Partilhar

Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 28 outubro 2016
Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais

O Tihar é um festival que se comemora no Nepal e em alguns estados da Índia como Assam, Sikkim e Bengala Ocidental. O Diwali é uma festa oficial e muito importante nos países hindus uma vez que celebra o triunfo da luz, do bem e do conhecimento de todos os males. O festival marca o fim de ano do calendário lunar do Nepal, o Nepal Sambat.

O Tihar, também chamado Swanti, é uma festividade própria do Outono, embora a data exata varie consoante o ano. Costuma durar uns cinco dias e no Perito Animal queremos falar-lhe mais sobre este tema uma vez que abençoa os animais.

Continue lendo e descubra tudo sobre o Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais.

Também lhe pode interessar: Festival de Yulin: carne de cachorro na China

O que é o Tihar e o que se celebra?

Tanto o Tihar como o Diwali conhecem-se como "festivais de luzes" e representam-se com pequenas lanternas ou farolins chamados diyas que se colocam dentro e fora das casas, além disso realizam-se espetáculos de fogos.

O Diwali é um tempo de oração e renovação espiritual, em que as pessoas limpam os seus lares e as famílias reúnem-se para festejar, orar e oferecer presentes entre eles. No entanto, os rituais mais concretos dependem da religião. As luzes representam a vitória do conhecimento e da esperança sobre a ignorância e desespero, e portanto, o triunfo bem sobre o mal.

No Nepal, o Tihar marca o final do calendário lunar nacional, por isso a renovação é especialmente importante. Este sentimento de renovação aplica-se em muitos aspetos à vida, como a saúde, os negócios ou a riqueza. Apesar disso, a maioria das pessoas celebram o ano novo em abril, com o festival Vaisakhi, como se faz em Punjab.

Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais - O que é o Tihar e o que se celebra?

Os eventos dos cinco dias no Tihar ou Swanti

O Tihar é um festival do Nepal que dura cinco dias. Em cada um deles realizam-se diferentes rituais e celebrações que lhe descrevemos em seguida:

  • Dia um: Kaag tihar celebra os corvos como mensageiros de deus.
  • Dia dois: Kukur tihar celebra a lealdade dos cães.
  • Dia três: Gai tihar celebra e honra as vacas. É também o último dia do ano, e as pessoas reza a Laxmi, a deusa da riqueza.
  • Dia quatro: Goru tihar celebra e honra as vacas, e o Mha Pua celebra o novo ano com o cuidado completo do corpo.
  • Dia cinco: Bhai Tika celebra o amor entre irmãos e irmãs, rezando e oferecendo-se guirlandas e outros presentes.

Durante o Tihar, é tradição que as pessoas visitem os seus vizinhos, cantem e dancem canções estacionais como o Bhailo (para as meninas) e o Deusi Re (para os meninos). Também abençoam e oferecem dinheiro e presentes à caridade.

Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais - Os eventos dos cinco dias no Tihar ou Swanti

Como homenageiam os animais no Tihar?

Como explicamos, o Tihar é um festival do Nepal que homenageia os cães, corvos, vacas e bois, assim como a sua relação com os seres humanos. Para que entenda melhor como os honram e comemoram esta tradição, explicamos-lhe as suas atividades:

  • Corvos (Kaag tihar) acreditam que são mensageiros de deus que trazem a dor e a morte. A seu favor e para evitar que tragam consigo os maus acontecimentos, as pessoas oferecem guloseimas como doces por exemplo.
  • Cães (Kukur tihar) os cães destacam-se por cima de outros animais devido à sa lealdade e honestidade. Oferecem-lhes crisântemos ou guirlandas de crisântemos e guloseimas. Os cães também são homenageados com tilaka, uma marca vermelha na testa: algo que se faz sempre aos convidados ou aos ídolos da oração.
  • Vacas e bois (Gai e tihar Goru): É amplamente sabido que as vacas são sagradas no Hinduísmo, uma vez que simbolizam a riqueza e a maternidade. Durante o Tihar, oferecem-se guirlandas às vacas e bois assim como guloseimas. Também se acendem luzes com óleo de sésamo em sua honra. Além disso o esterco das vacas é usado para fazer grandes montes.
Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais - Como homenageiam os animais no Tihar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais
1 de 4
Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais

Voltar ao topo da página