Tipos de borboletas

Tipos de borboletas

As borboletas são insetos lepidópteros que estão entre os mais belos do mundo. Suas cores impressionantes e a variedade de tamanhos que apresentam fazem delas um dos animais mais marcantes e fascinantes que existem.

Você sabe quantas espécies de borboletas existem? A verdade é que existem milhares delas, por isso, aqui no PeritoAnimal, te apresentamos este artigo sobre os tipos de borboletas, seus nomes e classificação. Descubra as espécies mais incríveis! Vamos lá!

Características das borboletas

Antes de falar sobre os tipos de borboletas, é necessário que você conheça algumas características gerais sobre elas. As borboletas pertencem à ordem dos lepidópteros (Lepidoptera), que inclui também as mariposas.

A metamorfose da borboleta é o processo que permite que ela se torne o belíssimo inseto alado que você conhece. Seu ciclo de vida conta com quatro etapas: ovo, larva, pupa e borboleta. A duração de cada etapa, assim como a expectativa de vida da borboleta, depende da espécie.

Esses insetos estão distribuídos por quase todo o mundo, exceto na Antártida. Se alimentam do néctar das flores, e por isso são animais polinizadores.

Quantos tipos de borboletas existem?

A ordem Lepidoptera inclui 34 superfamílias, que são as seguintes:

  • Acanthopteroctetoidea
  • Alucitoidea
  • Bombycoidea
  • Choreutoidea
  • Copromorphoidea
  • Cossoidea
  • Drepanoidea
  • Epermenioidea
  • Eriocranioidea
  • Galacticoidea
  • Gelechioidea
  • Geometroidea
  • Gracillarioidea
  • Hepialoidea
  • Hesperioidea
  • Hyblaeoidea
  • Incurvarioidea
  • Lasiocampoidea
  • Micropterigoidea
  • Mimallonoidea
  • Nepticuloidea
  • Noctuoidea
  • Papilionoidea
  • Pterophoroidea
  • Pyraloidea
  • Schreckensteinioidea
  • Sesioidea
  • Thyridoidea
  • Tineoidea
  • Tischerioidea
  • Tortricoidea
  • Urodoidea
  • Yponomeutoidea
  • Zygaenoidea


Além disso, essas superfamílias incluem diversas famílias, subfamílias, gêneros, espécies e subespécies... as borboletas parecem infinitas! Atualmente, foram descritas 24 mil espécies de borboletas diferentes, mas é provável que existam muitas mais. Você quer conhecer os tipos de borboletas? Te apresentamos a seguir!

Tipos de borboletas noturnas

Muitos tipos de borboletas têm hábitos noturnos. À noite, elas têm menos predadores, já que a maioria das aves está dormindo, o que aumenta suas chances de sobrevivência. Além disso, as asas dessas borboletas possuem uma coloração que permite que sejam facilmente camufladas nos troncos das árvores e folhas.

Estes são alguns exemplos de tipos de borboletas noturnas:

Mariposa-lunar-espanhola (Graellsia isabelae)

Amariposa-lunar-europeia é a espécie noturna com maior distribuição. É possível encontrá-la na Europa, onde vive em florestas da Espanha e da França. Escondem-se na copa das árvores durante o dia, mas ao entardecer elas são capazes de percorrer longas distâncias, principalmente na época de reprodução.

Esta espécie também é uma das mais belas, pois possui asas que apresentam um padrão que combina verde pistache, castanho, preto e rosa.

Borboleta-zebra (Heliconius charithonia)

Outra espécie noturna é a borboleta-zebra. É a borboleta oficial da Flórida (Estados Unidos), embora também esteja distribuída em outras regiões do país, além de estar presente na América do Sul e Central.

Possui asas pretas cruzadas por listras brancas. Na fase larval, seu corpo é escuro e cheio de pilosidades.

Borboleta-de-quatro-olhos (Polythysana cinerascens)

Um dos tipos mais curiosos de borboletas são as quatro-olhos. É uma espécie de ampla distribuição no Chile. Seus hábitos são muito particulares, já que os machos são diurnos, mas as fêmeas são noturnas.

Suas asas apresentam cores diferentes, mas se destacam por ter quatro manchas circulares que simulam olhos. Graças a isso, é bem possível que a borboleta consiga distrair a atenção de seus predadores, que a confundem com uma ave ou outro animal de tamanho maior.

Tipos de borboletas diurnas

Também existem borboletas que cumprem seu ciclo de vida durante o dia. São desse tipo as espécies de cores mais bonitas e impressionantes. Conheça esses exemplos de borboletas diurnas:

Leptidea sinapis

A primeira das borboletas diurnas é a bela Leptidea sinapis. Trata-se de uma espécie distribuída pela Europa e Ásia, onde vive em padrarias e campos. Mede até 42 milímetros, e infelizmente, sua população diminuiu muito nas últimas décadas.

Esta borboleta tem corpo e asas brancas, com algumas áreas prateadas. Às vezes, elas também podem ter pequenas manchas pretas.

Favonius quercus

A Favonius quercus é uma espécie de borboleta com ampla distribuição na Europa. Mede até 39 milímetros e nidifica em árvores, onde forma extensas colônias. Alimenta-se de néctar e geralmente voa durante as tardes de verão.

Os machos têm uma coloração simples, marrom ou cinza escura, enquanto as fêmeas a complementam com marcas azuis nas duas asas superiores.

Hamearis lucina

A Hamearis lucina é um dos tipos de borboletas mais populares na Europa, podendo ser encontrada na Inglaterra e na Espanha. Ela mede até 32 milímetros e habita áreas de pradarias ou floresta, onde vive em colônias. Quanto à coloração, apresenta o corpo negro marcado por um padrão de manchas laranjas. A lagarta, por sua vez, é branca com manchas pretas e algumas pilosidades.

Tipos de borboletas pequenas

Algumas borboletas têm uma envergadura impressionante, enquanto outras são pequenas e delicadas. As borboletas de menor tamanho geralmente têm uma expectativa de vida mais curta e apresentam uma coloração simples e, em muitos casos, unicolor.

Conheça estes exemplos de tipos de borboletas pequenas:

Almirante-vermelho-europeu (Vanessa atalanta)

A borboleta almirante-vermelho-europeu atinge apenas 4 centímetros de envergadura alar, sendo assim uma das menores borboletas que existem. Está distribuída pela América do Norte, Ásia e Europa, onde vive em florestas.

Esta espécie é migratória, e é uma das últimas a partir com a chegada do inverno. Suas asas apresentam uma combinação de marrom com áreas laranjas e listras brancas.

Canela-estriada (Lampides boeticus)

A canela estriada mede apenas 42 milímetros. Está distribuída pela Inglaterra e Escócia, onde vive em jardins ou pradarias. É uma espécie migratória capaz de viajar do Mediterrâneo para a Inglaterra.

Quanto à aparência, apresenta delicadas asas azuladas com bordas acinzentadas. A proporção de azul e cinza varia em cada espécie.

Cupido minimus (Cupidus minimus)

Outra espécie de borboleta pequena é a Cupidus minimus, espécie distribuída pela Inglaterra, Escócia e Irlanda. É frequentemente vista em jardins, pradarias e perto de estradas.

Ela mede entre 20 e 30 milímetros. Suas asas são cinza escuro ou prateadas, com algumas áreas azuladas próximas ao corpo. Dobradas, suas asas são brancas ou cinza muito claro, com manchas circulares mais escuras.

Tipos de borboletas grandes

Nem todas as borboletas são pequenos animais discretos, e algumas contam com um tamanho que vai te surpreender. Você imagina encontrar uma borboleta que mede 30 centímetros? Em alguns lugares do mundo, é possível encontrar animais impressionantes como estes.

A seguir, mostramos alguns exemplos de borboletas grandes:

Rainha-alexandra-birdwings (Ornithoptera alexandrae)

A rainha-alexandra-birdwings é considerada a maior borboleta do mundo, pois sua envergadura alar se desenvolve até alcançar os 31 centímetros. Trata-se de uma espécie endêmica de Pápua-Nova Guiné, onde vive em florestas temperadas.

Essa borboleta apresenta asas castanhas com algumas manchas brancas nas fêmeas, enquanto os machos ostentam tons verdes e azuis.

Mariposa-atlas-gigante (Attacus atlas)

Outra das maiores mariposas é a atlas, cujas asas chegam a medir até 30 cm de comprimento. É possível encontrá-la na China, Malásia e Indonésia, onde vive em florestas.

As asas dessa mariposa apresentam um padrão que comobina cores como o castanho avermelhado, verde pálido e creme. É uma espécie criada para a obtenção de seda.

Mariposa-imperador (Thysania agrippina)

A mariposa-imperador também é conhecida como mariposa-fantasma. Trata-se de outra espécie que alcança 30 centímetros. É outro tipo de mariposa noturna, e possui uma aparência que permite diferenciá-la das demais: as asas brancas contam com um delicado padrão de linhas ondulantes de cor preta.

Tipos de borboletas bonitas

A beleza das borboletas lhes concede um atrativo que poucas espécies possuem. Algumas são similares a delicadas flores, e o colorido de outras maravilha a quem contempla. Você conhece algumas dessas borboletas bonitas? Descubra as mais belas a seguir!

Borboleta-morfo-azul (Morpho menelaus)

A borboleta-morfo-azul é uma das mais belas que existem, graças à sua exótica e brilhante cor azul. Está distribuída nas florestas da América Central e do Sul, onde vivem entre os arbustos para se alimentar de lagartas e néctar de flores.

Além da coloração especial, mede até 20 cm de comprimento, o que a torna uma das maiores espécies de borboletas do mundo.

Borboleta-aurora (Anthocharis cardamines)

A borboleta-aurora é uma das mais belas que existem. Está distribuída pela Europa e Ásia, onde cresce em pastagens e em áreas de vegetação abundante.

Com as asas estendidas, a borboleta-aurora apresenta uma coloração branca com uma grande área laranja. Porém, quando dobradas, suas asas apresentam uma combinação chamativa e brilhante de verdes, o que permite que se camufle entre as plantas.

Borboleta-pavão (Aglais io)

Outro dos mais belos tipos de borboletas que existem é a Aglais io, ou borboleta-pavão. Está distribuída pela Europa, especialmente na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Ela mede até 69 milímetros e pode ser encontrada em vários habitats.

Esta borboleta tem um belo padrão de coloração: tons de marrom, laranja, amarelo, preto, branco e azul adornam suas asas. Além disso, o padrão simula olhos em algumas áreas, elementos que podem servir para assustar ou confundir predadores.

Borboleta-monarca (Danaus plexippus)

A borboleta-monarca é uma das espécies de borboletas mais conhecidas em todo o mundo devido à sua aparência. Ela habita a América do Norte, e é caracterizada por apresentar asas laranjas com linhas negras e pontos brancos, uma verdadeira beldade!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de borboletas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • “Peacock”. Butterfly Conservation. Consulta: https://butterfly-conservation.org/butterflies/peacock
  • “Mariposas”. National Geographic España. Consulta: https://www.nationalgeographic.com.es/animales/mariposas
  • Böhm, M. (2018). Ornithoptera alexandrae. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T15513A88565197.
  • “Mariposa isabelina”. (2012, 11 de octubre). National Geographic España. Consulta: https://www.nationalgeographic.com.es/naturaleza/mariposa-isabelina-graellsia-isabelae_6519
  • “Mariposas aurora”. (2019, 17 de julio). National Geographic España. Consulta: https://www.nationalgeographic.com.es/fotografia/foto-del-dia/mariposas-aurora_14393
  • “La mariposa almirante”. (2018, 15 de mayo). National Geographic España. Consulta: https://www.nationalgeographic.com.es/fotografia/foto-del-dia/mariposa-almirante-2_10818
  • “Lepidoptera”. Itis Report: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=117232#null
  • “Purple Hairstreak”. Butterfly Conservation. Consulta: https://butterfly-conservation.org/butterflies/purple-hairstreak
  • “Long-tailed blue”. Butterfly Conservation. Consulta: https://butterfly-conservation.org/butterflies/long-tailed-blue
  • “Duke of Burgundy”. Butterfly Conservation. Consulta: “Small blue”. Butterfly Conservation. Consulta: https://butterfly-conservation.org/butterflies/small-blue
  • “Una mariposa nocturna que atrae la atención”. Servicio Nacional del Patrimonio Cultura. Consulta: https://www.mnhn.gob.cl/613/w3-article-35351.html?_noredirect=1
  • “Wood White”. Butterfly Conservation. Consulta: https://butterfly-conservation.org/butterflies/wood-whi