Shampoo caseiro para cães alérgicos

Shampoo caseiro para cães alérgicos

Por vezes os nossos cachorros sofrem de alergias. A grande maioria das alergias manifestam-se na epiderme do cachorro, e quando isso acontece precisamos de prestar especial atenção à pele do nosso melhor amigo.

Existem à venda xampus ideais para cachorros alérgicos, mas o mais habitual é estes serem muito caros. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe dar algumas opções para fazer shampoos caseiros para cães alérgicos, simples e econômicos.

Base do shampoo

Ao elaborar as seguintes fórmulas para fazer shampoos adequados para cães alérgicos, a primeira coisa que deve fazer é um shampoo básico de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é um elemento bastante bactericida e desodorante, por isso é bastante utilizado para limpar vários acessórios e eletrodomésticos em casa. No entanto, para os cachorros pode chegar a ser tóxico se se abusar dele, ou não se enxaguar bem depois do tratamento. A fórmula é a seguinte:

  • 250 gr de bicarbonato de sódio. Se o comprar no supermercado fica mais econômico do que comprar na farmácia.
  • 1 litro de água.

Misture bem os dois produtos e guarde em uma garrafa longe da luz. Esta solução irá se misturar depois com o produto vegetal com propriedades antialérgicas que escolher.

Shampoo de aveia

O shampoo de aveia para cachorros é muito calmante e de fácil elaboração. Siga os seguintes passos:

  1. Coloque 100 gr de flocos de aveia integral no liquidificador até os converter em farinha. Se quiser também pode adquirir logo a farinha de aveia.
  2. Em um recipiente misture a farinha de aveia com meio litro de shampoo base de bicarbonato (agite antes o frasco ou garrafa onde guardou o shampoo).
  3. Bata e misture a farinha de aveia com o shampoo base.
  4. E o shampoo de aveia está pronto para usar no banho do cachorro.

Meio litro de shampoo de aveia é mais do que suficiente para dar banho a um cachorro grande. Se o cachorro for pequeno, divida a quantidade. Durante o verão o shampoo pode ser usado à temperatura ambiente, no inverno convém aquecer um pouco a mistura antes de a aplicar.

Depois de molhar o cachorro, aplique o shampoo de aveia friccionando bem na sua pele. Não aplique nem nos olhos nem nos genitais. Deixe atuar por 4 ou 5 minutos e enxague muito bem o shampoo para não ficarem resíduos de bicarbonato na epiderme do cachorro. Seque bem o cachorro.

Shampoo de aloe vera

O shampoo de aloe vera para cães alérgicos é muito depurativo e fácil de fazer. Siga as seguintes instruções:

  1. Misture no liquidificador meio litro de shampoo básico de bicarbonato com uma colher de chá de óleo essencial de aloe vera.
  2. Bata bem até ficar tudo bem misturado.
  3. Siga o método do banho do ponto anterior, aplicando o shampoo de aloe vera ao invés do shampoo de aveia.

Deve descartar o que sobrar. Diminua proporcionalmente a quantidade no caso de cachorros pequenos.

Shampoo de mel e vinagre

O shampoo de mel e vinagre para cachorros é muito nutritivo e desinfetante para a pele do cachorro. Para o fazer siga estes passos:

  1. Verta em um recipiente com meio litro de shampoo básico de bicarbonato, uma colher de chá de mel e um copo de vinagre de maçã.
  2. Bata e misture tudo muito bem.
  3. Aplique da mesma forma que nos pontos anteriores.

Deve enxaguar muito bem o cachorro depois do banho, pois o mel é pegajoso. Este shampoo caseiro não é recomendável para cachorros de pelo longo. Lembre-se de dividir a quantidade se o cachorro for pequeno. Deve descartar a mistura que sobrar.

A importância de enxaguar e secar

O enxague final dos shampoos caseiros para cães alérgicos é fundamental, pois não devem ficar resíduos de bicarbonato na epiderme do cachorro. Caso contrário, isso poderia irritar a pele do cachorro depois de a ter desinfetado durante o banho.

Também é muito importante secar bem o cachorro, excepto quando se trata de um cão de água português ou espanhol, nestes casos eles devem se secar sozinhos.

Leia o nosso artigo completo sobre a alergia em cachorros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Shampoo caseiro para cães alérgicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.