Tipos de dinossauros voadores - Nomes e imagens

Tipos de dinossauros voadores - Nomes e imagens

Os dinossauros foram os animais dominantes durante o mesozóico. Ao longo desta era, eles se diversificaram enormemente e se espalharam por todo o planeta. Alguns deles ousaram colonizar o ar, dando origem a diferentes tipos de dinossauros voadores e, finalmente, às aves.

No entanto, os enormes animais voadores comumente chamados de dinossauros, não são dinossauros de fato, e sim outros tipos de répteis voadores. Deseja saber mais? Não perca este artigo do PeritoAnimal sobre os tipos de dinossauros voadores: nomes e imagens.

Classes de dinossauros voadores

Durante o Mesozóico, muitos tipos de dinossauros povoaram o planeta inteiro, tornando-se os vertebrados dominantes. Podemos agrupar esses animais em duas ordens:

  • Ornitísquios (Ornitischia): são conhecidos como os dinossauros com “quadril de ave”, pois o ramo púbico de sua estrutura pélvica era orientado na direção caudal (em direção à cauda), como ocorre nas aves atuais. Esses dinossauros eram herbívoros e muito numerosos. Sua distribuição era mundial, mas eles desapareceram no limite entre o Cretáceo e o Terciário.
  • Saurísquios (Saurischia): são os dinossauros com "quadril de lagarto". O ramo pubiano dos saurísquios tinha uma orientação cranial, como ocorre nos répteis modernos. Esta ordem inclui todos os tipos de dinossauros carnívoros e também muitos herbívoros. Embora a maioria deles tenha sido extinta no limite entre o Cretáceo e o Terciário, alguns sobreviveram: as aves ou dinossauros voadores.

Entre nesse artigo para saber como os dinossauros foram extintos.

Características dos dinossauros voadores

O desenvolvimento da capacidade de voo nos dinossauros foi um processo lento durante o qual emergiram as adaptações das aves atuais. Em ordem cronológica de aparecimento, estas são as características dos dinossauros voadores:

  • Três dedos: mãos com apenas três dedos funcionais e ossos pneumáticos, que são muito mais leves. Esses recursos surgiram há cerca de 230 milhões de anos, na subordem Theropoda.
  • Punhos giratórios: graças a um osso em forma de meia lua. O conhecido Velociraptor tinha essa característica, o que lhe permitia caçar presas com um golpe de braço.
  • Penas (e mais): reversão do primeiro dedo do pé, braços longos, redução do número de vértebras, cauda curta e aparecimento de penas. Os representantes desse estágio podiam planar e, talvez, até bater as asas para um voo rápido.
  • Osso coracoide: aparecimento do osso coracoide (que une o ombro ao tórax), vértebras caudais fundidas para formar a cauda das aves, ou pigóstilo, e pés preênseis. Os dinossauros que possuíam essas características eram arborícolas e tinham um poderoso golpe de asas para voar.
  • Osso álula: aparecimento da álula, o osso resultante da fusão dos dedos atrofiados. Esse osso melhorou a capacidade de manobra durante o vôo.
  • Cauda, costas e esterno curtos: encurtamento da cauda e das costas, e esterno em quilha. São as características que deram origem ao vôo moderno das aves.

Tipos de dinossauros voadores

Os dinossauros voadores incluíram e incluem (no caso, as aves) animais carnívoros, bem como muitos tipos de dinossauros herbívoros e onívoros. Agora que você conhece as características que, pouco a pouco, deram origem às aves, vamos ver alguns tipos de dinossauros voadores ou aves primitivas:

Archaeopteryx

É um gênero de aves primitivas que viveram durante o Jurássico Superior, há cerca de 150 milhões de anos. Eles são considerados uma forma de transição entre os dinossauros que não voavam e as aves de hoje. Não mediam mais que meio metro de comprimento, e suas asas eram longas e emplumadas. No entanto, acredita-se que eles só conseguiam planar e podem ter sido escaladores de árvores.

Iberomesornis

Um dinossauro voador que viveu durante o Cretáceo, há cerca de 125 milhões de anos. Não tinha mais de 15 centímetros de comprimento, possuía pés preênseis, pigóstilo e coracóides. Seus fósseis foram encontrados na Espanha.

Ichthyornis

Foi uma das primeiras aves com dentes descobertas, e Charles Darwin a considerou como uma das melhores provas da teoria da evolução. Esses dinossauros voadores viveram há 90 milhões de anos, e tinham cerca de 43 centímetros de envergadura alar. Externamente, eles eram muito semelhantes às gaivotas de hoje.

Diferenças entre os dinossauros e pterossauros

Como você pode ver, os tipos de dinossauros voadores não tinham nada a ver com aquilo que você provavelmente imaginou. Isso porque os grandes répteis voadores do Mesozóico não eram realmente dinossauros, mas sim pterossauros, mas por quê? Estas são as principais diferenças entre os dois:

  • As asas: as asas dos pterossauros eram expansões membranosas que ligavam seu quarto dedo aos membros posteriores. No entanto, as asas dos dinossauros voadores ou aves são os membros anteriores modificados, ou seja, são ósseas.
  • As extremidades: os dinossauros tinha os membros localizados sob o corpo, suportando todo o seu peso e permitindo que eles mantivessem uma postura rígida. Enquanto isso, os pterossauros tinham seus membros estendidos para ambos os lados do corpo. Essa diferença se deve ao fato de a pelve ser muito diferente em cada grupo.

Tipos de pterossauros

Os pterossauros, equivocadamente conhecidos como dinossauros voadores, eram na verdade outro tipo de réptil que coexistia com verdadeiros dinossauros durante o Mesozóico. Como muitas famílias de pterossauros são conhecidas, veremos apenas alguns dos gêneros mais importantes:

Pterodáctilos

Os tipos mais conhecidos de répteis voadores são os pterodáctilos (Pterodactylus), um gênero de pterossauros carnívoros que se alimentavam de pequenos animais. Como a maioria dos pterossauros, os pterodáctilos tinham uma crista na cabeça que provavelmente era uma reivindicação sexual.

Quetzalcoatlus

Os enormes Quetzalcoatlus são um gênero de pterossauros pertencentes à família Azhdarchidae. Esta família inclui os maiores tipos conhecidos de "dinossauros" voadores.

Os Quetzalcoatlus, assim chamados em homenagem a uma divindade asteca, podiam atingir uma envergadura de asa de 10 a 11 metros e provavelmente eram predadores. Acredita-se que eram adaptados à vida terrestre e à locomoção quadrúpede.

Rhamphorhynchus

O ranforrinco era um pterossauro relativamente pequeno, com quase dois metros de envergadura nas asas. Seu nome significa "focinho com bico", e se deve ao fato de ter um focinho terminado em bico com dentes no ápice. Embora sua característica mais marcante tenha sido sem dúvida a cauda longa, frequentemente representada no cinema.

Outros exemplos de pterossauros

Outros tipos de “dinossauros voadores” incluem os seguintes gêneros:

  • Preondactylus
  • Dimorphodon
  • Campylognathoides
  • Anurognathus
  • Pteranodon
  • Arambourgiana
  • Nyctosaurus
  • Ludodactylus
  • Mesadactylus
  • Sordes
  • Ardeadactylus
  • Campylognathoides

Agora que você já conhece todos os tipos de dinossauros voadores que existem, pode ser que também se interesse por este outro artigo do PeritoAnimal sobre animais marinhos pré-históricos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de dinossauros voadores - Nomes e imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Jiménez, E. & Civis, J. (2003): Los vertebrados fósiles en la historia de la vida. Excavación, estudio y patrimonio. Ediciones Univ. Salamanca.
  • Brusatte, S. L. (2012): Dinosaur Paleobiology. Wiley-Blackwell.
  • Benton, M. J. (2004): Vertebrate paleontology. Blackwell Publishers.
  • Naish, D., Martill, D. M. (2003): Pterosaurs: a successful invasion of prehistoric skies. Biologist, 50 (5), pp. 213-6.