Tipos de gatos siameses

Tipos de gatos siameses

Os gatos siameses são provenientes do antigo reino de Sião (a atual Tailândia) e, antigamente dizia-se que apenas a realeza podia ter esta raça felina. Felizmente, nos dias de hoje, qualquer amante dos gatos pode desfrutar deste excelente e bonito pet.

De fato, apenas existem dois tipos de gatos siameses: o gato siamês moderno e o chamado thai, o tipo antigo de onde provêm os siameses atuais. Este último tinha como principal caraterística ser de cor branca (cor sagrada em Sião) e ter a cara levemente mais redonda. O seu corpo era ligeiramente mais compacto e redondo.

No PeritoAnimal vamos informá-lo sobre os diferentes tipos de gatos siameses e thais atuais.

Os siameses e o seu caráter

Uma caraterística física comum nos gatos siameses é a espetacular cor azul brilhante dos seus olhos.

Outras caraterísticas relevantes nos gatos siameses são o quão limpos são e o quão carinhosos demonstram ser com as pessoas à sua volta. São inclusive bastante pacientes e proativos com as crianças.

Conheci um casal que tinha um gato siamês como pet e eles me contavam que as suas filhas vestiam o gato com vestidos e chapéus de boneca, para além de o passearem em um carrinho de bebê de brincar. Às vezes também passeavam o gato sentado ao volante de um camião de plástico de brincar. Com isto quero dizer que os siameses são realmente pacientes com crianças, para além de amáveis com elas, algo que não conseguimos ver em outras raças de gato.

Tipos de cor dos gatos siameses

Atualmente os gatos siameses distinguem-se pela sua cor, uma vez que a sua morfologia é muito idêntica. O seu corpo é bonito, de porte elegante e elástico, apesar de ter uma constituição musculada bem definida que os torna muito ágeis.

As cores do seu pelo podem variar do branco creme ao cinza marrom escuro, mas sempre com uma particularidade muito especial na sua cara, orelhas, patas e cauda, que os torna muito diferentes de outras raças felinas. Nas zonas corporais mencionadas a sua temperatura corporal é menor, e nos gatos siameses o pelo dessas partes é muito mais escuro, quase preto ou claramente preto, o qual em conjunto com o caraterístico azul dos seus olhos os define e diferencia nitidamente de outras raças.

De seguida, vamos falar das diversas colorações dos gatos siameses.

Gatos siameses claros

  • Lilac pont, é o gato siamês de coloração cinza claro. É um tom muito bonito e comum, mas deve se ter em conta que os gatos siameses escurecem a sua tonalidade com a idade.
  • Cream point, é o pelo de cor creme ou leve alaranjado. A cor creme ou marfim é mais comum que o alaranjado. Muitos filhotes são muito branquinhos ao nascerem, mas em apenas três meses mudam a sua coloração.
  • Chocolate point, é o siamês de cor marrom claro.

Gatos siameses escuros

  • Seal point, é o gato siamês de cor marrom escuro.
  • Blue point, chama-se assim aos gatos siameses de pelo cinza escuro.
  • Red point, são os gatos siameses de coloração alaranjada escuro. É uma cor pouco habitual entre os siameses.

Variantes das cores padrão

Existem mais dois tipos de variações entre os gatos siameses:

  • Tabby point. Recebem este nome os gatos siameses que apresentam um padrão malhado, mas que têm como base as cores referidas anteriormente.
  • Tortie point. Os gatos siameses com manchas avermelhadas recebem este nome, precisamente por esta coloração se assemelhar às escamas de uma tartaruga.

Você adotou recentemente um gato siamês? Veja a nossa lista de nomes para gatos siameses.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de gatos siameses, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.