Outros problemas de saúde

Remédio caseiro para tosse de cachorro

Remédio caseiro para tosse de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você sabia que os cachorros também têm tosse? Na verdade, este é um mecanismo natural para aliviar ou solucionar problemas das vias respiratórias utilizado por muitos animais. Existem remédios caseiros para tosse de cachorro que, como um apoio ao tratamento indicado pelo médico veterinário, podem ajudar a aliviar o desconforto do pet.

Se você gostaria de conhecer os remédios mais eficazes, recomendamos que continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir não só os remédios caseiros, mas também as causas e alguns conselhos extras para tratar um cachorro com tosse.

Índice

  1. O que é a tosse de cachorro? O que indica?
  2. Causas de cachorro com tosse
  3. Como ajudar um cachorro com tosse
  4. Remédios caseiros para tosse de cachorro
  5. Cuidados gerais com o cachorro

O que é a tosse de cachorro? O que indica?

A tosse é um reflexo do corpo que se caracteriza pela expulsão brusca de ar das vias respiratórias de forma a eliminar secreções, como mucosidade ou substâncias que o animal tenha aspirado.

É uma condição que, em muitos casos, se apresenta como um sinal clínico de infecção nas vias respiratórias, de problemas cardíacos ou de um simples resfriado. Contudo, pode ser provocada por muitos fatores distintos como alergias e bactérias. O cachorro também pode ter se engasgado com um pouco de água ou um pedaço de comida, entre muitas outras possibilidades.

Causas de cachorro com tosse

Entre as diversas causas de cachorro com tosse, encontramos:

  • Bronquite;
  • Faringite;
  • Vermes pulmonares;
  • Doenças cardíacas;
  • Traqueobronquite infecciosa canina;
  • Bactérias;
  • Alergias;
  • O cachorro ficou engasgado.

É muito importante que você, como tutor responsável, reconheça qual o tipo de tosse de cachorro, se é seca ou com mucosidade e também se é frequente ou pontual. Se for uma tosse de cachorro constante, você deve levar o seu pet imediatamente ao médico veterinário para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu cachorro.

Como ajudar um cachorro com tosse

Uma vez que a tosse pode ter origens muito distintas entre elas, desde algo muito simples até uma causa mais grave, o melhor que você pode fazer é saber como ajudar um cachorro com tosse. Para isso, siga essas recomendações:

  • Se a tosse for pontual e o animal expulsar aquilo que o incomodava nas via respiratórias, você deve oferecer um pouco de água assim que ele se acalmar e voltar a respirar normalmente.
  • Caso se trate de um sintoma recorrente, você deve visitar um veterinário de confiança para que ele realize as provas necessárias para identificar a origem da tosse e, assim, decidir qual o melhor tratamento a seguir.
  • Você deve seguir os tratamentos indicados pelo médico veterinário. Contudo, sem deixar de seguir os conselhos dele, você pode complementar com remédios caseiros e naturais. Estes remédios caseiros são bons para ajudar o sistema imunológico do cachorro. Você também pode consultar o seu veterinário previamente antes da utilização destes remédios complementares.
  • É muito importante que, durante todo o período de tratamento, você reduza a atividade física do cachorro ao mínimo necessário. Não se trata de eliminar completamente a atividade de física mas sim de ajustar às necessidades mais básicas. Você não quer que o cachorro acabe sofrendo ansiedade e se sinta mal. Ao diminuir os níveis de atividade, é possível evitar que a tosse de cachorro seja recorrente, que se agravem os problemas respiratórios e que o animal se canse muito. O repouso é uma grande ajuda na recuperação.
  • Também se recomenda que, se você usar normalmente uma coleira para passear o cachorro, mude para um arnês (coleira de peito) que deixe o pescoço do animal livre.

Remédios caseiros para tosse de cachorro

Existem muitos remédios caseiros para tosse de cachorro de fácil preparo e que aliviam a tosse do peludo. Alguns deles são:

  • Suco de nêspera: é um remédio muito recomendado por veterinários. É um dos melhores remédios naturais devido ao seu alto conteúdo em Vitamina A que reforçará o sistema imunitário do cachorro, ajudando a recuperação das membranas mucosas afetadas. Não serve qualquer outra fruta, você deve relembrar que existem muitos alimentos tóxicos para cachorros. Ofereça o suco ao seu cachorro numa tigela, tal como faz com a água. Você deve tentar que ele tome um copo de suco por dia, durante vários dias, conforme vá recuperando ou os dias que o médico veterinário indicar. Se o cachorro não beber desse jeito, você pode utilizar uma seringa (sem agulha) e dar pequenas porções diretamente na boca, sem forçar para não provocar o vômito.

  • Vegetais de folha verde: estes vegetais contêm muita vitamina C. Esta vitamina fortalece o sistema imunológico dos cachorros. Você também encontrar esta vitamina em suplementos vitamínicos indicados para uso veterinários. É muito importante que você estabeleça com o veterinário qual é a dose indicada para o seu cachorro, que varia conforme o peso e outros indicadores. Tenha cuidado pois o excesso desta vitamina pode provocar diarreia.

  • Óleo de coco: é outro remédio para tosse canina muito eficaz que também fortalece o sistema imunológico. Este óleo alivia a tosse de cachorro, fortalece a energia e ajuda a combater problemas cardíacos. Você deve misturar duas colheres pequenas de óleo de coco na água do cachorro e deixar que ele vá bebendo.

  • Canela: a canela é outro complemento alimentar que serve de antisséptico e é muito recomendada para aliviar a tosse de cachorro. Se o seu cachorro gosta, você pode colocar um pouco na comida dele.

  • Chá de menta: umas gotinhas de chá de menta, com uma seringa (sem agulha) diretamente na boca do cachorro, vão ajudar a descongestionar as vias respiratórias, uma vez que este chá tem propriedades expectorantes e descongestionantes.
  • Mel: o mel natural, sem ser processado e sem aditivos, vai ajudar a suavizar a garganta irritada do cachorro. Você pode dar uma colher pequena a cada três ou cinco horas. Contudo, tenha atenção para não exceder a dosagem recomendada. O excesso pode provocar problemas digestivos no cachorro. Cachorros com menos de 1 ano de idade não devem comer mel porque ele pode danificar o sistema imunológico que ainda está em desenvolvimento.
  • Fumos e vapores: a utilização de vapores é muito recomendada para aliviar os problemas respiratórios. Você pode fechar o cachorro no banheiro e deixar que corra água quente criando vapor. Não deixe o cachorro sozinho para não ocorrerem acidentes desnecessários. Você também pode utilizar alguma planta medicinal indicada como expectorante e antitússica que beneficie as vias respiratórias, como o eucalipto ou a equinácea. Assegure sempre que a planta medicinal que escolha não seja tóxica para cachorros. Você deve ferver algumas folhas para criar vapor e, quando tirar do fogo, aproxime do cachorro com muito cuidado para não o queimar.

Cuidados gerais com o cachorro

Se você tem um cachorro com tosse ou não, existem alguns cuidados básicos que podem tanto evitar problemas como também ajudar na recuperação do cachorro, por exemplo:

  • Ofereça água sempre limpa e fresca;
  • Ofereça uma alimentação equilibrada e variada, que fortaleça o sistema imunológico do seu pet;
  • Mantenha sempre a higiene dos espaços que o seu frequenta;
  • Siga o calendário de vacinação e desparasitação do cachorro;
  • Visite um médico veterinário de confiança a cada 6 ou 12 meses caso não exista nenhum sintoma de doença aparente.

Para ver mais dicas sobre os cuidados com cachorro para que ele viva mais, confira nosso vídeo no YouTube:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para tosse de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Remédio caseiro para tosse de cachorro

1 de 2
Vídeos relacionados com Remédio caseiro para tosse de cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
64 comentários
A sua avaliação:
Maria da Conceição
Qual o remédio caseiro ideal para tirar o mal alito do cão?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Neste artigo sobre como melhorar o hálito do cachorro com dicas caseiras você verá algumas opções: https://www.peritoanimal.com.br/melhorar-o-halito-do-cachorro-dicas-caseiras-21262.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Domini Vinícius
Meu cachorro está com muita tosse já estou preocupado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Domini. Também temos este outro artigo sobre cachorro com tosse com suas causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-tosse-sintomas-causas-e-tratamento-22860.html

De qualquer maneira, recomendamos que procure um veterinário se a tosse persistir.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Deizy
Meu cachorro pint tem 6 anos e todo ano na época do frio ele fica tossindo só q agora ta pior não para de tossi.e no momento sem condições de levar no veterinário. Gostaria de dicas por favor
A sua avaliação:
Gilciane
Minha cachorra é idosa, da raça poodle, está tossindo a um tempo, a veterinaria receita sempre tossicanis, alivia por um tempo, mas volta. Hoje ela tossiu bastante que expeliu uma baba branca. Sei que esses sintomas tem muito a ver com bronquite canina. Eu preciso resolver isso, o mais rápido possível. Pois é horrível vê- lá assim...
.
A sua avaliação:
Agostinha da Silva
Bom dia, minha cachorra tosse parecendo um engasgo e quando espirra sai catarro do nariz, oque fazer, teria alguma indicação??
A sua avaliação:
Anderson
Muuuito obrigado pela ajuda! Meu cachorro estava com muuita tosse. Já ia para o segundo dia tossindo muito, a noite então como agora, nem se fala... J[á estava ficando muito preocupado. Misturei com uma salsicha agora a noite, comeu... INCRÍVEL... parou de tossir... MEU MUUUUITO OBRIGADO...
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes que tenha dado certo, Anderson.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Cris Grigorio
Meu cachorro parece ter algo presso na garganta e não sai por nada ,ele não consegui engorda,fica sempre magrinho saindo secreção pelo nariz
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cris. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Daiane
Minha cadela esta com tosse seca, que remedio comprar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Daiane. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rodrigo
Tenho uma receita... agradeço muito a veterinária que salvou meu cachorro..
A sua avaliação:
Priscila Alves Goulart de Amorim
O meu cachorro estava com uma tosse seca eu fiz uma nebolização com clenil A.
Usei sem prescrição do veterinário por conta própria melhorou a tosse e estou dando xarope Guaco
Ele está no 2 dia de tratamento melhorou abessa a tosse.
Rosiane Sousa
Que maravilha!!! Parabéns pelos cuidados.
A sua avaliação:
Rita de Cassia pereira Cardoso
Meu cachorro tá com tosse qual remédio
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rita. Você experimentou os 7 e nenhum funcionou?
A sua avaliação:
Alicd
Meu pet ultimamente adquiriu uma tosse constante, mais frequente durante a noite, é como se estivesse esgasgado, mas já verificamos que não há nenhum objeto de fato engasgando ele, gostaria de saber uma possível causa.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem? Temos este post que fala sobre cachorro com tosse: sintomas, causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-tosse-sintomas-causas-e-tratamento-22860.html
Esperamos que seja útil!
Jenniffer
O meu estava exatamente assim, levei hoje no veterinário e ele está com pneumonia e garganta inflamada
A sua avaliação:
Elisangela
Meu cachorro o faz dois dias q tá com tosse e leva uma espuma branca após tossir o q pode ser
Administrador PeritoAnimal
Oi, Elisangela. Este artigo tem algumas orientações a respeito: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tossindo-e-vomitando-gosma-branca-o-que-fazer-22735.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Bruna nicácio
Posso dar uma colherzinha do oleo de coco na própria boca ? Ao inves de por na água?
A sua avaliação:
Carol
Haaaa, meu pastor ta com essa tosse, todo ano ele fica dou remédio e passa, mas. Esse ano não quer passar de jeito nenhum. Dei predisin, cefalexina, azitromicina, xarope tosse canis e nada a tossi para durante o período de tratamento, mais quando termina volta.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Você não deve medicar o seu pet em casa. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Moises Ferreira
Boa tarde, levei minha cadela poodle ao veterinário com sintomas de tosse canina. Após os exames de sangue, que não mostraram anormalidades, ele prescreveu PredSim suspensão 2ml de 12 em 12 horas para um animal de 6,5Kg e 12 anos de vida. Na quarta dose o animal veio a óbito com espasmos de insuficiência respiratória. Pergunto se tal produto teve a indicação certa já que no receituário não consta uso veterinário.
Valquiria
Ola, meu cachorro esta com tosse, levei no vet me pedirao eletro e raio x, mas o tratamento até sair resutado foi bactrin humano,e predisin animal! Nenhuma melhora em tres dias de tratamento,levei em outro vet acrescentou um charope,estou preocupada a tosse é seca e da engasgo!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Valquiria. Com essa medicação ele deve melhorar em até uma semana. De qualquer forma, deixaremos dois artigos para você. Um sobre cachorro com tosse - sintomas, causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-tosse-sintomas-causas-e-tratamento-22860.html e outro sobre a tosse de canil ou traqueobronquite infecciosa (que não acreditamos que seja o caso, é mais a título de informação): https://www.peritoanimal.com.br/tosse-de-canil-ou-traqueobronquite-infecciosa-canina-sintomas-e-tratamento-20278.html.
Esperamos que sejam úteis!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
vilma
boa noite eu tenho quatro cachorros três deles são buldo e uma biguou com vir lata e oque esta doente e o mais velho ele tem 12 três messes bad
um deles esta com uma tosse que parece que ele esta engasgado e uma dificuldade ora respirar e no momento eu não tenho como levar ele no veterinário tem algo que eu possa faz em casa pra ajudar ele a respirar melhor si o senhor puder me ajudar eu agradeço si tiver algum remédio caseiro que eu possa dar pra ele
Luísa Savala
Oi Vilma! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tânia Maria Rosa
Meu cachorro está com tosse qual a indicação caseira q Eu posso dar ao cão ele tem +ou—13 kg ele tem 3 anos de idade.
josina alves
Ola bom dia tenho cinco vira latas quase todos estao com tosse eque ppsso fazer
Luísa Savala
Oi Josina! Você já tentou as dicas do artigo?
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
EDILEUZA Lins de Oliveira
estou muito preocupada, por favor me ajude, desde já agradeço!
Remédio caseiro para tosse de cachorro