Partilhar

Sintomas de Alzheimer em cachorro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 20 março 2019
Sintomas de Alzheimer em cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Os nossos cães vivem cada vez mais graças aos nossos cuidados e já não é raro ver cães de 18 ou inclusivamente 20 anos. Mas este prolongamento da sua vida tem consequências, e embora pouca gente o saiba, os cachorros também sofrem de uma doença equivalente ao Alzheimer dos humanos: a síndrome de disfunção cognitiva.

A síndrome de disfunção cognitiva afeta cães entre os 11 e os 15 anos dependendo da raça. É uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta várias funções do sistema nervoso dos nossos cães: memória, aprendizado, consciência e percepção podem ver-se alteradas.

Neste artigo do Perito Animal vamos contar-lhe os sintomas do Alzheimer em cachorros para que seja capaz de o reconhecer se algum dia o seu cão sofrer com esta terrível doença.

Alterações de atividade

É frequente observar modificações no comportamento dos cães afetados pela síndrome de disfunção cognitiva: podemos observar o nosso cachorro caminhando sem rumo em casa, ou vocalizando sem motivo aparente.

Também o podemos ver com o olhar fixo no vazio ou notar uma curiosidade diminuída, falta de reações aos estímulos exteriores, ou inclusivamente notar que o nosso cão está apático e já não se limpa. Outro comportamento notado pelos proprietários de cães com Alzheimer é o lamber excessivo de objetos ou dos mesmos proprietários do cão.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Alterações de atividade

Alteração do apetite

Dependendo dos casos, os cachorros que sofrem de Alzheimer podem ter um apetite diminuído ou aumentado. Também podem apresentar alterações de costumes alimentares, e comerem objetos.

É muito importante prestar atenção neste aspeto pois devemos nos certificar que o nosso cachorro se alimenta. Para isso acontecer devemos indicar-lhe onde se encontra a comida e inclusivamente em alguns casos devemos esperar para nos certificarmos de que come o que devia.

Entenda mais sobre cachorro com depressão nesse artigo do PeritoAnimal.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Alteração do apetite

Sono perturbado

Os períodos de sono aumentam no cão que sofre Alzheimer, e o sono durante a noite é de má qualidade. Ao ver-se alterado o ciclo de sono, o cão despertará com frequência pela noite e dormirá durante o dia para compensar. Às vezes quando acorda à noite pode latir sem motivo.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Sono perturbado

Modificação das interações sociais

Os cachorros com Alzheimer perdem o interesse nos seus donos, uma vez que não se mostram contentes quando chegamos a casa ou quando os acariciamos, não procuram atenção e não parecem se interessar pelos carinhos, enquanto que em outros momentos pedem atenção constante e de forma excessiva.

É frequente que estes cães deixem de brincar com o proprietário e com os seus brinquedos. Podem esquecer a hierarquia estabelecida na família, e inclusivamente não reconhecer os seus donos, não serem receptivos, e às vezes a sua agressividade para com outros cães pode aumentar.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Modificação das interações sociais

Desorientação

Um cão que sofre de Alzheimer perde o sentido de orientação e pode perder-se em lugares que antes lhe eram familiares e costumava conhecer bem, tanto dentro como fora de casa. Pode ficar bloqueado em um canto ou diante de obstáculo em vez de passar ao lado.

O nosso cachorro pode ter dificuldades para encontrar as portas, ou ficar esperando em fente das portas erradas para sair de algum lugar. Caminha sem objetivo e parece perdido dentro de um espaço familiar.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Desorientação

Perda da sua educação

Poderíamos suspeitar que o nosso cão idoso sofre de Alzheimer se já não responde aos comandos que antes conhecia. Frequentemente podem esquecer-se de costumes como urinar e fazer as suas necessidades fora de casa, e inclusivamente podem sair para a rua e entrar em casa e urinar já dentro de casa. Neste último caso é importante comprovar que não se trata de alguma outra doença relacionada com a velhice.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - Perda da sua educação

O que deve fazer se o seu cachorro sofre de Alzheimer

Se suspeita que o seu cachorro está sofrendo de Alzheimer deve recorrer ao veterinário para que confirme o diagnóstico e lhe dê conselhos e recomendações para o seu caso em concreto. Regra geral devemos ajudar o nosso cão a todo a hora, especialmente vigiar para que se alimente, se encontre confortável dentro de casa e jamais devemos deixá-lo solto no parque ou outros lugares: é muito importante prevenir um possível extravio.

Igualmente devemos procurar dar-lhe carinho e atenção, embora provavelmente não nos reconheça, tente transmitir segurança e estimular o cão para brincar. Descubra em no Perito Animal artigos que lhe serão muito úteis se tem um cão idoso:

Neste artigos pode encontrar informação importante para cuidar melhor do seu fiel amigo. Não se esqueça de comentar se tiver dúvidas ou quiser partilhar a sua experiência conosco.

Sintomas de Alzheimer em cachorro - O que deve fazer se o seu cachorro sofre de Alzheimer

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de Alzheimer em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças degenerativas.

Conselhos
  • Estes sintomas permitem identificar um potencial problemas, mas aconselhamos a que recorra ao seu veterinário para que realize um diagnóstico definitivo.

Escrever comentário sobre Sintomas de Alzheimer em cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Mônica
Meu poodle tem 18 anos e foi diagnosticado com artrose e Alzheimer, ele troca o dia pela noite, fica andando sem parar e gemendo, damos medicamentos recomendados pelo veterinário mas mesmo assim fico na dúvida se esse gemer dele é sintoma do Alzheimer ou se ele sente dor...
natalia pereira dias
meu cão é um labrador , já tem mais de 15 anos,esta com todos os sintomas citados.qual medicamento posso dar a ele? tem algum medicamento tipo floral? obrigada
Regina marcia
Minha cachorra tem mal Alzheimer o que fazer para ajuda lá a fazer cocô
Adriana Ribeiro
Meu filho de 4 patas foi diagnosticado com Alzheimer ...
Ele tem 17 aninhos e => minha dúvida é se ele sente alguma dor ???
Pois a noite ele fica mto agitado e tenta enfiar a cabeça nos cantos do quarto, não conseguindo sair e começa a chorar .
Estou sempre adequando o quarto para evitar estes desconforto para ele.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriana! Pelo que você descreve, o cachorro está sofrendo de desorientação, o que é um dos sintomas de Alzheimer.
Joana
Olá, minha cadela foi diagnosticada com Alzheimer canino, já comecei com a medicação indicada pelo veterinário. Minha pergunta é existe qualidade de vida? Se nos que cuidamos já sentimos por ver-los perdidos, como eles se sentem? Minha cadela não reconhece mais meu filho, o lugar que mora...estou vendo ela sofrer...e sofrendo junto.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joana! Pode existir qualidade de vida, de qualquer forma, não é algo que se possa medir com precisão. Tal como nos humanos, nos cachorros é também uma doença complicada e você tem de estar preparada para que o comportamento da sua cadela se altere. De qualquer forma, a medicação e os cuidados paliativos são essenciais para que a qualidade de vida dela se mantenha o mais alta dentro do possível. Aposte no reforço positivo, e esteja preparada para ter de voltar a ensinar algumas coisas que ela pode ter esquecido. Desejamos tudo de bom para a sua cadela e toda a família e muita força nesta fase!

Sintomas de Alzheimer em cachorro
1 de 8
Sintomas de Alzheimer em cachorro

Voltar ao topo da página