Sarna em periquitos - Sintomas e tratamento

Sarna em periquitos - Sintomas e tratamento

Os periquitos, como outras aves, podem contrair ácaros, que são os responsáveis pela sarna. Os ácaros são minúsculos parasitas capazes de causar danos a essas preciosas aves, que vão desde pequenas lesões ou crostas até irritações, anemia, deformações e até uma dificuldade respiratória tão grave que pode causar a morte. O tratamento deve incluir um antiparasitário eficaz e, em muitos casos, a desinfecção da gaiola.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre a sarna em periquitos, seus sintomas e seu tratamento.

Tipos de ácaros em periquitos

Os ácaros são aracnídeos parasitas do grupo dos artrópodes. Possuem oito patas pequenas e sobrevivem por meio da ingestão de sangue dos hospedeiros, neste nosperiquitos, bem como restos de material das penas ou da pele. A parasitização por ácaros em periquitos é conhecida com o nome de sarna. A sarna em periquitos pode ser causada principalmente por três tipos de ácaros:

  • Ácaros escamoso do rosto.
  • Ácaros vermelhos.
  • Ácaros do saco aéreo.

Ácaros escamoso do rosto

Este tipo de sarna em periquitos é causada por Knemidocoptes spp., ácaros que tendem a viver nas áreas sem penas dos periquitos e dos canários. Possuem uma mandíbula muito forte que lhes permite escavar nos tecidos e nidificar, deixando para trás uma crosta esbranquiçada ou acastanhada, grossa e de aparência escamosa, constituída por tecido morto e fezes. Essas crostas são vistas no bico, nas patas, ao redor dos olhos e, às vezes, em torno da cloaca ou sob as asas. O bico é uma das áreas favoritas, cavando com maior ênfase e chegando até a deformá-lo.

Ácaros vermelhos

Os ácaros que afetam a pele e as penas são os menos frequentes, mas também podem ser encontrados nos periquitos. São os ácaros vermelhos, denominados assim devido a sua cor laranja intenso e por seus hábitos alimentares, já que ingerem sangue, portanto podem causar anemia. O ácaro principal é Dermanyssus gallinae. É ativado durante a noite, o que deixa o periquito inquieto e o faz dormir durante o dia para compensar.

Deve-se levar em consideração que esses ácaros não estão constantemente na ave. Podem se esconder nas fendas da gaiola durante o dia e atacar à noite. É preciso lembrar que este ácaro, além de provocar a sarna em periquitos, tem potencial para afetar as pessoas. Neste artigo você pode ler sobre esta e outras doenças que as aves transmitem: 13 doenças que as aves transmitem para os humanos.

Ácaros dos sacos aéreos

Os sacos aéreos são estruturas características das aves que são esvaziadas e preenchidas de ar com a respiração. Sua função consiste em aumentar a leveza da ave para auxiliar no voo, facilitar a respiração dos pulmões e prevenir o aumento da temperatura que elas alcançam aos voar. O ácaro Sternostoma tracheacolum é o que parasita os sacos aéreos dos periquitos, embora também se aloje na traqueia. Este ácaro localizado nessas estruturas faz com que as aves tenham dificuldades no voo e na respiração, podendo causar a morte.

Neste outro artigo você conhece as doenças mais comuns nas aves domésticas.

Sintomas de sarna em periquitos

Os sinais clínicos da sarna em periquitos dependerão do tipo de ácaro com o qual estão parasitados. Vamos vê-los um por um:

Sintomas de ácaros escamoso do rosto

Neste tipo de sarna em periquitos, as aves apresentarão coceira leve no começo do parasitismo. À medida que progride, formam-se crostas expandidas que podem até chegar a tecidos profundos, como a que faz o bico crescer. Isso é o que causa sérios danos, coceira, malformações e má aparência pelas grandes crostas.

Com o bico afetado, o periquito apresentará desconforto evidente, dificuldades para comer e, em geral, para de usar seu bico. À medida que a infecção progride também pode afetar as patas, causando deformações e dificuldade de locomoção com claudicação e até perda das unhas.

Sintomas dos ácaros vermelhos

Estes ácaros são raros, mas agressivos, uma vez que irritam a pele e causam queda de penas e arranhões. Se a parasitização for suficientemente grave, podem ingerir sangue suficiente para causar anemia na ave. Com esta sarna, os periquitos ficarão fracos.

Sintomas dos ácaros dos sacos aéreos

A sarna em periquitos causada por ácaros dos sacos aéreos ficarão fatigados, mesmo após realizar um pequeno voo. Começarão a emitir sons sibilantes que se tornam cada vez mais roucos até que a respiração se torne forçada e mais rápida e seja acompanhada de um movimento característico da cauda que indica dificuldade respiratória com esforço constante. Outros sintomas que podem aparecer são tosse, espirros, sacudidas de cabeça e bico aberto. Alguns periquitos ficam tão angustiados que se negam a comer, mostrando fraqueza, deterioração progressiva e perda de peso.

Como identificar a sarna em periquitos

Estes são os sinais que podem fazer você suspeitar que seu periquito está afetado por ácaros causadores da sarna:

  • Se você ouvir respiração pesada, sons sibilantes, assobios ou roncos, respiração com o bico aberto e observa movimentos da cauda para cima e para baixo, pode significar que está sofrendo dificuldade respiratória por ácaros dos sacos aéreos.
  • Se ao observar a superfície corporal do seu periquito notar crostas, deformações ou lesões no bico, ao redor dos olhos ou das patas e notar que se coça, você pode suspeitar de ácaros escamoso do rosto.
  • Se você detecta áreas irritadas e notar que seu periquito está perdendo penas, apresenta lesões na pele, fica mais ativo à noite, mas dorme durante o dia, suspeite de ácaros vermelhos.

Em qualquer caso, o diagnóstico definitivo da sarna em periquitos deve ser feito pelo veterinário. Para isso, colherá amostra das lesões e as observará no microscópio para identificar qual é o ácaro causador e para poder aplicar o tratamento correspondente.

Como tratar a sarna de periquitos?

O único tratamento realmente eficaz para acabar com os ácaros e a consequente sarna em periquitos, especialmente os dos sacos aéreos e os escamosos do rosto, é um antiparasitário denominado ivermectina. Este remédio é administrado em várias aplicações por pelo menos 10 dias. Também pode ser utilizado, às vezes, moxidectina por via oral. Claro, todos os medicamentos devem sempre ser prescritos pelo veterinário.

Para os ácaros do saco aéreo também parece ser eficaz o levamisol, no entanto, os periquitos afetados por esses ácaros apresentam maiores índices de mortalidade. Além disso, se o bico estiver deformado, pode ser necessário apará-lo e, se houver desenvolvido infecções secundárias, antibiótico também deverá ser receitado.

Em relação aos ácaros vermelhos, a gaiola deve ser cuidadosamente desinfetada, utilizando um desinfetante inofensivo para os periquitos, não deixando nada para propagar e incidir, especialmente, nas fendas ou nas barras onde estes ácaros tendem a se esconder. Posteriormente, deve ser limpa com certa frequência, mesmo que não haja ácaros para prevenir.

Agora que você conheceu melhor as causas e como tratar a sarna em periquitos, confira este outro artigo em que falamos sobre os melhores brinquedos para periquitos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna em periquitos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Polo, F. (1968). Enfermedades y parásitos de las aves domésticas. Publicaciones del Ministerio de Agricultura, Madrid.