Sintomas e tratamento da mastite bovina


A mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária que provoca mudanças na composição bioquímica do leite e no tecido da glândula.
É uma das doenças mais comuns das vacas leiteiras. A mastite tem um impacto negativo na qualidade e na quantidade de leite produzido, originando perdas para o setor bovino. Se não se tratar a tempo, pode converter-se em uma doença crônica e fazer com que a vaca tenha de ser sacrificada.
Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre os sintomas e tratamento da mastite bovina.
Causas das mastite bovina
A mastite é uma doença multifatorial, uma vez que a infecção depende dos gérmens, das condições ambientas, e das características da vaca. Os micro-organismos invadem o tecido mamário provocando uma inflamação da glândula. Podemos classificar a mastite em:
Mastites contagiosas: originam-se por micro-organismo que vivem na glândula mamária ((Streptococcus agalactiae e Staphylococcus aureus principalmente). Transmitem-se durante a ordenha da vaca, através de maquinaria de ordenha contaminada, pelo bezerro ou pela incorreta manipulação dos trabalhadores (panos sujos, não usar luvas, etc). Provocam a diminuição da quantidade de leite.
Mastites ambientais: originam-se por micro-organismos (estreptococos ambientais e os coliformes) que vivem no ambiente, e transmitem-se entre ordenhas e no período seco em que glândula não produz leite. A sua presença ajuda a determinar o nível de contaminação da fazenda.

Sintomas da mastite bovina
Dependendo da sintomatologia, as mastites podem ser classificadas principalmente em:
Mastite subclínica: é mais difícil de detectar que as outras. Apesar de não se observar alterações nem no leite nem na úbere, a contagem de micro-organismo e de células somáticas é elevado.
Mastite clínica: observa-se uma inflamação do úbere afetado, inclusivamente o animal sente dor ao ser tocado nessa região. O leite observa-se alterado com a presença de escamações, coágulos, soro descolorido, e por vez sangue.
Mastite aguda: põe em risco a vida do animal.Observam-se também sinais generalizados como febre, menos produção de leite ou perda de apetite.

Diagnóstico da mastite bovina
Além de repararmos na sintomatologia da vaca, recolhem-se amostras de leite e poderão ser feitos os seguintes testes para diagnosticar a mastite na vaca:
- Contagem de células somáticas: um elevado número de células somáticas relaciona-se com uma redução da produção de leite (mais de 200.000 células/ml indica mastite subclínica.
- Cultivo de bactérias do leite: serão identificados micro-organismo causadores da inflamação da glândula (mais de 50.000 bactérias/ml podem indicar a fonte da contaminação).
- California Mastitis Test: indica o número de células somáticas do elite que se recolheu como amostar.
- Outros testes.

Tratamento da mastite bovina
Deve saber que a prevenção dá melhores resultados e é mais eficiente que o tratamento que de possa levar a cabo. O tratamento dependerá do micro-organismo causador e se é subclínica ou clínica, utilizando antimicrobiano via intramamária, o veterinário irá informar sobre o tratamento a seguir para remediar a mastite da vaca.

Prevenção da mastite bovina
A prevenção é a chave para controlar esta doença, e inclusivamente mais importante que o tratamento. Em seguida oferecemos-lhe uma lista com as medidas preventivas para prevenir a mastite contagiosa:
Desinfeção das tetas antes e depois da ordenha
- Ordenhar as vacas infetadas no fim
- Boa higiene durante a ordenha
- Bom estado da máquina de ordenha
- Tratamento de secagem
- Descartar vacas com mastite crônica
No que diz respeito às medidas preventivas que há que ter em conta para reduzir o aparecimento da mastite de origem ambiental temos as seguintes:
- Boa alimentação e água
- Leite de boa qualidade
- Boa higiene das instalações
- Boa ventilação
- Tetas limpas e secas
- Manter as vacas algum tempo de pé depois da ordenha
Se adotou recentemente uma vaquinha, veja as nossas ideias de nomes para ela.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas e tratamento da mastite bovina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.