Tipos de Husky realmente existem?

Tipos de Husky realmente existem?

As características físicas e comportamentais do Husky Siberiano, também conhecido como "Siberian Husky", fizeram dele um dos cachorros mais populares e amados dos últimos tempos. A combinação de sua pelagem, a cor dos olhos, o porte imponente e a pelagem espessa, somados à personalidade carinhosa e brincalhona, transformam a raça em uma excelente companhia para os seres humanos.

Embora tenha se desenvolvido nas áreas árticas da Rússia, o Husky mostra uma boa adaptação a climas temperados, ao contrário de outras raças de cães nórdicos, como o malamute do Alasca. No entanto, é muito comum que algumas pessoas se perguntem se realmente existem tipos de Husky. Você também? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar tudo e também mostrar algumas raças semelhantes.

Quantos tipos de Husky existem?

De forma equivocada, sob o termo "Husky", algumas pessoas costumam agrupar diferentes raças de cachorros nórdicos, como o Husky Siberiano, o Malamute do Alasca ou o Samoiedo. No entanto, se você consultar as federações caninas mais importantes, como a Federação Internacional de Cinologia (FCI), o American Kennel Club (AKC) ou o The Kennel Club (KC), pode notar rapidamente que não existem tipos diferentes de Husky, pois de fato há apenas uma raça admitida com esse nome, o Husky Siberiano ou "Siberian Husky".

Portanto, não é correto falar sobre diferentes tipos de Husky para se referir a outros tipos de cães nórdicos, da neve ou de trenó, nem sobre as características que o Husky pode mostrar, como as diferentes cores da pelagem, dos olhos ou tamanhos.

Características do Husky Siberiano

O Husky Siberiano é um cachorro originário da Rússia, onde era criado desde os tempos antigos por uma tribo chamada Chukchi. Desde essa época, era usado para puxar trenós, pastorear e também como animal de companhia. A partir de 1900, ele ganhou popularidade na América do Norte e começou a ser criado no Alasca para realizar tarefas semelhantes.

O padrão da raça afirma que o Husky Siberiano é um cachorro médio e musculoso, mas leve e ágil. Os machos medem entre 53 e 60 cm até a cruz, enquanto as fêmeas atingem cerca de 50 a 56 cm até a cruz. Os olhos são amendoados e podem ser azuis ou marrons, e alguns cachorros também apresentam heterocromia, ou seja, cachorros com olhos de cores diferentes. Quanto à pelagem, é de comprimento médio, mas densa, macia e dupla, de modo que a camada interna desaparece durante a troca de pelo. A cor varia de preto a branco, ou em tons bicolores com padrões específicos da raça.

Mais uma das características do Husky Siberiano é o seu comportamento amigável. Embora a personalidade de qualquer cachorro se desenvolva de acordo com a criação, o Husky é, em geral, naturalmente gentil, brincalhão e até um pouco travesso, porque a raça é popular por tentar escapar. Essa disposição amigável o torna um bom cachorro de companhia e adequado para famílias com crianças.

Saiba mais sobre as características e cuidados com o Husky nesse vídeo do YouTube:

Cachorro parecido com Husky

Como já mencionamos, não existem vários tipos de Husky, apenas os siberianos. No entanto, existem várias raças que geralmente são confundidas com eles. Às vezes, elas são agrupadas sob o nome de "Husky do Alasca", para fazer referência a todos os cachorros criados no Alasca encarregados de trenós e outras tarefas na neve.

Conheça, a seguir, alguns exemplares de cachorro parecido com Husky:

Husky Malamute

Não é correto falar Husky Malamute, e sim "Alaskan Malamute" ou Malamute do Alasca. Esta é uma das raças de cachorros mais antigas do planeta, pois suspeita-se que seus ancestrais já eram criados pelos homens do Paleolítico. O nome vem de uma tribo nômade Inuit, chamada "mahlemiut".

Como você deve ter notado, o Malamute do Alasca não é um tipo de Husky, no entanto, o American Kennel Club reconhece que essas raças são "primas", embora haja certas diferenças entre o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca. O Husky do Alasca é um cachorro forte, capaz de participar de competições de trenó. Tem uma pelagem grossa e áspera que varia entre combinações de tons vermelhos, cinzas ou pretos, além de exemplares completamente brancos.

Malamute vs Husky, veja mais sobre as diferenças dessas raças de cachorro no nosso vídeo no YouTube:

Husky com Labrador

Não existe um cachorro reconhecido como Husky Labrador, na verdade, nenhuma das federações caninas mencionadas acima reconhece essa suposta raça. No entanto, é muito provável que o termo se refira a cachorros mestiços resultantes do cruzamento de um Husky com Labrador.

Seria, portanto, o resultado do cruzamento entre uma raça canina criada no norte do Canadá e cachorros Husky, e existe até a possibilidade de ser cruzada com os Pastores Alemães.

Samoiedo

Outra raça frequentemente confundida com um dos "tipos de husky" é o Samoiedo. É um cachorro originário da Rússia e da Sibéria, onde recebeu o nome de uma tribo semi-nômade da Ásia. No entanto, não é um tipo de Huksy, mas é uma raça reconhecida. Nos tempos antigos, o Samoiedo era usado como caçador, cão de guarda e para manter as pessoas quentes durante as noites de inverno. O Samoiedo é um cachorro de tamanho médio, com uma expressão afável. Possui uma pelagem polar abundante, denso e de dupla camada. Seu pelo é completamente branco, com tons de creme em alguns cachorros.

Saiba mais sobre essa raça de cachorro no nosso vídeo no YouTube:

Pomsky

O Pomsky, também chamado de Mini Husky, ainda não é reconhecido por nenhuma federação canina, pois é o resultado do cruzamento de um Husky Siberiano e Lulu da Pomerânia. No entanto, existe a International Pomsky Association, um clube canino destinado a determinar o padrão da raça.

Este cruzamento é popular nos Estados Unidos e geralmente é chamado de "Husky", mas como mencionamos, há apenas uma raça reconhecida desse tipo de cachorro. O pomsky é, geralmente, médio e pesa entre 7 e 14 quilos. A aparência é a de um siberiano em miniatura, um tanto infantil, com olhos azuis e pelo bicolor.

Cão Esquimó Canadense

O Cão Esquimó Canadense, conhecido em inglês como "Cão Esquimó", é outra raça comumente confundida. Também é equivocadamente conhecido como "Husky Inuit", no entanto, também não é um tipo de husky. Esta raça, criada no Canadá, tem uma linha genética completamente diferente. Era utilizado como ajudante de caça ou para transportar cargas de até 15 quilos. É um cachorro de tamanho médio, com uma aparência poderosa e forte. Tem uma pelagem duplamente densa e dura, que aparece em cores brancas com vermelho, cinza ou marrom claro.

Outras raças de cachorro fruto de cruzamento

Existem outras variedades caninas que frequentemente são confundidas com tipos de Husky mas são, na realidade, cruzamentos entre várias raças, cujo resultado não foi aceito pelos padrões da FCI, TKC ou AKC. Algumas dessas raças de cachorro são:

  • Tamaskan: cruzamento do Husky Siberiano, Malamute do Alasca e Pastor Alemão.
  • Chusky: cruzamento entre Chow-Chow e Husky.
  • Husky do rio Mackenzie: cruzamento entre cachorros de trenó provenientes do Alasca com São Bernardo.

Veja nesse vídeo no YouTube 10 coisas que você não sabia sobre o Husky Siberiano:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de Husky realmente existem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • FCI. (24.01.2000 / ES). Estándar-FCI N° 270 HUSKY SIBERIANO (Siberian Husky) . 19.08.2019, de FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE (AISBL) Sitio web: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/270g05-es.pdf
  • AKC. (09.10.1990). Siberian Husky. 19.08.2019, de American Kennel Club Sitio web: https://www.akc.org/dog-breeds/siberian-husky/
  • TKC. Siberian Husky. 19.08.2019, de The Kennel Club Sitio web: https://www.thekennelclub.org.uk/services/public/breed/display.aspx?id=5141
  • IPA. Pomsky Breed Standard. 19.08.2019, de International Pomsky Association Sitio web: http://internationalpomskyassociation.com/about-pomskies/breed-standard/
  • AKC. (29.09.1993). Official Standard of the Samoyed. 19.08.2019, de American Kennel Club Sitio web: https://www.akc.org/dog-breeds/samoyed/
  • AKC. (12.05.1994). Official Standard of the Alaskan Malamute. 19.08.2019, de American Kennel Club Sitio web: https://www.akc.org/dog-breeds/alaskan-malamute/
  • Labrador Husky. 19.08.2019, de Pet Guide Sitio web: https://www.petguide.com/breeds/dog/labrador-husky/
  • FCI. (09.06.1999 / ES). Estándar-FCI N° 243 MALAMUTE DE ALASKA (Alaskan Malamute). 19.08.2019, de FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE (AISBL) Sitio web: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/243g05-es.pdf