Tipos de cabrestos para cavalo

Tipos de cabrestos para cavalo

O cabresto para cavalo é uma ferramenta necessária se você tem um equídeo sob seus cuidados, seja para poder se deslocar com ele ou para fornecer os cuidados essenciais de que ele necessita com total segurança.

Agora, se você tem dúvidas sobre os tipos de cabrestos para cavalo que você pode utilizar, primeiro deve saber que existem muitos cabrestos disponíveis no mercado, pois, como você verá neste artigo do PeritoAnimal, no mundo equestre existem diferentes atividades que podem ser realizadas com ele, por sua capacidade multiuso.

O que é um cabresto para cavalo?

Existem muitos sinônimos ou derivados de cabresto para cavalo que são usados ​​popularmente para se referir a este acessório que vai na cabeça, assim como o arreio ou as rédeas.

Na verdade, o termo cabresto se refere à rede de correias que envolve a cabeça do cavalo, e os cabrestos podem ser feitos de vários materiais, dependendo da qualidade e da função específica que deverão cumprir.

Seja como for, este elemento tem principalmente uma função primária: segurar e direcionar o cavalo em diferentes situações. Dependendo de sua finalidade específica, terá um design diferente, como veremos ainda neste artigo. O cabresto para cavalo também costuma ser composto das seguintes partes:

  • Cachaceira: correia que envolve a cabeça por trás das orelhas.
  • Testeira: correia que envolve a testa do cavalo.
  • Focinheira: correia que envolve a cabeça por cima do nariz.
  • Cisgola: cinta que envolve a cabeça por trás para que o freio não saia e passa pelo pescoço abaixo da mandíbula.
  • Faceira: Correias laterais que prendem a focinheira e a embocadura, se houver, a partir da testeira.
  • Rédeas: cintas longas que ligam a focinheira ou a embocadura à mão do cavaleiro para direcionar o cavalo.
  • Embocadura: A maioria das selas para montar tem esse elemento que vai dentro da boca do cavalo, para direcioná-lo e freá-lo.

Você também pode se interessar por este outro artigo sobre remédios caseiros para carrapatos em cavalos.

Cabresto de estábulo

O cabresto de estábulo para cavalos é destinado a conduzir o cavalo pela mão utilizando a corda. Este acessório é, sem dúvida, imprescindível para proporcionar os cuidados necessários para seu cavalo, pois é por meio dele que você garante que seu animal está submetido e seguro diante de qualquer imprevisto, principalmente se seu cavalo se assustar, fato que pode ser perigoso tanto para ele quanto para você.

Portanto, esse tipo de cabresto de cavalo cumpre múltiplas funções no seu dia-a-dia com seu companheiro, pois permite que você o desloque de um lugar para outro com facilidade, além de amarrá-lo graças à corda, para poder fornecer a ele os cuidados que precisa, como escovar ou limpar seus cascos, bem como prepará-lo para montar em total segurança.

Este tipo de cabresto está disponível em diversos materiais (geralmente nylon), cores e tamanhos (geralmente, tamanho pônei, médio, grande e extragrande), embora sejam geralmente ajustáveis ​​para maior adaptabilidade. Além disso, é preso à cabeça do cavalo por fivelas e à corda por meio de um enganche.

Por último, é especialmente importante que você saiba que não é qualquer nó que serve para amarrar o seu cavalo, visto que amarrá-lo com um nó comum pode ser muito perigoso caso ele se assuste ou aconteça um acidente. Por isso, você deve aprender a dar nós de liberação rápida, que são fáceis de amarrar, apertam se o cavalo puxar e são, como o nome sugere, fáceis de desfazer com um puxão em caso de imprevistos.

Imagem: Facebook

Cabresto de nós para cavalos

Este tipo de cabresto desempenha praticamente a mesma função que o cabresto de estábulo, mas também é especialmente eficaz para corrigir e ensinar o cavalo a andar corretamente na corda, ou seja, sem empurrar, pisar ou ultrapassar o cavaleiro.

Isso se deve ao fato de ser composta por cordas finas, mas resistentes, que exercem maior pressão caso a pessoa faça força, mas são totalmente imperceptíveis quando não é necessário corrigir, de modo que é possível indicar ao cavalo o que fazer com um leve puxão quando necessário. Isso não é possível no outro cabresto que vimos, porque ele não exerce uma pressão tão bem definida.

Imagem: Horze

Cabresto para montar cavalos

O cabresto para cavalo para montar ou rédea é aquele projetado para todos os tipos de atividades de equitação, e existe dentro deste grupo tanta variedade de modelos quanto as modalidades existentes no mundo equestre.

Principalmente, esse elemento é composto por um conjunto de tiras de couro adaptadas à cabeça do animal, que seguram a embocadura e as rédeas, com as quais o cavalo será guiado quando for montado.

Imagem: Ebay

Cabresto sem embocadura ou bitless para cavalo

Embora isso não seja muito conhecido, nem todos os cabrestos de cavalo projetados para montar têm embocadura. E existe também a possibilidade de adquirir rédeas sem embocaduras, que guiam o cavalo sem a necessidade de exercer força na boca do animal, fato que, por motivos óbvios, é uma boa opção para cavalos bem domados ou para cavaleiros iniciantes que ainda não sabem dar um bom uso ao filete, o que pode prejudicar o cavalo.

Não perca nosso artigo com as melhores frases sobre cavalos.

Outros tipos de cabrestos para cavalos

Outros cabrestos para cavalos são os seguintes:

  • Cabresto de dar corda: esse tipo de cabresto é projetado para sessões de corda com o cavalo, ou seja, para exercitar e guiar o cavalo sem estar montado. Esse tipo de cabresto pode ou não ter embocadura, além de possuir diversos aros pelos quais a corda passa para controlar a postura do animal durante o exercício.
  • Cabresto vaqueira: um cabresto que possui um mosqueiro na frente, composto por tiras verticais com a finalidade de espantar as moscas e proteger os olhos do cavalo
  • Cabresto bordado: semelhante aos modelos descritos anteriormente, esse tipo de cabresto costuma ter bordados decorativos para apresentações em feiras ou concursos.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de cabrestos para cavalos, você pode se interessar por este outro artigo com uma curiosidade: cavalo dorme em pé?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de cabrestos para cavalo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • COLARES, Jose Luiz Lima. Principais embocaduras utilizadas na equitação e Bitless Bridle: ação, efeitos, vantagens e desvantagens de cada método. 2019. Disponível em: <https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/7037/1/2019%20-%20TCC%20TEN%20COLARES.pdf>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • REVISTA HORSE. Escolha qual o melhor cabresto para o seu cavalo. Disponível em: <https://www.revistahorse.com.br/imprensa/escolha-qual-o-melhor-cabresto-para-o-seu-cavalo/20090422-085914-m193>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • TROPEIROS DAS GERAIS. Noções gerais para cavalgar. Disponível em: <http://www.tropeirosdasgerais.com.br/>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • TERRA. Quais equipamentos são necessários para praticar hipismo?. Disponível em: <https://www.terra.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/hipismo/quais-equipamentos-sao-necessarios-para-praticar-hipismo,1eefe694179b980a67b72c1c440cddd8ua6sdv97.html>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.