Tipos de papagaios – Características, nomes e fotos

Tipos de papagaios – Características, nomes e fotos

Os papagaios são aves que pertencem à ordem Psittaciformes, composto por espécies que são distribuídas por todo o mundo, particularmente em áreas tropicais e subtropicais da América do Sul, África, Austrália e Nova Zelândia, onde existe maior diversidade. Representam um grupo cujas características os separam muito bem do restante das aves, como seu bico robusto, potente e curvado que lhes permite se alimentar de uma grande variedade de frutos e sementes, bem como suas patas preênsil e zigodátilas. Por outro lado, apresentam plumagens com uma grande variedade de desenhos, além de ter uma ampla variedade de tamanhos. Estão entre os animais mais inteligentes e são capazes de reproduzir a voz humana, outra característica que as tornam aves únicas.

Continue lendo este artigo de PeritoAnimal e falaremos sobre os tipos de papagaios, suas características e nomes.

Características dos papagaios

Essas aves formam uma ordem com mais de 370 espécies que habitam regiões tropicais e subtropicais do planeta e são divididas em três superfamílias (Strigopidea, Psittacoidea e Cacatuoidea) que diferem em traços como o tamanho, coloração da plumagem e distribuição geográfica. Possuem uma grande variedade de características particulares como as que veremos a seguir:

  • Patas: possuem patas zigodátilas, ou seja, com dois dedos para frente e dois para trás que também são preênsil e permitem manipular seu alimento. São curtas, mas robustas e com elas podem segurar com firmeza os galhos das árvores.
  • Bicos: seus bicos são fortes, grossos e terminam em um gancho pronunciado, característica que as diferencia do restante das aves, bem como sua língua musculosa que age como uma esponja na hora de se alimentar de pólen, por exemplo, ou como um dedo quando querem extrair parte da casca de uma árvore. Possuem um papo onde armazenam parcialmente os alimentos para depois regurgitar seu conteúdo para os filhotes ou para seu parceiro.
  • Alimentação: é muito variada e geralmente é composta por frutos e sementes, embora algumas espécies podem completar sua dieta com pólen e néctar e outras também comem carniça e pequenos vertebrados.
  • Habitats: ocupam desde desertos costeiros, florestas secas e matas úmidas até ambientes antropizados, como plantações e cultivos. Existem espécies muito generalistas que se adaptam facilmente às mudanças no seu ambiente e outras mais especialistas que precisam de ambientes muito específicos para se desenvolver com sucesso, característica que as tornam muito vulneráveis e pelos quais muitas espécies estão ameaçadas.
  • Comportamento: os diferentes tipos de papagaios são aves gregárias, ou seja, são sociais e formam grupos muito grandes, algumas espécies chegam a formar grupos de milhares de indivíduos. Muitas espécies formam casais por toda vida, portanto são monogâmicas e constroem ninhos nos ocos de árvores ou cupinzeiros abandonados, com a exceção do Kakapo da Nova Zelândia (Strigops habroptilus), que é o único papagaio que não voa e faz ninhos no chão, e a caturrita argentina (Myiopsitta monachus) que faz ninhos enormes e comunitários utilizando galhos. São conhecidos por ser um dos grupos de aves mais inteligentes e por sua capacidade de aprender palavras e frases elaboradas.

Classificação taxonômica dos papagaios

A ordem dos Psittaciformes é dividida em três superfamílias que, por sua vez, possuem sua própria classificação. Assim, os principais tipos de papagaios são os classificados nas seguintes superfamílias:

  • Strigopidea: inclui os papagaios da Nova Zelândia.
  • Cacatuidae: inclui as cacatuas.
  • Psittacoidea: inclui os papagaios mais conhecidos e outros psitacóides.

Superfamília Strigopidea

Atualmente, existem apenas quatro espécies pertencentes à essa superfamília: kakapo (Strigops habroptitus), kea (Nestor notabilis), kaká da ilha Sul (Nestor meridionalis meridionalis) e kaká da ilha Norte (Nestor meridionalis spetentrionalis).

A superfamília Strigopidea é dividida em duas famílias, que incluem os tipos de papagaios mencionados:

  • Strigopidae: com o gênero Strigops.
  • Nestoridae: com o gênero Nestor.

Superfamília Cacatuidae

Como dissemos, essa família é composta por cacatuas, de modo que apenas inclui a família Cacatuidae, a qual dispõe de três subfamílias:

  • Nymphicinae: com o gênero Nymphicus.
  • Calyptorhynchinae: com o gênero Calyptorhynchus.
  • Cacatuinae: com os gêneros Probosciger, Eolophus, Lophochroa, Callocephalon e Cacatua.

Encontramos espécies como a cacatua branca (Cacatua alba), a calopsita (Nymphicus hollandicus) ou a cacatua preta de cauda vermelha (Calyptorhynchus banksii).

Superfamília Psittacoidea

É a mais ampla de todas, pois inclui mais de 360 espécies de papagaios. É dividida em três famílias, cada uma com suas diferentes subfamílias e gêneros:

  • Psittacidae: inclui as subfamílias Psittacinae (com os gêneros Psittacus e Poicephalus) e Arinae (com os gêneros (Anodorhynchus, Ara, Cyanopsitta, Primolius, Orthopsittaca, Diopsittaca, Rhynchopsitta, Ognorhynchus, Leptosittaca, Guaruba, Aratinga, Pyrrhura, Nandayus, Cyanoliseus, Enicognathus, Pionopsitta, Pyrilia, Graydidascalus, Alipiopsitta, Pionus Amazona, Triclaria, Forpus, Pionites, Deroptyus, Hapalopsittaca, Touit, Brotogeris, Bolborhynchus, Myiopsitta, Psilopsiagon e Nannopsittaca).
  • Psittrichasidae: inclui as subfamílias Psittrichasinae (com o gênero Psittrichas) e Coracopseinae (com o gênero Coracopsis).
  • Psittaculidae: inclui as subfamílias Platycercinae (com os gêneros Barnardius, Platycercus, Psephotus, Purpureicephalus, Northiella, Lathamus, Prosopeia, Eunymphicus, Cyanoramphus, Pezoporus, Neopsephotus e Neophema), Psittacellinae (com o gênero Psittacella), Loriinae (com os gêneros Oreopsittacus, Charmosyna, Vini, Phigys, Neopsittacus, Glossopsitta, Lorius, Psitteuteles, Pseudeos, Eos, Chalcopsitta, Trichoglossus, Melopsittacus, Psittaculirostris e Cyclopsitta), Agapornithinae (com os gêneros Bolbopsittacus, Loriculus e Agapornis) e Psittaculinae (com os gêneros Alisterus, Aprosmictus, Polytelis, Eclectus, Geoffroyus, Tanygnathus, Psittinus, Psittacula, Prioniturus e Micropsitta).

Nessa família encontramos os típicos papagaios, de modo que existem espécies como o periquito de Bourke (Neopsephotus bourkii), o inseparável-de-faces-cinzentas (Agapornis canus) ou o lorikeet de garganta vermelha (Charmosyna amabilis).

Os tipos de papagaios também podem ser classificados por tamanhos, como veremos nas próximas seções.

Tipos de papagaios pequenos

Existem muitos tipos de papagaios pequenos, portanto, a seguir mostramos uma seleção das espécies mais representativas ou populares.

Papagaio-pigmeu (Micropsitta pusio)

Essa espécie pertence à superfamília Psittacoidea (família Psittaculidae e subfamília Psittaculinae). Com 8 a 11 cm de comprimento, é a menor espécie de papagaio que existe. É uma espécie muito pouco estudada, mas é Nativa da Nova Guiné, habita áreas de florestas úmidas e forma grupos reduzidos de cerca de seis indivíduos.

Imagem: realworldfatos.com

Tuim-de-asa-azul (Forpus xanthopterygius)

Conhecida também como periquito de asa azul, essa espécie é encontrada dentro da superfamília Psittacoidea (família Psittacidae e subfamília Arinae), mede cerca de 13 cm de comprimento, é nativa da América do Sul e habita áreas naturais abertas até parques de cidades. Apresenta dimorfismo sexual (traço incomum dentro da ordem Psittaciformes), onde o macho possui as penas de voo na cor azul e a fêmea é completamente verde. É muito comum observá-los em pares.

Periquito australiano (Melopsittacus undulatus)

Conhecida como periquito australiano, está localizado dentro da superfamília Psittacoidea (família Psittaculidae, subfamília Loriinae), é uma espécie nativa da Austrália e também é endêmica de lá, embora esteja introduzida em muitos outros países. Mede cerca de 18 cm de comprimento e habita zonas áridas ou semiáridas até áreas de florestas ou arbustivas. Nesta espécie existe dimorfismo sexual e a fêmea pode ser diferenciada do macho pela cera do bico (carnosidade que algumas aves possuem na base do bico), pois as fêmeas têm a cor castanha, enquanto que a do macho é de cor azul.

O periquito australiano é um dos tipos de papagaios domésticos mais populares devido ao seu tamanho, caráter e beleza. No entanto, é preciso ressaltar que todas as aves que vivem em cativeiro devem desfrutar de horas de voo, portanto, não é aconselhável confiná-las em gaiolas 24 horas por dia.

Tipos de papagaios médios

Entre os mais de 370 tipos de papagaios, também encontramos espécies de tamanho médio. Algumas das mais conhecidas são:

Caturrita argentina (Myiopsitta monachus)

Espécie de papagaio de tamanho médio, mede cerca de 30 cm de comprimento. Pertence a superfamília Psittacoidea (família Psittacidae e subfamília Arinae). Habita a América do Sul, da Bolívia à Argentina, no entanto, foi introduzida em outros países da América e outros continentes, o que fez com que se transformasse em uma praga, pois possui um ciclo reprodutivo muito curto e deposita vários ovos. Além disso, é uma espécie muito gregária que tem ninhos comunitários compartilhados por vários casais.

Cacatua filipina (Cacatua haematuropygia)

Essa ave é endêmica das Ilhas Filipinas e habita áreas baixa de mangue. Encontra-se dentro da superfamília Cacatuoidea (família Cacatuidae e subfamília Cacatuinae). Alcança cerca de 35 cm de comprimento e sua plumagem branca é inconfundível pela área rosa que apresenta sob as penas da cauda e pelas penas amarelas ou rosas da sua cabeça. Essa espécie está em perigo de extinção devido à caça ilegal.

Conheça os animais com maior risco de extinção no Brasil neste outro artigo.

Lóris-de-colar-amarelo (Lorius chlorocercus)

Espécie incluída na superfamília Psittacoidea (família Psittaculidae, subfamília Loriinae). O lóris-de-colar-amarelo é uma espécie nativa das Ilhas Salomão que ocupa florestas úmidas e áreas altas. Mede entre 28 e 30 cm de comprimento e possui uma plumagem colorida que se destaca por mostrar o vermelho, o verde e o amarelo, e por ter um capuz preto característico na cabeça. Trata-se de uma espécie que é muito pouco estudada, mas presume-se que sua biologia é similar ao restante dos Psittaciformes.

Tipos de papagaios grandes

Fechamos os tipos de papagaios classificados por tamanho com os maiores de todos. As espécies mais populares são essas:

Arara-azul-grande ou arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

Pertence a superfamília Psittacoidea (família Psittacidae, subfamília Arinae), é nativa do Brasil, Bolívia e Paraguai, e é uma espécie de papagaio grande que habita matas e florestas. Pode chegar a medir mais de um metro de comprimento, sendo a maior espécie de arara. Trata-se de uma espécie muito chamativa não apenas por seu tamanho e sua cauda com penas muito longas, mas também por sua cor azul com detalhes amarelos ao redor dos olhos e no bico. Está classificada como “Vulnerável” devido à perda de seu habitat e ao comércio ilegal, além de se tratar de uma espécie cujo ciclo biológico é muito longo, pois alcança a idade reprodutiva aos 7 anos.

Tanto por sua beleza como por sua inteligência, a arara-azul é outro dos tipos de papagaios domésticos mais procurados. No entanto, devemos lembrar que se trata de uma espécie vulnerável, por isso deveria viver em liberdade.

Araracanga (Ara macao)

Espécie da superfamília Psittacoidea (família Psittacidae, subfamília Arinae), atinge mais de 90 cm de comprimento incluindo sua cauda, que possui penas longas, sendo um dos maiores papagaios que existem. Habita matas tropicais, florestas, montanhas e áreas de planície do México ao Brasil. É muito comum ver bandos de mais de 30 indivíduos que chamam a atenção por sua plumagem vermelha com asas com detalhes azuis e amarelos.

Arara verde (Ara militaris)

Essa é uma arara um pouco menor que as outras, também incluída dentro da superfamília Psittacoidea (família Psittacidae, subfamília Arinae), e que atinge cerca de 70 cm de comprimento. É uma espécie que se estende do México até a Argentina e ocupa matas em bom estado de conservação, por isso é utilizada como bioindicador da saúde e qualidade dos ambientes que ocupa, pois tende a desaparecer de habitats degradados. Está classificada como “Vulnerável” devido à perda de seu habitat. Sua plumagem é verde no corpo, com um detalhe vermelho na testa.

Tipos de papagaios que falam

No mundo das aves, existem muitas ordens com espécies que possuem a capacidade de imitar a voz humana e de aprender, memorizar e repetir palavras e frases elaboradas. Dentro desse grupo existem muitas espécies de papagaios que possuem uma inteligência acentuada e que são capazes de interagir com pessoas, pois com isso podem aprender até frases e, inclusive, associá-las com um significado. Veremos alguns dos tipos de papagaios que falam a seguir.

Papagaio do congo ou cinzento (Psittacus erithacus)

Espécie da superfamília Psittacoidea (família Psittacidae, subfamília Psittacinae), nativa da África que habita em matas e savanas úmidas. Mede aproximadamente entre 30 e 40 cm de comprimento e é muito chamativo pela sua plumagem cinza com vermelho nas penas da cauda. Trata-se de uma espécie muito sensível ao seu ambiente e é, por excelência, a espécie de papagaio falante. Possui uma imensa capacidade de aprender palavras e memorizá-las, além disso, possui uma inteligência comparável à de uma criança pequena.

Precisamente por causa de sua inteligência e capacidade de aprendizagem, o papagaio do congo é outro dos tipos de papagaios domésticos mais populares em todo o mundo. Novamente, destacamos a importância de deixar esses animais livres para que possam voar e se exercitar. Da mesma forma, incentivamos você a refletir sobre a posse de aves antes de prosseguir com a adoção devido a todas as características que mencionamos anteriormente.

Papagaio de fronte azul ou papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)

Nativo da América do Sul, essa espécie de papagaio pertence à superfamília Psittacoidea (família Psittacidae, subfamília Arinae), habita áreas de florestas e matas, incluindo áreas periurbanas e áreas de plantações da Bolívia até Argentina. É uma espécie de vida muito longa, tendo registros de indivíduos de até 90 anos. Possui um tamanho de cerca de 35 cm e uma plumagem característica na testa com penas azuis. Muito popular devido à sua capacidade de reproduzir a voz humana e pode aprender um número elevado de palavras e frases longas.

Papagaio ecletus (Eclectus roratus)

Espécie que é distribuída nas Ilhas Salomão, ilhas da Indonésia, Nova Guiné e Austrália, onde ocupa matas e florestas exuberantes e áreas montanhosas. Está incluída na superfamília Psittacoidea (família Psittaculidae, subfamília Psittaculinae). Mede entre 30 e 40 cm e possui um dimorfismo sexual muito acentuado, pois o macho e a fêmea diferem no fato de que esta última possui o corpo todo vermelho com detalhes em azul e o bico preto, enquanto o macho é de cor verde e seu bico é amarelo. Quando descobriram essa espécie, isso os levou a pensar que se tratava de duas espécies diferentes. Essa espécie, assim como as anteriores, também é capaz de reproduzir a voz humana, embora precise de mais tempo para aprender.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de papagaios – Características, nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • del Valle, C. M. (2008). Introducción a la biología y ecología de las psitácidas neotropicales. In Memorias de la Conferencia interna en medicina y aprovechamiento de fauna silvestre, exótica y no convencional, 4, No. 1, pp. 4-6.
  • Igag, P., Mack, A. L., Legge, S., & Heinsohn, R. (2019). Breeding biology of three large, sympatric rainforest parrots in New Guinea: Palm Cockatoo, Pesquet’s Parrot and Eclectus Parrot. Emu-Austral Ornithology, 119(3), 196-204.
  • Joseph, L., Toon, A., Schirtzinger, E. E., Wright, T. F., & Schodde, R. (2012). A revised nomenclature and classification for family-group taxa of parrots (Psittaciformes). Zootaxa, 3205(2), 26-40.
  • Renton, K., Salinas-Melgoza, A., De Labra-Hernández, M. Á., & de la Parra-Martínez, S. M. (2015). Resource requirements of parrots: nest site selectivity and dietary plasticity of Psittaciformes. Journal of Ornithology, 156(1), 73-90.