauda.

A caça ilegal e o abate são os principais motivos do pombo de cauda anelada ter sido classificado como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Pomba-codorniz-roxa (Geotrygon purpurata)

Esta é, sem dúvida, uma das espécies de pombos mais charmosas que existe, devido à sua distinta cor roxa no dorso. É conhecida também como pomba-perdiz-púrpura e tem como característica principal as tonalidades peculiares de suas penas. As asas têm uma cor marrom avermelhada, a cabeça e cauda são escuras e a parte inferior é cinza clara.

Vive na Colômbia e no Equador, no sub-bosque e solo de bosques sempre verdes. Lamentavelmente, a destruição de seu habitat a colocou em perigo de extinção e é outra dos tipos de pombas que podem desaparecer em poucos anos na natureza.

Imagem: naturalista.mx

Pombo de granada (Leptotila wellsi)

É uma ave robusta que mede aproximadamente 31 cm. Possui coloração clara da cabeça até a região abdominal, tendo as partes inferiores brancas e o dorso marrom. Ao voar, pode-se observar um tom canela sob as asas.

É um tipos de pombo originário das Antilhas Menores, especificamente de Granada. Se desenvolve em ecossistemas de sucessões em matos costeiros e arborizados. A perda de seu habitat fez com que a ace se encontre em perigo crítico de extinção.

Rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis)

Conhecida também como pombinha amarelada ou pombinha-olho-azul, encontramos outro tipo de pombo realmente charmoso e único. É uma espécie pequena de pombos, medindo aproximadamente 15,5 cm, e com uma combinação de cores entre marrom avermelhado e castanho, com a área da garganta clara ou esbranquiçada. As asas têm faixas azuis iridescentes e seus olhos são de coloração azul intensa.

Esta ave é originária do Brasil, tem hábitos terrestres e pode ser encontrada sozinha ou em pares, especialmente em pastagens. Infelizmente, a transformação intensa do habitat a deixa em perigo crítico de extinção.

Neste outro artigo falamos detalhadamente sobre os animais monogâmicos. Não deixe de ler se quiser descobrir quais espécies vivem juntas o resto da vida.

Imagem: seo.org

Pararu-espelho (Paraclaravis geoffroyi)

Chamada também de pomba-de-espelho, é encontrada na América do Sul, especificamente no Brasil, Argentina e Paraguai. É um dos tipos de pombos argentinos mais populares no país e habita florestas úmidas com presença de bambu, que são essenciais para a sua alimentação.

Este pombo mede entre 19 e 23 cm e apresenta dismorfia sexual, já que os machos geralmente são de cor cinza azulada na parte superior e tons mais claros na inferior, enquanto as fêmeas possuem coloração pardo-amarelada. Ambos têm faixas púrpura nas asas, embora a dos machos sejam mais intensas. Essa espécie está classificada como em perigo crítico devido à alteração das florestas.

Imagem: pinterest.com

Pombo-faisão-de-nuca-preta (Otidiphaps insularis)

Este é um outro tipo de pombo catalogado como um dos mais bonitos por sua aparência peculiar. É uma ave originária da Papua-Nova Guiné, onde se desenvolve de forma terrestre em florestas tropicais desde o nível do mar até 1900 metros de altura. São relativamente grandes, medindo aproximadamente 46 cm. A cauda, a parte inferior e a cabeça têm coloração preta, mas com um tom violeta, enquanto as asas são marrons.

De acordo com a UICN, essa espécie de pombo está atualmente em perigo de extinção.

Imagem: ca.wikipedia.org

Pombo-imperial-cinzento (Ducula pickeringii)

Esta espécie de pombo vive em certas regiões das Filipinas, Malásia e Indonésia, localizando-se em diversos tipos de florestas, principalmente as primárias, mas também podem estar presentes nas secundárias. Mede aproximadamente 40 cm, sendo um dos maiores pombos imperiais, e possuem coloração de diversos tons de cinza. A modificação de seu habitat e caça o tornaram vulnerável à extinção.

Imagem: ebird.org

Pombo da Nova Zelândia (Hemiphaga novaeseelandiae)

Esta espécie é originária da Nova Zelândia, e se desenvolve em várias das ilhas, em florestas onde possam ser encontradas árvores frutíferas. É um pombo de porte grande, medindo aproximadamente 51 cm. Sua principal característica, no entanto, são as cores de sua plumagem, que formam uma belíssima combinação de branco e verde.

É considerada quase ameaçada de extinção, já que sofre pressão pelo aumento de predadores.

Outros tipos de pombos

Lembramos que há mais de 300 espécies catalogadas no mundo. Além dos que já destacamos anteriormente, que são alguns dos tipos mais comuns de pombos no mundo, te convidamos a descobrir mais sobre outros tipos de pombos igualmente representativos.

  • Pombo-limão (Aplopelia larvata)
  • Pombo-cuco (Macropygia ruficeps)
  • Pombo-diamante (Geopelia cuneate)
  • Pombo-do-caribe (Leptotila jamaicensis)
  • Pombo-das-neves (Columba leuconota)
  • Rola-de-peito-rosa (Streptopelia lugens)
  • Rola-de-Madagascar (Nesoenas picturatus)
  • Pombo-de-terra comum (Columbina passerine)
  • Pombo-passageiro (Ectopistes migratorius): extinta
  • Pombo-dos-Galápagos (Zenaida galapagoensis)

Agora que você já conheceu diversas espécies de pombas, que tal descobrir o nomes de pássaros de A a Z? E já que estamos falando de aves, você conhece o papagaio mais inteligente do mundo? Confira no vídeo abaixo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de pombos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BirdLife International (2021). Columbidae. Disponível em: http://datazone.birdlife.org/species/results?thrlev1=&thrlev2=&kw=Columbidae&fam=0&gen=0&spc=&cmn=&reg=0&cty=0
  • Camfield, A. (2004). Columbidae. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Columbidae/>. Acesso em 27 de janeiro de 2021.