Tipos de pastor alemão

Tipos de pastor alemão

O pastor alemão é uma raça de cachorro muito conhecida em todo o mundo, uma vez que esses cachorros são facilmente identificáveis por sua pelagem preta com áreas mais claras. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de pastor alemão? Pois é!

Esses vários tipos se desenvolveram em diversas partes do mundo, por isso cada um tem suas características e particularidades. Se você se interessa em conhecer quais são as variedades em que essa raça pode se apresentar, não perca esse artigo do PeritoAnimal. Continue lendo para descobrir quais são os tipos de pastor alemão!

Características do pastor alemão

O pastor alemão é uma raça de cachorro ovelheiro ou pastor proveniente da Alemanha, como seu nome sugere. Sua origem remonta a 1899, quando a raça foi desenvolvida por Maximilian von Stephanitz para servir de companheira aos trabalhadores do campo, especialmente na tarefa de proteger e guiar os rebanhos de ovelhas.

É uma raça caracterizada por seu corpo flexível, musculoso e forte, por isso o pastor alemão é considerado um excelente cão de guarda, razão pela qual também é adestrado atualmente como cão policial.

O pastor alemão tem uma expectativa de vida de 15 anos, e costuma ser identificado por sua pelagem preta com áreas marrons. No entanto, você sabia que existem vários tipos de pastor alemão? A raça foi desenvolvida em diferentes partes do mundo ao longo dos anos, e isso levou ao aparecimento de variedades que hoje são reconhecidas como tipos de pastor alemão.

Antes de continuar lendo, assista também nosso vídeo sobre as características e cuidados do pastor alemão:

Quantos tipos de pastor alemão existem?

De fato, as organizações oficiais que determinam os padrões das raças caninas apenas reconhecem dois tipos de pastor alemão: o pastor alemão de pelo curto e o pastor alemão de pelo longo. Assim, esses são os únicos pastores alemães oficialmente aceitos. No entanto, dentro desses grupos nós encontramos diferentes tipos de pastor alemão de acordo com a cor de sua pelagem:

  • Pastor alemão preto
  • Pastor alemão sable
  • Pastor alemão panda
  • Pastor alemão branco

Cabe destacar que a variedade de pastor alemão branco não é aceita pelas organizações, como a FCI. Da mesma forma, embora muitos incluam entre os tipos de pastor alemão o pastor belga e o cão lobo checoslovaco, a verdade é que constituem raças independentes. A seguir, falaremos de cada uma das variedades e destacaremos as características mais importantes de cada uma delas.

1. Pastor alemão preto

O pastor alemão preto é uma variedade caracterizada por um corpo musculoso e forte, como o pastor alemão tradicional, porém com a pelagem completamente preta, curta ou longa. A cor se deve a um gene recessivo.

Devido à sua agilidade e inteligência, essa variedade é utilizada como pastor alemão de trabalho, por isso comumente faz parte de brigadas para detectar explosivos. Também são bons em esportes, pois adoram correr e perseguir objetos.

2. Pastor alemão sable

Esse tipo de pastor alemão é o mais conhecido, pois suas características físicas e a distribuição das cores de sua pelagem são as que geralmente distinguem a raça de pastor alemão. Apresenta, portanto, uma pelagem preta ou acinzentada com manchas e listras amarelas ou castanho claro.

É um cachorro forte e um excelente guardião, mas também possui um temperamento amigável, familiar e carinhoso.

3. Pastor alemão panda

O pastor alemão panda tem uma aparência curiosa e chamativa, o que dificulta sua identificação como uma variedade dessa raça. Devido à uma mutação genética, esse tipo de pastor alemão ostenta um manto branco no abdômen e nas pernas, enquanto nas costas e focinho distribuem-se áreas pretas e castanhas, ou amarelas.

Assim como outras variedades de pastor alemão, apresenta um corpo musculoso e ágil, ideal para ser criado em famílias que gostem de atividades e entretenimento ao ar livre.

Imagem: perrospastoraleman.org

4. Pastor alemão branco

A variedade do pastor alemão de pelo branco deve sua origem à um gene dominante que aparece em algumas ninhadas, por isso a cor do pelo não deve ser confundida com o albinismo. Esse tipo de pastor alemão não é aceito, e não é muito comum encontrá-lo.

Como todos os cachorros dessa raça, é um cachorro fiel e protetor, que muitas vezes é utilizado como cachorro de apoio em terapias, porque adora brincar e costuma ser muito carinhoso com as pessoas.

Às vezes, pode ser confundido com a raça pastor branco suíço, que não era reconhecida até 2002, devido às semelhanças entre os dois.

Cachorros parecidos com o pastor alemão

Como já dissemos, os únicos tipos de pastor alemão reconhecidos são os de pelo longo e curto. No entanto, encontramos diferentes padrões de coloração que também podem ser classificados como variedades de pastor alemão, independentemente do comprimento de sua pelagem.

É comum confundir, de maneira equivocada, o pastor alemão com outras raças completamente diferentes e reconhecidas de maneira independente. As raças mais parecidas com o pastor alemão são as seguintes:

Pastor belga

Essa raça é originária da Bélgica, onde fez sua primeira aparição vários anos antes da raça do pastor alemão se consolidar. É considerado um excelente cachorro de pastoreio, embora também seja um bom cachorro doméstico, graças à sua personalidade brincalhona e fiel.

É caracterizado por apresentar uma pelagem amarela ou castanha clara, seja seu pelo curto, longo ou quase enrolado. Há também uma subvariedade de pelagem preta. Além disso, há vários tipos de pastor belga: o malinois, o laekenois, o tervueren e o groenendael.

Cão lobo checoslovaco

Esse cachorro é originário da extinta Checoslováquia, onde era utilizado como cachorro de trabalho, especialmente como guarda nas fronteiras e cachorro policial. A raça deriva do cruzamento de um pastor alemão com um kapatenwolf, sendo essa a principal razão que explica porque essas raças são tão parecidas, e porque esses cachorros são confundidos com um tipo de pastor alemão.

É caracterizado por apresentar uma pelagem preta nas costas e castanha escura nas pernas e abdômen. Assim como os cachorros mencionados anteriormente, os cães dessa raça são ágeis, fortes e musculosos.

Pastor holandês

Trata-se de um cachorro que compartilha origens com diversas raças, como o pastor belga e o pastor alemão, algo que é perceptível em suas características físicas, pois apresenta um corpo igualmente musculoso e grande, com as orelhas levantadas.

Essa raça se distingue por sua pelagem, uma vez que o manto mais comum é tigrado, com manchas pretas e castanhas ou amarelas distribuídas por todo o corpo.

Pastor alemão de trabalho

Além do comprimento e coloração da pelagem, o corpo do pastor alemão pode ser mais ou menos estilizado, mais ou menos musculoso, o que nos permite diferenciar entre o pastor alemão de trabalho e o pastor alemão de beleza. Esses também podem ser considerados como outros tipos de pastor alemão, já que todos fazem parte da mesma raça, embora apresentem pequenas diferenças.

Focando nos cachorros de trabalho, eles em geral apresentam uma musculatura maior, característica que favorece seu desempenho como cachorros policiais, de guarda, etc., embora também sejam bons cães de domésticos de companhia, especialmente em famílias que gostam de praticar esportes com seus pets.

O pastor alemão de trabalho pode ser de qualquer uma das tonalidades descritas anteriormente, e pode ter o pelo longo ou curto, embora normalmente o padrão de cor mais comum seja o sable.

Existe pastor alemão anão?

O pastor alemão anão não é reconhecido como uma versão pequena da raça, já que se trata de uma mutação genética que acarreta diversos problemas de saúde, como os problemas de tireoide, por isso o cruzamento de cachorros com essas características é desencorajado.

Antes de ir, de também uma olhada nas 10 curiosidades sobre o pastor alemão:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de pastor alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • German Shepherd Dog. Fédération Cynologique Internationale. Disponible en: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/166g01-en.pdf
  • Shepards, S. Types of german shepard. A dogo of varieties guide. Pet Helpful. (2018). Disponible en: https://pethelpful.com/dogs/Types-of-German-Shepherds-German-Shepherd-Dog-Varieties-Guide