Remover as unhas dos gatos é ruim?

Remover as unhas dos gatos é ruim?

A resposta é sim, remover as unhas a um gato não é nada benéfico para o animal. As garras retráteis fazem parte da sua natureza e precisam delas para caçar, brincar, trepar, caminhar, etc. Ou seja, precisam das unhas para terem uma vida normal.

A amputação de unhas converte o animal em um inválido para muitas das atividades normais. Se o seu pet causa problemas em casa porque arranha os móveis ou trepa pelas cortinas, pode encontrar soluções para o deixar de fazer e, por sua vez, continuar sendo um gato feliz. E pode inclusive cortar-lhe as unhas para não serem tão afiadas.

Se quer saber se remover as unhas dos gatos é ruim, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e esclareça suas dúvidas.

O que é a amputação das unhas?

Trata-se de um processo cirúrgico em que se removem as primeiras falanges aos gatos. O Grupo de Estudo de Medicina Felina de Espanha (GEMFE) indica que é uma intervenção muito dolorosa e que em 50% dos casos podem aparecer complicações.

Além da dor intensa pela qual os gatos passam ao lhes serem retiradas as unhas, que pode inclusive não desaparecer e se tornar crônica, podem ter sérios problemas após a operação como hemorragias, infecções, cistos, fístulas e o gato pode inclusive mancar. Além disso, existe a possibilidade de voltarem a crescer.

Consequências para a saúde

A remoção das unhas do gato não apresenta nenhum benefício para a saúde do animal, pelo contrário, todas as consequências são negativas. Há mais de 10 anos era uma prática comum, mas hoje em dia há mais informação e quase não existem clínicas veterinárias onde aceitam esta prática. E em alguns sítios é inclusive proibido por lei.

Confira de seguida porque não é bom remover as unhas do gato, além das complicações de saúde que a cirurgia pode causar:

  • As unhas são a arma de proteção dos gatos. Sem elas eles sentem-se inseguros perante possíveis predadores.
  • Normalmente as suas brincadeiras envolvem o uso das unhas. Brincam e trepam com elas e, não as tendo podem desenvolver ansiedade.
  • Arranhar com as unhas algum objeto é uma forma de relaxar.
  • Utilizam as suas unhas também para se coçarem a si mesmos, sem elas não podem aliviar a coceira que sentirem.
  • Devido a não poderem se desenvolver de forma normal, é comum que os gatos sem unhas desenvolvam problemas de atitude, como agressividade, ansiedade ou depressão.

Qual é a solução para não remover as unhas do gato?

Os gatos gostam de arranhar e esta é a principal razão que leva as pessoas a quererem remover-lhe as unhas. No entanto, é parte da sua natureza e todos aqueles que querem adotar um companheiro felino devem assumi-lo.

Existem soluções para que os gatos não destruam a casa, como por exemplo ensiná-los a usar os arranhadores para afiar as unhas e poderem combater o estresse arranhando sem problemas. Além disso, é conveniente educar o animal para evitar arranhar outros objetos da casa.

Se não tem tempo ou não sabe como educar o seu gato, pode sempre pedir ajuda a um profissional. Lembre-se que os felinos precisam das suas unhas para viverem felizes.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remover as unhas dos gatos é ruim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.