Receitas de Natal para cachorros

Receitas de Natal para cachorros

O Natal é uma época do ano em que as receitas caseiras são as protagonistas. O espírito natalino e as luzes, fazem-nos convidar os nossos pets a participar desta festa. E enquanto o nosso cachorro nos segue para todos os lados, sentindo que algo saboroso está no forno, é normal pensar que coisas poderíamos fazer também para ele que sejam saudáveis e saborosas.

No PeritoAnimal queremos que você compartilhe momentos especiais para proporcionar um excelente Natal para o seu cachorro e, por isso deixamos-lhe uma lista com 3 receitas de Natal para cachorros, pois já sabemos que, tal como os humanos, a sua saúde e qualidade de vida está bastante relacionada com a alimentação. Vamos então cozinhar e compartilhar com toda a família!

Receitas de Natal para cachorro: o que é preciso considerar

Já pensou no que dar para o cachorro de Natal? Se você está procurando receitas nutritivas e saudáveis para o seu cachorro, então as opções que lhe vamos mostrar são as ideais. Lembre-se que você deve ter cuidado na hora de mudar a alimentação nos cachorros habituados a comer sempre a mesma coisa.

Estas incorporações de comidas novas costumam ser mais fáceis em animais habituados a comer (diariamente ou de forma ocasional) receitas caseiras saudáveis preparadas pelos seus tutores em sua casa. Neste outro artigo, por exemplo, ensinamos como preparar receitas de bolos para cachorros.

Você deve levar em consideração de que os cachorros se tratam de animais onívoros. Na natureza, eles seguem uma alimentação altamente proteica baseada em carne (ossos, vísceras e gorduras) e muito pouca quantidade de cereais ou hidratos de carbono. O seu aparelho digestivo não está adaptado para digerir os cereais e, por isso, eles se acumulam, intoxicando-os. Por sua vez, temos certos alimentos proibidos para cachorros na hora de elaborar as receitas:

  • Abacate
  • Uvas e passas
  • Cebola
  • Alho cru
  • Chocolate
  • Álcool

Recomendação:

Cuidado com as porções. Se o seu cachorro está habituado a comer ração (500g por refeição, aproximadamente), você deve dar a mesma quantidade de comida caseira e nunca misturar receitas caseiras com ração para cães. É preferível dar uma refeição caseira e outra comercial, ao invés de ambas misturadas. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu veterinário.

Entrada: Pão de fígado

Que tal começar um Natal bom para cachorro com uma entrada a base de fígado? Ele certamente vai adorar. O fígado é um alimento muito benéfico para os nossos cachorros, pois é rico em proteínas, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, assim como em vitaminas. No entanto, trata-se de um produto que se deve oferecer com moderação. A seguir, explicamos-lhe a primeira das nossas receitas de Natal para cachorros, o pão de fígado. Para elaborar esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500g de fígado cru
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de especiarias (como cúrcuma)

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Faça um puré com o fígado cru e misture-o pouco a pouco com a aveia, farinha e especiarias.
  3. Espalhe-o em uma assadeira para o forno untada com azeite de oliva e leve ao forno por 25 minutos.
  4. Deixe esfriar e corte.
  5. Pode conservar na geladeira para os dias seguintes.

Principal: Guisado de frango com abóbora

Depois da entrada, a segunda das nossas receitas de Natal para cachorros é um guisado de frango com abóbora, abobrinha e aipo. Além de proporcionar fibra e proteína, esta receita costuma ser uma das preferidas dos cachorros. Para elaborá-la você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 225g de abóbora crua
  • 225g de abobrinha crua
  • 110g de aipo cru
  • 1 peito de frango (225g)
  • Condimentos à escolha

Preparação:

  1. Descasque e corte em pedaços pequenos as verduras.
  2. Coloque todos os ingredientes em uma panela com água e os condimentos.
  3. Corte em pedaços o peito de frango e adicione-o à preparação anterior.
  4. Vá mexendo e coloque a tampa, deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.
  5. Deixe esfriar e pode servir. Tenha cuidado com a temperatura da comida que servir ao seu cachorro, não deve estar muito quente. Ele com certeza gostará deste prato principal da Ceia de Natal para cachorro

Sobremesa: Biscoitos antioxidantes

Estes biscoitos são um excelente snack antioxidante com muitos radicais livres que o seu cachorro irá gostar bastante. É uma das receitas de Natal para cães mais fáceis de fazer. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de mirtilos
  • 1 xícara de peru moído
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de sopa de farinha de coco

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Misture todos os ingredientes e faça bolinhas com a massa.
  3. Quando as colocar na assadeira, previamente untada, achate-as com um garfo.
  4. Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Este tempo pode variar de acordo com o tamanho de cada biscoito ou o forno em concreto.
  5. Você pode armazenar os biscoitos na geladeira por uma semana ou congelar até 3 meses.

Gostou destas receitas? Esta verdadeira Ceia de Natal é uma excelente opção de algo que você pode fazer para o seu cachorro de Natal. Se estiver buscando uma outra possível sobremesa, veja também a nossa receita de sorvete para cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Receitas de Natal para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.