Doenças virais

Remédios caseiros para resfriado de cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 junho 2023
Remédios caseiros para resfriado de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O resfriado em cachorros, quando leve, é uma condição que pode ser tratada facilmente com cuidados simples e remédios caseiros. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o que é o resfriado comum, quais são os sintomas de um cachorro resfriado e os remédios caseiros indicados para melhorar os sintomas que ele está sofrendo.

O resfriado de cachorro é uma condição infecciosa muito frequente e relativamente benigna no cachorro, podendo passar muitas vezes despercebida. Descubra alguns remédios caseiros para o resfriado de cachorro e acabe de vez com ele.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para cinomose em cachorros

Índice

  1. O que é o resfriado comum em cachorro
  2. Tratamento caseiro para gripe canina
  3. Alimentação para cachorro resfriado
  4. Remédios caseiros para cachorro com gripe
  5. Outros remédios caseiros para gripe de cachorro
  6. Posso pegar a gripe do meu cachorro?

O que é o resfriado comum em cachorro

Sim, cachorro fica gripado. O resfriado em cachorro é uma condição de origem viral (mais concretamente são vírus que pertencem à família da Parainfluenza, embora também possa ser devido a Adenovírus canino), que afeta principalmente as vias respiratórias altas, provocando inflamação, irritação e lesões na mucosa que cobre estas vias. Pode ser provocado por uma exposição contínua a temperaturas baixas ou contagiada entre cachorros.

Sintomas de resfriado em cachorro

Um cachorro resfriado apresenta sintomas como espirros frequentes, tosse irritativa e mucosidade nasal abundante. Este quadro pode ser acompanhando de décimas de febre, o que faz com que o animal demonstre certa apatia e mal-estar geral, olhos lacrimejantes e congestionamento nasal.

  • Tosse;
  • Espirros;
  • Secreção;
  • Congestão nasal;
  • Lacrimejamento;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Mal-estar geral.

Apesar de o resfriado em cachorro ser uma das causas mais comuns para os sintomas descritos acima, é preciso sempre descartar a possibilidade de outros problemas respiratórios e doenças graves como a cinomose.

Quando procurar um veterinário?

No caso da gripe canina os sintomas costumam durar entre uma e duas semanas. Em quadros mais graves, é possível notar dificuldade em respirar, o que exige consulta veterinária urgente. Se os sintomas comuns se complicarem ou agravarem, você deve consultar de imediato o veterinário. Os sinais que indicam que você precisa levar o cachorro resfriado a um veterinário são:

  • Se o cachorro é filhote ou idoso, a imunidade deles é mais frágil e em caso de gripe um veterinário sempre deverá ser consultado;
  • Mais de 2 semanas sem melhoras nos sintomas;
  • Presença de sangue nas secreções;
  • Quando ele não come nem bebe;
  • Quando você escuta um chiado no peito do cachorro quando ele espirra.

Para saber como medir a temperatura de um cachorro com termômetro, confira o vídeo:

Tratamento caseiro para gripe canina

Alguns cuidados básicos podem ajudar a amenizar o desconforto no cachorro resfriado e fazer com que o processo de recuperação seja mais rápido. Por isso, há alguns remédios caseiros para gripe de cachorro:

  • Em primeiro lugar, você deve deixar o seu cachorro gripado descansar já que ele precisa dormir muito mais do que habitualmente. Evite estímulos e respeite o descanso dele. Na hora do passeio, é importante limitar o exercício físico do cachorro pois isso aumentaria a tosse. Além disso, evite sair nas horas mais frias e úmidas do dia e diminua o tempo de passeio, já que o cachorro com gripe fica mais cansado.
  • No caso de cachorros que saem à rua com muita ansiedade e puxam muito a coleira (que pressiona muito a garganta), é necessário evitá-lo, colocando coleiras mais largas ou utilizando uma coleira peitoral anti-puxões.
  • Se você vive com outros cachorros, mantenha-os separados durante os dias em que um deles está resfriado. A gripe em cachorros é muito contagiosa. O contato entre eles deve ser evitado ao máximo.
  • Para favorecer a respiração, é bom umedecer o ambiente. Você pode fazer isso com vaporizadores, umidificadores ou até esquentando água, à qual você pode adicionar alguma essência, como eucalipto ou semelhante.
  • Mantenha o cachorro gripado seco e quente, já que ele estará muito susceptível a mudanças de temperatura. Garanta que o espaço onde ele se encontra esteja quente e que as patinhas estão bem secas após os passeios. Nessa fase, também é recomendado evitar o banho.
  • Evite o pó e o fumo, incluindo a fumaça de tabaco, perto do cachorro. Ele deve ser evitado sempre, mas na presença de problemas respiratórios ainda mais.
  • Cerifique-se de que ele tem água fresca sempre à disposição. A hidratação é fundamental no tratamento da gripe canina.
Remédios caseiros para resfriado de cachorro - Tratamento caseiro para gripe canina

Alimentação para cachorro resfriado

Um dos melhores remédios caseiros para cachorros com gripe é a boa comida. Em cachorros resfriados, é normal observar perda de apetite: o animal deixa de comer ou come pouco. Portanto, aposte em uma alimentação balanceada e bem nutrida, mesmo que ele esteja comendo pouco.

Como o cachorro resfriado costuma deixar de comer, você pode oferecer uma ração ligeiramente umedecida em água morna (37ºC) ou um caldo leve de carne (sem sal), também à temperatura ambiente. Este remédio costuma funcionar bem. Tenha em conta que o metabolismo do cachorro acelera com a febre, então o seu consumo calórico aumenta. Não é recomendável mudar a dieta do animal, já que as mudanças bruscas de alimentação podem provocar diarreias.

Como comentando anteriormente, também é essencial que o seu pet beba muita água. O tutor deve garantir que o recipiente de água tenha sempre água fresca e limpa à sua disposição. A água ajudará a diluir a mucosidade e a reduzir ligeiramente a temperatura corporal do cão. Apostar em alimentos úmidos também ajuda no processo de hidratação.

Remédios caseiros para cachorro com gripe

Aproveitando as propriedades e benefícios de plantas e alimentos naturais você também pode recorrer a alguns remédios caseiros para gripe canina e tosse. Essas são algumas sugestões sobre o que dar para cachorro com gripe:

Remédios caseiros para resfriado de cachorro

  • Vegetais de folha verde: são alimentos ricos em vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos cachorros. Confirme a dose de vitamina C recomendada com o seu veterinário, já que varia de acordo com o peso e a idade do pet, e um excesso desse remédio para gripe canina por provocar diarreia.
  • Mel: o mel natural e sem aditivos ajuda a suavizar a garganta irritada do seu cachorro. A dose indicada é de uma colher de café a cada três a cinco horas (não devendo nunca exceder essa dose, já que pode original problemas na digestão do seu cachorro gripado). Filhotes com menos de um ano não devem consumir mel.
  • Chá de menta: coloque umas gotinhas de chá de menta na boca do cachorro para ajudar a descongestionar as vias respiratórias. Você pode usar uma seringa sem agulha para ajudar no processo. Este é um excelente remédio para gripe de cachorro.
  • Canela: a canela também é um bom remédio caseiro para resfriado de cachorro, já que alivia a tosse e funciona como antisséptico. Basta colocar um pouco na comida dele.
  • Vapores: como mencionado antes, os vapores também podem ser úteis na hora de descongestionar as vias respiratórias do seu pet. Coloque a água quente correndo no banheiro, feche o seu cachorro dentro por um pouco (nunca sozinho, para evitar acidentes) e coloque uma planta medicinal como eucalipto ou equinácea na água da banheira, garantindo que a planta escolhida não é tóxica para cachorros. Você pode conferir quais são algumas das plantas venenosas para cachorros nesse artigo.

A prevenção é o melhor remédio para gripe de cachorro. Uma boa alimentação durante todo o ano fortalece o sistema imunológico do cachorro e ajuda a protegê-lo de recaídas e outras infeções.

Estes conselhos podem ajudar a melhorar o estado geral do cachorro, mas é necessário lembrar que todo o processo infeccioso viral tem uma evolução e a curação vem pela resposta do sistema imunológico do cachorro. Quanto melhores forem os nossos cuidados, mais rápido o cachorro se recuperará.

Remédios caseiros para resfriado de cachorro - Remédios caseiros para cachorro com gripe

Outros remédios caseiros para gripe de cachorro

Suplementos de vitamina C fortalecem a imunidade e, consequentemente, ajudam no tratamento caseiro para resfriado em cachorro. Mesmo assim, você precisa usar o suplemento de vitamina C indicado pelo veterinário, já que um excesso de vitaminas também pode ser prejudicial ao organismo.

Posso dar remédio humano de gripe para cachorro?

Não! Nessas situações, alguns tutores se perguntas se podem dar remédio humano de gripe cachorro. Saiba que a menos que o medicamento seja prescrito pelo veterinário, você não pode dar Benegripe para cachorro, antibiótico, dentre outros medicamentos que possam ser indicados para humanos.

Existem medicamentos específicos para cachorros e muitas vezes a sua composição farmacológica não é diferente da versão para os pets. O que acontece, no entanto, é que as doses formuladas em medicamentos humanos e veterinários têm concentrações e proporções diferentes, que também variam de acordo com raça, tamanho e diagnóstico, obviamente.

Vale lembrar ainda que existem remédios humanos totalmente proibidos para cachorros e seu consumo pode ser fatal ou causar uma intoxicação grave. Paracetamol e ibuprofeno, por exemplo, fazem parte dessa lista e jamais devem ser oferecidos sem acompanhamento veterinário.

Automedicar o cachorro pode ser muito perigoso e colocar a vida dele em risco, além de mascarar problemas mais graves que necessitem um diagnóstico detalhado e tratamento específico urgente.

Posso pegar a gripe do meu cachorro?

Não. A título de curiosidade, saiba que um cachorro gripado não pode transmitir o vírus a um humano e nem o cachorro pode pegar resfriado de humano. O vírus que causa o resfriado no cachorro é diferente do vírus causa o resfriado em humanos, sendo que o mais comum em humanos é o rinovirus.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para resfriado de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Dog Flu: Symptoms, Treatment, and Prevention. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/health/the-dog-flu-symptoms-you-need-to-know/>. Acesso em 27 de dezembro de 2021.

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para resfriado de cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédios caseiros para resfriado de cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
70 comentários
A sua avaliação:
fabiane
ja dei xarope mucocil dei azicox-2 faço inalação
ja dei gastroglobolim pra imunidade e nada cura a gripe dela o que fazer
A sua avaliação:
Amanda Gomes Oliveira Lago
Quantas gotinhas de chá de menta devo dar para o meu cachorro? Pode me dizer as dosagens corretas por peso?
A sua avaliação:
Vivian
Minha cachorra está com o nariz entupido i esporando tambem os olhos dela não para de remelar qual remédio eu dou pra ela?
A sua avaliação:
Ana Paula
Que artigo incrível! Muito obrigada. Muito bem escrito, detalhado, parabéns!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em ajudar, Ana Paula! Esperamos que a gripe do seu peludo passe logo!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Sarah
Minha rotivaler está com muita gripada esta roncando muito não quer comer nd está com os olhos td remelento oq eu posso dar pra ela melhora? Eu não tenho condições para levar ela no veterinário
A sua avaliação:
Jacilene Alves
Meus dois cachorros estão gripados e estou sem condições de ir ao veterinário,então quais remédios caseiros posso esta dando a eles?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jacilene. Temos este outro artigo sobre a gripe canina que pode ser útil: https://www.peritoanimal.com.br/gripe-canina-causas-sintomas-e-tratamento-22460.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Edna Destri
Minha cadela está com o nariz escorrendo e tosse ,pode dar dipirona metade ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Edna. Tudo bem? Neste artigo explicamos se pode dar dipirona para cachorro e todos os detalhes sobre o medicamento: https://www.peritoanimal.com.br/pode-dar-dipirona-para-cachorro-22734.html.
Esperamos que seja útil!
Leticia de Jesus Silva
Nao pode da comprimido tem que ser Dipirona em gota 3 gotinhas de 8 e 8 horas
A sua avaliação:
Ronaldo
Bom dia!meu poodle amanceu com à uma irritação na garganta como os gatos ficam quando se lambendo,só que está triste e seu nariz está ficando quente
A sua avaliação:
Luciana Souza
Meu cachorro está com tosse e quando acontece parece está esgasgado
Leticia de Jesus Silva
Compra xarope infantil ele e da de 12 e 12 horas
A sua avaliação:
Gilson Marques da costa
Bom dia que chá é esse de menta? Onde encontro?
A sua avaliação:
ricardo andrade
Boa noite, a minha cadela pequena uns dias para cá tem estado constipada nariz molhado, as vezes tosse, ramelas nos olhos, e as vezes faz aquele barulho de respiração parece que não consegue respirar. come e bebe água brinca tudo normal, se passar mais dias vou ao veternario
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ricardo
boa tarde, obrigado, ela hoje está melhor , se piorar vou ao vet
Ana
Você fez o que pra melhorar
A sua avaliação:
Aniele Da Silva Carlos
Quero agradecer a matéria, segui alguns conselhos e de imediato meu Cachorro ja teve uma melhora, ele amanheceu resfriado, o que fiz ate agora, fervi água coloquei meio limão e uma folha de Guapo botei no balde e coloquei no banheiro e fiquei um pouco com ele lá uns 15 minutos, também dei uma colhezinha de mel, agora ele dormiu ta bem cansadinho. Vou aguardar ate amanha para ver se ele vai melhorar ou se vou levar no veterinário. Ate o momento ele está comendo e bebendo água. Mas tava espirrando e tossindo. Agora não ta mais
A sua avaliação:
carlos alberto martins vieira
A minha cadela, está, espirrando, febre no fucinho ,pouco apetite
A sua avaliação:
Sonia
Adorei a matéria sobre resfriado, informações importantes,, e esclarecedoras. obrigada
Marcela
Meu cão Est gripe muito forte...não que come ...Est muito cansado...Est tomando já remédio..antibiótico..
Marcela
Minha cachorra Est muitá gripada Est tb cansada....ela Est tomando antibiótico na veia....Eu quero remédio pr esse cansaço
A sua avaliação:
Samara
Qual desses é o melhor remédio para gripe de cachorro?
Zuleide
Meu cachorro tem 3 anos e da raça pisou ela está gripada então quer faco
Luísa Savala
Oi Zuleide! Temos um artigo sobre gripe canina que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gripe-canina-causas-sintomas-e-tratamento-22460.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cavyn
Tomar chuva pode deixar o cão resfriado e indisposto também?
Meu cãozinho de 3 meses tomou bastante chuva há alguns dias, e desde ontem apresenta tosses e espirros. Também não está nada enérgico como antes.
Daniele
Ola!! Meu cachorro tem 2 anose e raça pinsher e esta com tosse.vomito e sai agua dos olhos!! Que remedio caseiro devo dar a ele?
Luísa Savala
Oi Daniele! Temos dois artigos que podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-a-tosse-canina-21747.html
No entanto, recomendamos que antes de começar qualquer tratamento busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Remédios caseiros para resfriado de cachorro