Tipos de galinhas e seus tamanhos

Tipos de galinhas e seus tamanhos

Estima-se que a domesticação da galinha pelo ser humano tenha começado há uns 7 mil anos. No Brasil, sabe-se que algumas das raças mais conhecidas chegaram com os portugueses, cruzaram e deram origem às raças de galinhas naturalizadas brasileiras. Apesar da grande variedade de aves descritas em registros dos primeiros contatos com as Américas, ao que tudo indica, os sul-americanos nativos não conheciam essas aves domésticas. Ou seja, elas vieram com os colonizadores e foram inseridas nas tribos, que as incorporaram à sua rotina.

No caso do Brasil, além das galinhas domésticas (Gallus galuus domésticos), de origem europeia, os portugueses também trouxeram a Galinha D'Angola (Numida Meleagrides), que é uma espécie de galinha semi-doméstica nativa da África, que se adaptou muito bem às nossas terras. Fato é que hoje, no Brasil e no mundo, a variedade de galinhas é imensa e suas peculiaridades também. Quer ver? Neste artigo do PeritoAnimal reunimos informações sobre 28 tipos de galinhas e seus tamanhos e características únicas.

A galinha (Gallus gallus domesticus)

Ainda que haja outras espécies que também sejam chamadas de galinhas e galos, como a Galinha D'Angola (Numida Meleagrides), bem conhecida no Brasil, as galinhas domésticas são todas aquelas que pertencem à espécie Gallus gallus domesticus, da família dos Galliformes. Com exceção da Galinha D'Angola, todas as que citaremos a seguir pertencem à mesma espécie e são de raças de galinhas diferentes. Por isso, confira os tipos de galinhas e seus tamanhos:

Tipos de galinhas grandes

Segundo a classificação do PeritoAnimal, os tipos de galinhas grandes são aquelas raças que pesam mais do que 3 kg quando adultas. Confira alguma delas:

Galo índio gigante

Nessa lista de tipos de galinhas grandes, o galo índio gigante é, de longe, o maior, chegando a pesar até 8kg em alguns casos excepcionais. Para que ele seja considerado um galo índio gigante, de acordo com os padrões da raça, ele precisa medir ao menos 105 cm e 4,5kg quando adulto. Esse nome faz alusão ao macho, mas também é uma raça de galinha brasileira. Trata-se de um cruzamento de galos de rinha com galinhas caipiras.

Imagem: Reprodução/healty.guzelduvaryazilari.com

Galinha pinta asturiana

É uma subespécie da galinha doméstica reconhecida pela sua plumagem manchadinha de branco e preto.

Imagem: Hector, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36322014

Galinha Menorquina

Essa raça espanhola é reconhecida pelo seu porte grande, uma das maiores entre as raças mediterrâneas. Seu nome é homônimo à sua origem, a ilha de Menorca, na Espanha. Ela é visualmente reconhecida pela plumagem toda preta e uma manchinha branca na cara.

Galinha Rhode Island

Esta galinha, como o seu nome sugere, vem dos Estados Unidos e, mais especificamente, de Rhode Island. Sua crista pode ser simples ou ondulada, seus olhos são avermelhados e o papo é vermelho. Sua plumagem mais comum é de uma cor vermelha intensa. Um galo pesa idealmente cerca de 4 kg, enquanto a galinha cerca de 3 kg.

Galinha Sussex

Originária da Inglaterra, a galinha Sussex tem uma crista simples, papo vermelho, que lembra o vermelho alaranjado dos seus olhos. A sua cor de pele é branca, os seu torso é cor de carne e ela se distingue pela sua impressionante variedade de plumagem, que pode aparecer nos seguintes tons: branco arminhado com preto, tricolor, cinza prateado, branco, vermelho arminhado com preto, fulvo arminhado com preto e arminhado dourado com prata. Os galos Sussex pesam cerca de 4,1 kg enquanto as galinhas pesam pelo menos 3,2 kg.

Galinha Marans

O corpo da galinha Marans é alongado, robusto, retangular, de tamanho médio e a sua plumagem é rente ao corpo. Ela também é reconhecida graças à cor branca e rosada do seu torso com penas no exterior. A França é o seu país de origem.

Galinha Australorp

De origem australiana, esse é um dos tipos de galinha que chama atenção pela plumagem lustrosa, quase com reflexos metálicos em algumas cores e bem rente ao corpo. Os galos Australorps podem ser altos e podem pesar até 3,5kg.

Galinha Wyandotte

É uma galinha poedeira nativa dos Estados Unidos que tem essa crista ondulada, fina e perolada e papo vermelho. Suas cores são muito variadas e os galos podem chegar a pesar até 3,9kg.

Gigante Negra de Jersey

A galinha gigante Negra de Jersey tem origem em New Jersey, cidade dos Estados Unidos. Na verdade, também podem ser encontradas na cor branca. Os galos podem atingir os 5,5kg, enquanto as galinhas chegam aos 4,5kg. São capazes de produzir entre 250 e 290 ovos por ano e vivem de 6 a 8 anos, em média.

Imagem: criandogalinhas.com

Tipos de galinhas médias

Os tipos de galinhas seguir não costumam ultrapassar os 3kg:

Galinha Canela-Preta

Essa raça de galinha caipira comum no Nordeste brasileiro, principalmente no Piauí, caracteriza-se principalmente pela ausência de pelos nas canelas e pele escurecida, que determinam o seu nome. As penas do corpo são pretas, enquanto a região do pescoço pode variar entre branco, preto ou dourado.

Considera-se que as raças de galinhas nativas estejam em risco de desaparecimento devido à criação de linhagens otimizadas para o mercado, a galinha Canela-Preta é uma delas.

Imagem: Reprodução/AGERP

Galinha Barbuda do Catolé

Essa raça de galinha caipira brasileira teve o seu primeiro reconhecimento no estado da Bahia. Até a data de conclusão deste artigo sua definição fenotipica segue em desenvolvimento, por isso, na maioria das vezes ela costuma ser chamada apenas de galinha caipira.

Galinha castelhana negra

Essa raça espanhola de galinha é considerada pura e tem subespécies. Sua principal característica é a plumagem toda preta.

Imagem: Reprodução/Wikipedia

Galinha Araucana

De porte médio e encontradas em cores sólidas ou misturadas, essa é uma raça de origem chilena, reconhecida pela sua aparência vistosa e penas que se arrepiam na região do pescoço e bochecha.

Galinha Alemã Imperial

Imponente, essa galinha de origem alemã pode ser avistada em muitas cores, sólidas ou misturadas, do branco ao preto, sendo que nos machos a crista sempre é rosada.

Galinha Vorwek

Essa raça de galinha alemã é o resultado de um cruzamento entre a galinha Lakenvelder, a galinha Orpington, a galinha Ramelsloher e a galinha Andaluza. Pesa cerca de 2 a 2,5 kg, enquanto o peso ideal do galo é de cerca de 2,5 a 3 kg. Ela tem essa única crista, vermelha, arredondada e papo branco que permite que a sua face vermelha e penugenta se destaque e brilhe. Seus olhos são caracterizados por sua íris vermelha alaranjada, seu bico é de tamanho médio e seu pescoço tem tamanho médio com tons de camelo.

Imagem: Reprodução/fermedebeumont.com

Galinha andaluza azul britânica

Essa é uma raça híbrida, resultado do cruzamento da raça Andaluza com a Menorquina, que foi desenvolvida na Inglaterra. Sua plumagem azulada com nuances pretos é uma de suas características mais marcantes.

Galinha appenzeller

As plumas arrebitadas sobre a cabeça dessa galinha de origem suíça são uma de suas características mais marcantes, além das variedades que têm a plumagem pintadinha em combinações das cores preta, prateada, dourada ou azulada.

Galinha Ayam Cemani

Essa raça de galinha nativa de indonésia é considerada rara. Sua aparência é inconfundível: ela é absolutamente preta da cabeça aos pés.

Galinha Faverolles

Esse raça de galinha de origem alemã se destaca pelo colarinho bem plumoso e o porte imponente. Nas versões grandes cores variam do preto ao salmão, com nuances brancas.

Tipos de galinhas pequenas

Galinha Peloco

Essa é uma raça de galinha brasileira, nativa da Bahia, que vive mais como galinha caipira. O estudos sobre essa raça são relativamente recentes e não há um consenso sobre as suas características fenotípicas, mas destaca-se a adaptação da Peloco ao clima quente da região, que não é suportado por todas as raças, e o seu baixo peso em relação à galinhas que são comercializadas, por exemplo. Neste post do PeritoAnimal explicamos porque a galinha não voa.

Galinha sebright

A galinha sebright foi desenvolvida em 1800 na Grã Bretanha e chama atenção pela sua plumagem contornada pela cor preta, que lembra um mosaico. Pequena, uma galinha sebright não ultrapassa os 700 g.

Galinha D'Angola

A galinha-d'angola (Numida Meleagrides) ou Galinha-da Guiné é uma espécie nativa da África que também foi trazida pelos europeus ao Brasil durante a invasão portuguesa, não se sabe se ela já habitava o país anteriormente ou não. Diferente de outras espécies citadas dentre os tipos de galinhas, elas não são consideradas galinhas domésticas, mas sim semi-domésticas. Na verdade, ela é um parente distante do faisão. Sua coloração varia entre branco, cinza-claro e roxo-claro. Elas são animais monógamos, vivem em casais para se reproduzirem e pesam cerca de 1,3 kg.

Tipos de galinhas anãs

Muitas raças de galinhas também existem em versão miniatura ou anã. Das raças que citamos neste artigo, as que também têm parentes anãs são:

  • Galinha alemã imperial anã
  • Galinha andaluza anã
  • Galinha faverolles anã
  • Galinha Rhode Island anã
  • Galinha sussex anã
  • Galinha vorwerk anã
  • Galinha wyandotte anã

Agora que você já conhece as raças de galinhas e os tipos, te perguntamos: você cuida de uma galinha? Sugerimos como inspiração essa lista de nomes para galinhas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de galinhas e seus tamanhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • VANDER VELDEN, Felipe Ferreira. As galinhas incontáveis. Tupis, europeus e aves domésticas na conquista no Brasil. Journal de la Société des Américanistes, v. 98, n. 98-2, p. 97-104, 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/jsa/12350/>. Acesso em 26 de fevereiro de 2020.
  • FABICHAK, Irineu. Criação de galinha d’angola. NBL Editora, 1997.
  • FRANCESCH VIDAL, Amadeu. Gallinas de Raza. 2006.
  • ALMEIDA, E. C. J. et al. Características físicas de ovos de galinhas nativas comparadas a linhagem de postura. Archivos de zootecnia, v. 68, n. 261, p. 82-87, 2019. Disponível em: <https://www.universidaddecordoba.eu/ucopress/az/index.php/az/article/view/3943/>. Acesso em 04 de março de 2020.
  • CARVALHO, D. A. et al. Padrão racial fenotípico de galinhas brasileiras da raça Canela-Preta. Archivos de zootecnia, v. 66, n. 254, p. 195-202, 2017. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/495/49553570006.pdf/>. Acesso em 04 de março de 2020.
  • DE JESUS ALMEIDA, Eva Clícia et al. Características de carcaça de galinha naturalizada Peloco comparada a linhagens de frango caipira. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 48, n. 11, p. 1517-1523, 2014. Disponível em: <http://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/17696/>. Acesso em 04 de março de 2020.