Remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca

Remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca

Na maioria das vezes em que os cachorros vomitam, os tutores ficam preocupados em relação à saúde do animal. O comportamento de vomitar é algo comum em cães e isso pode indicar que algo de errado está acontecendo no corpo do seu cachorro. Existem alguns aspectos que você pode prestar atenção em relação à aparência do vômito de seu cachorro, para supor se ele corre riscos de saúde ou não, como a coloração e textura do vômito.

Se você estiver com um cachorro vomitando espuma branca em casa, não se preocupe. Nesse artigo do Perito Animal damos alguns exemplos de remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca que podem te ajudar.

Cachorro vomitando espuma branca: causas

Caso essa seja a sua situação, você deve estar se perguntando "Meu cachorro está vomitando uma espuma branca, o que fazer?". Antes de aprender o que você deve fazer para ajudar o seu animal, deve entender o que pode estar causando esse sintoma no seu pet. Existem diversas situações que podem fazer o cachorro vomitar espuma branca, estando entre elas:

  • Estômago vazio: o conteúdo do vômito com espuma branca pode ser uma mistura da saliva do seu animal com muco e ácidos do estômago. Com as agitação ocasionada no comportamento de vomitar, todas essas substâncias adquirem a consistência de espuma de coloração branca. Nesses casos, o vômito pode incluir conteúdo alimentar e acontece geralmente quando o seu cachorro se alimenta de algo que não fez bem para a saúde dele ou está há muito tempo sem se alimentar. Além disso, você pode ter um cachorro vomitando amarelo após algum tempo. Isso pode acontecer devido contração do intestino do seu animal, o que libera uma substância chamada bile, substância que auxilia o processo digestivo fragmentando o alimento para melhor absorção de nutrientes e dá a coloração amarelada ao vômito do seu animal.
  • Gastrite;
  • Raiva;
  • Colapso de traqueia;
  • Infecção viral;
  • Infecção parasitária;
  • Cinomose;
  • Parvovirose;
  • Torção gástrica: é um problema que acontece principalmente em cachorros de grande porte. Acontece pois o cão apresenta uma torção em seu estômago. Por consequência, o animal não consegue engolir a saliva, o que resulta em um cachorro vomitando espuma branca. Esse problema é muito grave para a saúde do animal;

Se você quiser saber mais detalhes sobre cachorro vomitando espuma branca como todas causas, sintomas e tratamento, confira também esse artigo do PeritoAnimal.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro

Quando você conseguir identificar a causa do cachorro vomitando espuma branca, o seu médico veterinário poderá indicar alguns medicamentos para um tratamento eficaz. Além disso, como complemento, você pode utilizar alguns remédios caseiros para cachorro vomitando espuma branca que auxiliam no tratamento do seu animal.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro com camomila

Dentre as inúmeras qualidades da camomila, encontramos o seu auxílio no tratamento de problemas gastrointestinais. Caso você esteja com um cachorro vomitando espuma branca e com diarreia, esse remédio caseiro poderá ser utilizado. Para preparar o chá de camomila, você precisa de:

  • 250 ml de água fervida;
  • 2 colheres de chá de camomila.

Misture a camomila com a água fervente e deixe em repouso até esfriar. Coe o conteúdo e o chá de camomila estará pronto para o seu cachorro consumir.

Além disso, o chá de camomila também pode ser utilizado para outros fins, como:

  • Tratamento de estresse e ansiedade;
  • Tratamento de parasitas;
  • Tratamento na pele;
  • Tratamento nos olhos.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro com gengibre

O gengibre possui propriedades que aliviam enjoo, evitando com que o cachorro vomite. Você pode cortar pequenos pedaços de gengibre e colocar com o alimento do seu animal, ou então preparar um chá. Para realizar o chá de gengibre, você precisa de:

  • 750ml de água;
  • 10 gramas de gengibre.

Misture o gengibre com a água e ferva por aproximadamente 15 minutos. Deixe a mistura esfriar e coe, assim o chá de gengibre estará pronto para o seu cachorro consumir.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro com hortelã

Hortelã é conhecida por ter propriedades que acalmam irritações e incômodos no estômago. Para fazer o chá de hortelã, você precisa de:

  • 4 folhas de hortelã;
  • 300 ml de água fervida.

Misture as folhas de hortelã com a água previamente fervida, deixe a mistura esfriar. Coe e o chá de hortelã estará pronto para o seu cachorro consumir.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro com erva-doce

A erva-doce pode apresentar diversos benefícios para o seu cachorro vomitando espuma branca, pois auxilia o tratamento de desconforto estomacal, enjoo, náuseas e ainda promove apetite, o que é bom caso você esteja com um cachorro vomitando espuma branca e não come. Para preparar o chá de erva-doce, você precisa de:

  • 250 ml de água fervente;
  • 01 colher de chá de erva-doce seca.

Misture a erva-doce com a água previamente fervida e deixe descansando até esfriar. Coe a mistura e o chá de erva-doce estará pronto para o seu cachorro consumir.

Cachorro vomitando espuma branca: remédio caseiro com canela

A canela apresenta propriedades que auxiliam no tratamento de náuseas e desconforto estomacal, por isso, o chá de canela é um bom remédio caseiro para você utilizar no tratamento de um cachorro vomitando. Para fazer chá de canela, você precisa de:

  • 200 ml de água fervente;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó, ou um pau de canela.

Misture a canela com a água previamente fervida e aguarde esfriar. Coe a mistura e o chá de canela está pronto para o seu cachorro consumir.

Cachorro vomitando espuma branca: outros cuidados

Existem outras dicas que podem auxiliar no tratamento do seu cachorro vomitando espuma branca:

  • Hidratar: o comportamento de vomitar pode fazer com que seu cachorro perca muito líquido no organismo dele. Isso pode causar outros sintomas, que não são diretamente relacionados à causa de um cachorro vomitando espuma branca. Mas cuidado, o vômito com espuma branca pode ser causado pela ingestão de água em excesso. Administre o líquido em pequenas porções, garantindo que o seu animal o consome de forma calma, evitando provocar irritações no estômago dele.
  • Alimentar: Mesmo que não seja uma tarefa agradável, é importante que você observe os aspectos do vômito com espuma branca, para detectar se existem outros resíduos. Observe a consistência do vômito, coloração, entre outros aspectos. Essas informações são muito úteis para que o seu médico veterinário consiga realizar o diagnóstico do cachorro de forma mais precisa possível.

Caso o seu cachorro esteja vomitando espuma branca e com diarreia, não queira comer ou esteja tremendo, é essencial que você o leve mais rápido possível ao médico veterinário. Com os vômitos, o seu cachorro está perdendo muito líquido e nutrientes e, se não houver reposição desses itens, os resultados podem ser fatais ao seu animal.

Se você estiver com um cachorro idoso em casa, preste atenção em alguns aspectos como:

  • Movimentação reduzida;
  • Salivação em excesso;
  • Animal urinando normalmente antes e depois de vomitar espuma branca;
  • Mantenha a vacinação em dia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.