Partilhar

Tipos de brinquedos para cachorros

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 março 2018
Tipos de brinquedos para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Além de dar passeios com o seu cachorro no qual brinca, corre, perseguem-se um ao outro e se atira para a relva com ele, podemos adquirir brinquedos que aumentem a diversão e quebrem com a rotina. Além disso, é muito positivo que brinque em casa com alguns destes brinquedos quando estamos ausentes para evitar sofrer de ansiedade ou estresse.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos conhecer os tipos de brinquedos para cachorros que existem para saber com os quais podem brincar sozinhos, com quais devemos brincar com eles e com quais podem brincar apenas se estivermos a ver.

Também lhe pode interessar: Brinquedos não recomendados para cachorros

Benefícios dos brinquedos para cachorros

O jogo é um fator fundamental para o correto desenvolvimento do nosso cachorro e, para o conseguir manter saudável e forte. Descuidar da diversão do nosso cachorro pode resultar no aparecimento de transtornos como ansiedade, estresse ou, inclusive, depressão. Além disso, só iremos conseguir um cachorro apático, aborrecido e, muito provavelmente, triste.

Assim, os brinquedos trazem múltiplos benefícios para o nosso cachorro que vão além da simples diversão. Para os cachorros é um grande alívio e ajuda-os a suportar a dor que causa o aparecimento dos dentes. Permite-nos reforçar o vínculo com o cachorro adulto, controlar as mordidas e desenvolver a sua mente. E para o cachorro idoso são uma grande ajuda para atrasar o deterioramento cognitivo.

Se o nosso cachorro passa muitas horas sozinho em casa, os brinquedos ajudam-nos a proporcionar-lhe o entretenimento e a companhia que precisam na nossa ausência. Mas, que brinquedo devemos escolher? Deve saber que existem diferentes tipos de brinquedos, cada um com uma função e caraterísticas diferentes, que teremos que escolher, principalmente, segundo a sua idade e tamanho.

Brinquedos para puxar

Quando falamos de brinquedos para puxar estamos falando de brinquedos de corda, onde o cachorro puxa de um lado e nós do outro. Como nós somos o ser racional temos que brincar com cuidado, ou seja, puxar até um certo ponto, deixá-lo ganhar algumas vezes e outras não, assim como definir regras no jogo para evitar se machucarem. Por exemplo, se morder para além de um ponto, pode parar a brincadeira. Estes brinquedos também servem para dois cachorros brincarem um com o outro, embora deva estar sempre por perto para se certificar que não ultrapassam os limites.

Este tipo de brinquedos para cachorros são especialmente feitos para brincarmos com eles e para criarmos um vínculo maior com o nosso cão. Com estes brinquedos podemos praticar ordens de "quieto" e permitem-nos também, ensinar-lhes que há momentos de brincadeira e momentos nos quais é melhor pararmos.

Tipos de brinquedos para cachorros - Brinquedos para puxar

Brinquedos de busca

Este tipo de brinquedos também nos permite reforçar o vínculo com o nosso cachorro e começar a praticar um adestramento mais avançado, pois devemos ensinar-lhes tanto a ir buscar o brinquedo como a trazê-lo. Dentro desta categoria de brinquedos distinguimos dois grandes tipos:

  • Bolas: é essencial distinguirmos as bolas para ir buscar das mordedoras. Assim, para ensinar o nosso cachorro a trazer a bola devemos utilizar bolas feitas de materiais suaves ou moles, para que ao pegá-las do solo ou enquanto correm não lhes magoem os dentes. Podem ser bolas de borracha, de tecido, de silicone ou, inclusive de tênis, que não pesem muito e sejam flexíveis. Se o seu cachorro costuma morder os brinquedos ou estragá-los, este tipo não é a melhor opção.
  • Discos voadores: devem ser de borracha, pois o plástico é prejudicial para os seus dentes. Os discos voadores são um bom hobbie tanto para o cachorro como para nós. Estes discos são apenas para quando estivermos com eles, não os podemos deixar sozinhos com estes brinquedos porque podem se machucar.
Tipos de brinquedos para cachorros - Brinquedos de busca

Jogos de inteligência

Os brinquedos de inteligência aumentam a capacidade de concentração do nosso cachorro, mantêm-no entretido ao mesmo tempo que agilizam a sua mente e estimulam-na. Permitem-lhe levar a cabo tarefas que o ajudam a aprender a tomar decisões e a melhorar a criatividade.

Costumam ser tabuleiros onde há várias fichas que tapam uma recompensa, o cachorro tem que tirar as fichas até descobrir onde se encontra o seu prêmio. Devemos estar presentes neste tipo de jogos, para nos certificarmos que consegue pegar as fichas sem problema e que não fica frustrado, pois é suposto ser algo divertido e não um problema. Deve estar presente para o ajudar nas primeiras vezes que brincar com este jogo, até ver que pegam no prêmio e que o fazem sozinhos sem a nossa ajuda, mas perante a nossa presença. Lembre-se que existem raças mais inteligentes que outras, por isso é importante você não ficar nervoso se vir que o seu cachorro demora mais tempo a encontrar a recompensa.

Brinquedos mordedores

Os brinquedos mordedores costumam ser feitos de borracha dura de alta resistência, praticamente inquebrável. Estão feitos para que o cachorro jogue sozinho com eles, descarregue a sua energia e gere serotonina para se manter feliz e, sobretudo, tranquilo. Para todos aqueles cães que gostam de destruir todo o mobiliário de casa, este tipo de brinquedos são ideais. Ao serem muito difíceis de quebrar, nunca se cansará de brincar com eles.

Além disso, também são perfeitos para filhotes por muitos motivos. O mais importante, é que nos ajudam a ensinar-lhes a controlar as mordidas, o que podem morder ou não e, a aliviar a dor que sentem devido ao desenvolvimento dos dentes. No entanto, é apto para todas as idades e raças.

Costumamos encontrar estes brinquedos com forma de pesos, mas cada vez mais se fabricam com designs diferentes, como bola, oval, etc.

Tipos de brinquedos para cachorros - Brinquedos mordedores

Brinquedos dispensadores de alimentos

Estes brinquedos são ideais para que o nosso cachorro brinque sozinho em casa, sem a nossa presença. São perfeitos para os cães que sofrem de ansiedade por separação, que não estão habituados a passar longos momentos sozinhos ou quando são filhotes, porque os mantém entretidos e permite-lhes escapar do estado de solidão.

Os melhores para isto são os brinquedos dispensadores de alimentos, entre os quais podemos encontrar diferentes modalidades como estas:

  • Kong: o Kong na sua origem é um brinquedo em forma de boneco de neve que no interior pode conter algum tipo de guloseima especial para cachorros, ração ou outro tipo de alimento para cachorros, de maneira a fazer o cachorro mexer nele e morder para conseguir tirar de dentro o seu prêmio. Além disso, no verão pode colocá-lo na geladeira para ficar bem fresco e, para o seu cachorro desfrutar ainda mais. É muito fácil de lavar e não temos que nos preocupar de o deixar sozinho com ele. Costumam ser feitos de um material altamente resistente a mordidas, pelo que são perfeitos para todo o tipo de cachorros.
  • Kong osso: a partir do Kong original foram feitas várias variantes com forma de osso, mas a ideia é a mesma, um objeto com uma forma ou outra da qual saem alimentos se o morder ou mexer.
  • Bola dispensadora: pretende o mesmo que os brinquedos anteriores, embora seja mais recomendável para períodos curtos e não ausências longas em casa, uma vez que o nosso cachorro se cansará antes deste sistema. Por outro lado, não faz barulho e é fácil de lavar.

Escolher o brinquedo perfeito

Na hora de escolher um ou vários brinquedos para o nosso cachorro devemos ter presente vários fatores: objetivo do brinquedo, idade do cachorro e tamanho.

Queremos o brinquedo para quê?

Se pretendemos proporcionar um brinquedo ao nosso cachorro para substituir a nossa presença e mantê-lo entretido enquanto estamos ausentes, tal como referimos o brinquedo perfeito é um dispensador de alimentos. Enquanto que se o que queremos é reforçar o vínculo com o nosso cão, divertir-nos com ele e ensinar-lhe ordens novas, os brinquedos para puxar e de busca são ideais. Por último, devemos recorrer aos brinquedos mordedores para tratar problemas de comportamento como a destruição dos móveis ou proporcionar ao cachorro um entretenimento enquanto fazemos outras tarefas em casa.

Brinquedos para filhotes

Tal como referimos, os mais recomendados para os filhotes são os brinquedos mordedores. No entanto, se o nosso pequeno cão é inteligente para aprender ordens básicas, podemos proporcionar-lhe brinquedos de busca e começar a ensinar-lhe a trazer a bola.

Brinquedos para cachorros pequenos

Tenha em conta que a mandíbula de um cachorro de raça pequena, como é o caso do Chihuahua, não é a mesma que a de um de raça grande. Partindo desta base, devemos procurar brinquedos que se adaptem a ela, ou seja, pequenos. Por outro lado, como as raças pequenas costumam acumular uma grande quantidade de tártaro nos dentes, para além dos brinquedos o mais apropriado para eles é adquirir ossos prensados para que os possam roer e reduzir a placa bacteriana.

Brinquedos para cachorros médios e grandes

Também devemos adaptar o tamanho do brinquedo ao da sua dentadura, para evitar que um cachorro de raça grande engula um brinquedo pequeno ou o de raça média não consiga pegar nele por ser demasiado grande. Além disso, o peso também é importante. Os brinquedos feitos com borracha dura, muito pesados, são ideais para os cães de raças grandes e gigantes porque podem brincar com eles à vontade e divertir-se sem os quebrar.

Os cachorros de raça média mas considerados como caçadores, como o Beagle ou o Podenco, embora possuam um tamanho mais reduzido também têm uma boa dentadura para morder. De maneira que podemos proporcionar-lhes brinquedos um pouco mais pesados, sempre adaptados ao seu tamanho. Pelo contrário, para os cachorros médios mais calmos, é melhor optar por brinquedos de puxar ou de busca.

A importância de entender o seu cachorro

Embora devamos procurar brinquedos que se adaptem à idade e ao tamanho do cachorro, é fundamental entender a sua personalidade e comportamento. Embora o nosso cachorro seja de raça pequena, se virmos que tem uma necessidade de morder elevada, devemos proporcionar-lhes brinquedos mordedores. É fundamental não nos esquecermos destes tópicos e darmos ao nosso cachorro o brinquedo que precisa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de brinquedos para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Tipos de brinquedos para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de brinquedos para cachorros
1 de 4
Tipos de brinquedos para cachorros

Voltar ao topo da página