Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais


O Tihar é um festival que se comemora no Nepal e em alguns estados da Índia como Assam, Sikkim e Bengala Ocidental. O Diwali é uma festa oficial e muito importante nos países hindus uma vez que celebra o triunfo da luz, do bem e do conhecimento de todos os males. O festival marca o fim de ano do calendário lunar do Nepal, o Nepal Sambat.
O Tihar, também chamado Swanti, é uma festividade própria do Outono, embora a data exata varie consoante o ano. Costuma durar uns cinco dias e no Perito Animal queremos falar-lhe mais sobre este tema uma vez que abençoa os animais.
Continue lendo e descubra tudo sobre o Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais.
O que é o Tihar e o que se celebra?
Tanto o Tihar como o Diwali conhecem-se como "festivais de luzes" e representam-se com pequenas lanternas ou farolins chamados diyas que se colocam dentro e fora das casas, além disso realizam-se espetáculos de fogos.
O Diwali é um tempo de oração e renovação espiritual, em que as pessoas limpam os seus lares e as famílias reúnem-se para festejar, orar e oferecer presentes entre eles. No entanto, os rituais mais concretos dependem da religião. As luzes representam a vitória do conhecimento e da esperança sobre a ignorância e desespero, e portanto, o triunfo bem sobre o mal.
No Nepal, o Tihar marca o final do calendário lunar nacional, por isso a renovação é especialmente importante. Este sentimento de renovação aplica-se em muitos aspetos à vida, como a saúde, os negócios ou a riqueza. Apesar disso, a maioria das pessoas celebram o ano novo em abril, com o festival Vaisakhi, como se faz em Punjab.

Os eventos dos cinco dias no Tihar ou Swanti
O Tihar é um festival do Nepal que dura cinco dias. Em cada um deles realizam-se diferentes rituais e celebrações que lhe descrevemos em seguida:
- Dia um: Kaag tihar celebra os corvos como mensageiros de deus.
- Dia dois: Kukur tihar celebra a lealdade dos cães.
- Dia três: Gai tihar celebra e honra as vacas. É também o último dia do ano, e as pessoas reza a Laxmi, a deusa da riqueza.
- Dia quatro: Goru tihar celebra e honra as vacas, e o Mha Pua celebra o novo ano com o cuidado completo do corpo.
- Dia cinco: Bhai Tika celebra o amor entre irmãos e irmãs, rezando e oferecendo-se guirlandas e outros presentes.
Durante o Tihar, é tradição que as pessoas visitem os seus vizinhos, cantem e dancem canções estacionais como o Bhailo (para as meninas) e o Deusi Re (para os meninos). Também abençoam e oferecem dinheiro e presentes à caridade.

Como homenageiam os animais no Tihar?
Como explicamos, o Tihar é um festival do Nepal que homenageia os cães, corvos, vacas e bois, assim como a sua relação com os seres humanos. Para que entenda melhor como os honram e comemoram esta tradição, explicamos-lhe as suas atividades:
- Corvos (Kaag tihar) acreditam que são mensageiros de deus que trazem a dor e a morte. A seu favor e para evitar que tragam consigo os maus acontecimentos, as pessoas oferecem guloseimas como doces por exemplo.
- Cães (Kukur tihar) os cães destacam-se por cima de outros animais devido à sa lealdade e honestidade. Oferecem-lhes crisântemos ou guirlandas de crisântemos e guloseimas. Os cães também são homenageados com tilaka, uma marca vermelha na testa: algo que se faz sempre aos convidados ou aos ídolos da oração.
- Vacas e bois (Gai e tihar Goru): É amplamente sabido que as vacas são sagradas no Hinduísmo, uma vez que simbolizam a riqueza e a maternidade. Durante o Tihar, oferecem-se guirlandas às vacas e bois assim como guloseimas. Também se acendem luzes com óleo de sésamo em sua honra. Além disso o esterco das vacas é usado para fazer grandes montes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tihar, um festival do Nepal que homenageia os animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.