Receitas para cachorros obesos

Receitas para cachorros obesos

O cachorro é o melhor amigo do homem, o que nos indica que a ligação entre os dois é muito estreita, tanto que hoje em dia os cães sofrem cada vez mais de doenças também presentes em nós e que estão relacionadas a hábitos de vida que não são saudáveis.

Este é o caso do sobrepeso, uma alteração que é definida como excesso de peso e gordura corporal e que afeta toda a saúde de nosso animal de estimação, pois esta condição atua como um fator de risco para o desenvolvimento de múltiplas doenças.

Felizmente os hábitos de vida e de alimentação podem ser moldados, por isso, neste artigo do PeritoAnimal mostramos várias receitas para cachorros obesos.

Sinais de excesso de peso em um cachorro

Certamente nosso animal de estimação nos parece adorável, no entanto, devemos traçar uma linha importante entre aquela imagem de um animal de estimação saudável e terno e a outra que pode estar indicando que nosso cachorro não está totalmente bem porque ele está acima do peso.

Como fazer esta avaliação? Embora a melhor pessoa para fazer isso seja o veterinário, a verdade é que através de diferentes sinais podemos determinar se estamos diante de um cachorro obeso ou com sobrepeso ou não:

  • Em um cachorro com peso normal, as costelas são perceptíveis e a cintura é evidente a olho nu.
  • Quando o cão está acima do peso, notaremos que as costelas são difíceis de apalpar e que a cintura não é visível a olho nu.
  • No pior caso, da obesidade, as costelas do cachorro não podem ser apalpadas e há presença de uma barriga proeminente.

Neste outro artigo falamos sobre as 10 raças de cães mais propensas à obesidade.

Alimentação caseira para cachorros obesos ou com sobrepeso

A alimentação do cachorro é de vital importância para sua saúde e, portanto, para tratar o excesso de peso nada melhor do que uma revisão de sua dieta e resolver esta condição naturalmente através do alimento. Alguns tipos de ração têm uma redução calórica, mas no entanto, alimentos balanceados específicos para cachorros obesos ou acima do peso também podem ter um custo muito alto.

Você deve saber então que também podemos tratar o excesso de peso de nosso animal através da alimentação caseira de baixo teor de gordura, natural e saudável.

Obviamente, se seu cachorro estiver acima do peso, recomendamos que você vá ao veterinário para um exame completo, uma vez que a presença de excesso de peso corporal pode atuar como um gatilho para várias patologias.

Receitas caseiras para cachorros obesos ou com sobrepeso

Você deve pensar que desenvolver receitas para reduzir o excesso de peso de um cachorro é algo complexo e requer muita dedicação. Entretanto, as opções que vamos apresentar a seguir são rápidas e fáceis de preparar. O que você precisa saber com antecedência é a proporção de nutrientes que deve ser incluída nas refeições de nosso amigo peludo:

  • Proteína animal: 50%.
  • Legumes: 30%.
  • Cereais, batatas ou massas: 20%.

Respeitando esta proporção entre os alimentos, podemos preparar as seguintes receitas para cachorros obesos ou com excesso de peso:

1. Refogado de batata e carne bovina

Para fazer isso, basta cozinhar as batatas, a carne e cenouras, respeitando os tempos de cozimento de cada ingrediente. Se quisermos tornar esse refogado para cachorros obesos mais saboroso, podemos adicionar azeite, em pouquíssima quantidade, para evitar excesso.

2. Frango com arroz e legumes

Cozinhamos o arroz junto com um punhado de espinafres, cenouras e tomate. Ao mesmo tempo, escolhemos o peito de frango (um corte com pouca gordura) e o cozinhamos na grelha. Depois cortamos o frango e o misturamos com o arroz.

3. Batata com peixe

Este é um prato muito saudável em nível nutricional e muito baixo em calorias, pois podemos prepará-lo no forno. Corte as batatas em fatias finas e coloque-as no forno (com um pouco de água). Quando faltarem aproximadamente 15 minutos para terminar de cozinhar as batatas, acrescente filetes de merluza sem pele em cima. É mais uma ótima opção de receita para um cachorro obeso.

4. Macarrão com atum e tomate

Amasse um tomate e prepare ele grelhado uma linha fina de óleo. Em seguida, cozinhe o macarrão e misture com o tomate. Finalmente adicionamos atum enlatado, mas em seu estado natural, sem óleo e sem sal.

5. Purê de batatas com salmão

Com esta receita, incluiremos na dieta de nosso cão gorduras saudáveis, que não serão prejudiciais se consumidas com moderação e através de alimentos de qualidade. Para preparar o purê de batata, ferva as batatas e amasse-as. A melhor maneira de preparar o salmão é usando o filé de lombinho (sem espinhas). Cozinhe a vapor ou ou no forno envolto de papel alumínio para que ele cozinhe em seu próprio suco.

De maneira geral, seu cachorro deve comer 3 vezes ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e fazer isso em quantidades moderadas. Não esqueça que será igualmente importante que seu cão faça exercício físico diariamente, fundamental para ele gastar as calorias ingeridas com a alimentação. Não se esqueça de brincar com ele com bolinhas e outros brinquedos para cachorros e, assim, mudar sua rotina para que perca peso.

Mais artigos sobre cachorros obesos

No PeritoAnimal você encontra vários artigos que podem te ajudar a como oferecer mais qualidade de vida a cachorros obesos e também para mudar essa situação:

  • Como saber se o meu cachorro está gordo?
  • Como fazer cachorro emagrecer
  • Obesidade canina: como tratar
  • Exercícios para cachorros adultos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Receitas para cachorros obesos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para emagrecer.

Bibliografia
  • DOMÍNGUEZ, María S. González; BERNAL, Liliana. Diagnóstico y manejo de la obesidad en perros: una revisión. Revista CES Medicina Veterinaria y Zootecnia, 2011, vol. 6, no 2, p. 91-102. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3819152>. Acesso em 28 de junho de 2021.