Tipos de Cocker Spaniel

Tipos de Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel é, sem dúvidas, uma das raças de cachorro mais conhecidas no mundo todo. Esse é um cachorro muito popular, sendo que os primeiros exemplares têm origem na Península Ibérica.

Embora muitos possam pensar que o Cocker Spaniel é um único tipo de cachorro, a verdade é que existem diferentes tipos de Cocker Spaniel. Você já ouviu falar do Cocker Spaniel Inglês e do Cocker Spaniel Americano? E sabia que também existem diferenças gerais dependendo da principal tarefa que é atribuída a esses cachorros? A seguir, no PeritoAnimal, vamos explicar quantos tipos de Cocker Spaniel existem, bem como as principais características de cada um deles.

Características do Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel tem uma longa história que remonta ao início do século XIV. Especificamente, é um cachorro originário da Espanha, onde os caçadores o valorizavam muito por suas habilidades como coletor de aves. Atualmente, esse nome é confuso, porque o que antes era conhecido somente como Cocker Spaniel, atualmente evoluiu para duas raças diferentes, o Spaniel Inglês e o Americano, os quais detalharemos mais tarde. Desta forma, podemos concluir que os tipos atuais de Cocker Spaniel descendem do antigo Cocker Spaniel.

Em geral, eles são cachorros de caráter afável. Embora às vezes sejam considerados antissociais, isso não é nada comum para eles. São animais amigáveis, delicados e animados, muito alegres e incrivelmente inteligentes. São considerados cachorros de tamanho médio, pesando em média 11-12 kg, com uma altura na cernelha de 36 a 38 centímetros. Seu corpo é compacto e apresenta uma musculatura bem desenvolvida.

Quantos tipos de Cocker Spaniel existem?

Como dissemos no início do artigo, não existe uma única raça de Cocker Spaniel. Hoje, existem dois tipos de Cocker Spaniel, que constituem duas raças caninas completamente diferentes:

  • Cocker Spaniel Inglês
  • Cocker Spaniel Americano

Assim, embora ambas possuam as características comuns já mencionadas, cada uma das raças possui suas peculiaridades. Nós vamos vê-las nas seções a seguir.

Cocker Spaniel Inglês

Os primeiros cachorros da raça Cocker eram originários da Espanha, onde eram muito valorizados como cães de caça. Com a chegada desses cães à Inglaterra, a raça foi se adaptando gradativamente às exigências locais, dando origem ao que hoje conhecemos como Cocker Spaniel Inglês.

O Cocker Spaniel Inglês é um cachorro de tamanho médio, com altura na cernelha entre 38 e 43 centímetros, e peso entre 12 e 16 kg. Seu corpo é esguio, com linhas muito elegantes e alongadas.

Dentro dos Cockers Spaniel Ingleses, uma distinção é feita entre os cães de exposição e os cães de caça, como veremos mais adiante.

Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é semelhante ao Cocker Spaniel Inglês, variando principalmente em tamanho, medindo cerca de 34 a 39 centímetros de altura e pesando entre 12 e 13,5 kg. Desta forma, o Cocker Spaniel Americano é menor que o Cocker Spaniel Inglês, embora seja maior que o Cocker Spaniel original do qual descendem os dois tipos atuais.

O corpo desses cachorros tem formas mais arredondadas, com focinho quadrado e corpo mais compacto que o do Cocker Spaniel Inglês.

O Cocker Spaniel Americano também apresenta subvariedades de exposição e de trabalho, conforme mostramos a seguir.

Cocker de exposição vs Cocker de trabalho

Tanto dentro da raça do Cocker Spaniel Inglês como no Americano, encontramos dois tipos de Cocker Spaniel: o de exposição, e o de caça ou de trabalho. A principal diferença é que no Cocker Spaniel de exposição o que prevalece é a aparência, por isso os cruzamentos são feitos visando objetivos estéticos, garantindo que os indivíduos estejam sempre de acordo com o padrão da raça. É por isso que estes Cocker Spaniels têm uma pelagem mais comprida e espessa, que requer mais atenção para se manter brilhante e desembaraçada.

Por outro lado, o Cocker Spaniel de trabalho, além de ter uma pelagem menos longa e exuberante, possui certas características destinadas à caça. Nestes espécimes, os criadores tentam potencializar as habilidades, deixando a aparência em um plano bastante secundário. Eles também costumam ser mais inquietos, exigindo mais atividade física, além de serem mais ativos, e por isso precisam estar ocupados para não ficarem nervosos.

Diferenças entre o Cocker Inglês e o Americano

Como vimos neste artigo, atualmente existem dois tipos de Cocker Spaniel, o Inglês e o Americano. Para distinguir um do outro, provavelmente é necessário realizar medições e comparações entre indivíduos pertencentes a cada um dos tipos. Normalmente, os valores mais determinantes referem-se ao tamanho e à altura de cada espécime, sendo o Cocker Spaniel Americano o menor, e o Inglês o maior. As formas de seus corpos também podem nos orientar: se forem mais estilizadas, provavelmente se trata de um Cocker Spaniel Inglês, mas se o corpo for compacto, pode se tratar de um Americano.

Por outro lado, os traços faciais também permitem diferenciar um Cocker Spaniel Inglês de um Americano. Enquanto o Cocker Spaniel Inglês tem um focinho longo, o Cocker Spaniel Americano tem um focinho mais achatado e uma testa mais pronunciada. Desse modo, se você adotar um Cocker Spaniel com focinho menor e, além disso, com formas mais arredondadas no corpo, pode ter quase certeza de que se trata de um Cocker Spaniel Americano.

Além disso, um aspecto que normalmente não é muito útil na hora de diferenciá-los é sua pelagem, pois a única coisa que costuma indicar é se é cão de exposição ou de caça, mas não é tão significativa quanto o tamanho para diferenciar entre as duas raças existentes de Cocker Spaniel.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de Cocker Spaniel, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • American Kennel Club. (2019). Meet Two Similar Yet Different Breeds: English Cocker Spaniel and Cocker Spaniel. Disponible en: https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/cocker-spaniel-vs-english-cocker-spaniel/
  • American Kennel Club. (2019). Cocker Spaniel Dog Breed Information. Disponible en: https://www.akc.org/dog-breeds/cocker-spaniel/
  • Federación Cinológica Internacional. (2019). Cocker Spaniel Dog Breed Information. Disponible en: http://www.fci.be/es/nomenclature/COCKER-SPANIEL-INGLES-5.html
  • Federación Cinológica Internacional. (2019). Cocker Spaniel Dog Breed Information. Disponible en: http://www.fci.be/es/nomenclature/AMERICAN-COCKER-SPANIEL-167.html