Partilhar

Terapia assistida com cães

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 julho 2017
Terapia assistida com cães

Ver fichas de  Cachorros

Quando nos dispomos a falar de pessoas com incapacidades, nada mais bonito que pensar em um animal que as ajude e se possam cuidar mutuamente. Os cachorros têm uma forma muito peculiar de aceitar todas as pessoas, sem as classificar, e isso é o que os torna tão importantes quando nos referimos à terapia assistida. Não param para ver que vestimenta leva determinada pessoa, se está na moda ou não, se fica bem ou ma, só a aceitam, com tudo o que tem ou não e em troca, dão todo o seu amor.

No PeritoAnimal queremos falar de como são as terapias assistidas com cães, que benefícios tem e o que as leva a serem tão populares. Existem muitos programas de reabilitação que as incorporaram no seu staff permanente.

Também lhe pode interessar: O que é um educador de cães

O cão, o grande estímulo de motivação

As pessoas com alguma incapacidade intelectual e/ou motora precisam de altas doses de motivação para continuarem diariamente com alguma atividade que, talvez, não lhes goste tanto. A sua mera presença melhora a qualidade de vida dos pacientes tanto na comunicação, como no controlo das emoções e assim também no desenvolvimento de habilidades sociais.

Não é preciso que cada paciente tenha o seu próprio cachorro, em vez disso, vários centros de reabilitação contam com os seus próprios animais de terapia, simplesmente para que estejam presentes em um grupo enquanto realizam uma atividade ou oficina.

Estes cães podem trabalhar em diferentes grupos, de idades muito variadas, desde crianças até idosos, obtendo melhoras diariamente. As terapias assistidas devem ser supervisionadas por um profissional de saúde, com a matrícula correspondente e a educação assistida que incorpora o cachorro em programas pedagógicos, em busca de assimilar com sucesso certas atividades como por exemplo a leitura com cães. Eles conseguem gerar laços que as pessoas nunca conseguem, por isso são tão importantes.

Terapia assistida com cães - O cão, o grande estímulo de motivação

Benefícios para humanos

  • Diminui o estresse e a ansiedade
  • Melhora a atenção e as habilidade sociais
  • Fortalece músculos, coordenação e memória
  • Movimentos físicos como acariciar o cão, brincar com ele e alimentá-lo
  • Oferece estímulos auditivos, visuais e táteis
  • Reduz comportamentos não desejados
  • Motivam, em especial, as crianças a se expressarem tanto verbal como não verbalmente
  • Desencadeiam risos e felicidade
Terapia assistida com cães - Benefícios para humanos

Qualquer cão pode ajudar?

Existem características concretas que estes cães devem cumprir para poder participar "legalmente" nestes programas. Apesar de existirem raças mais adequadas ou que têm sido mais utilizadas ao longo dos anos, a raça não é o fator principal.

O cão de terapia deve ter 5 características principais:

  1. Confiável. Sempre se deve saber como reagirá diante de diferentes situações, pessoas e/ou animais que se lhe apresente.
  2. Controlável 100%. Obediência básica e sempre sob o controlo do seu guia.
  3. Apropriado para a tarefa. Soa um pouco óbvio, mas deve conseguir nadar se for preciso, salta, etc. Não pode ter impedimentos físicos e/ou de idade.
  4. Previsível. Devemos poder antecipar sempre o comportamento que terá.
  5. Fomentador de confiança. Fechamos com este ponto que é parecido ao número 1 mas mais orientado às raças: que impacto provocam no outro.

Mas não devemos apenas considerar estes pontos, o guia também é fundamental. Devem funcionar bem juntos, caso contrário nada funcionará. Os cães aspirantes são submetidos a avaliações por etólogos (estudam o comportamento animal) e veterinários para estarem seguros que são os indicados. De nada serve submeter a treinamentos específicos cães que sabemos que têm uma doença terminal e morrerão dentro de pouco tempo ou de idade avançada.

Terapia assistida com cães - Qualquer cão pode ajudar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Terapia assistida com cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Escrever comentário sobre Terapia assistida com cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Terapia assistida com cães
1 de 4
Terapia assistida com cães

Voltar ao topo da página