Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos sem pelo

Muitos gatos têm uma pelagem bem abundante e bonita, o que lhes dá uma aparência atraente e selvagem. No entanto, algumas raças de gatos são notáveis exatamente pelo oposto: a ausência de pelo. Esta curiosa aparência muitas vezes desperta sentimentos diferentes nas pessoas. Enquanto alguns os admiram por sua beleza peculiar e destacam as vantagens de ter um animal sem pelos, como facilitar a higiene doméstica ou ser menos suscetível de causar reações alérgicas em seus tutores, há aqueles que sentem medo ou algum desconforto apenas por verem uma imagem de um gato sem pelo.

Você pode já conviver ou conhecer alguém que vive com um gato sem pelo, mas poucas pessoas sabem que existem várias raças com esta característica. Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos 7 raças de gatos sem pelo, com fotos e curiosidades sobre elas para que você saiba como é viver com esses felinos. Boa leitura.

Por que alguns gatos não têm pelo?

Atualmente se sabe que a ausência de pelo em gatos é resultado de uma mutação genética natural. Na verdade, supõe-se que uma nova raça felina sem pelo pode nascer a cada 15 a 20 anos. Como na maioria das raças de gatos, o gene da calvície é raro e recessivo, portanto os gatos sem pelo são muitas vezes muito caros. Além disso, exigem cuidados específicos para manter a saúde de sua pele e de todo seu organismo, especialmente diante de adversidades climáticas como frio, chuva, luz solar, vento, etc.

A descoberta de alguns objetos de cerâmica pintados à mão revelou que os ancestrais das raças de gatos sem pelo de hoje já viviam em civilizações pré-colombianas. Longe de ser uma moda de nossos tempos, os gatos que não têm pelo convivem com a humanidade há muitos séculos.

Embora a aparência de todas essas raças felinas pareça revelar a ausência total de pelos, na realidade, a maioria desses gatos tem uma camada muito fina de pelos milimétricos, que é imperceptível a olho nu. No entanto, ao acariciar um gato sem pelo, podemos sentir esta pelagem muito fina e macia cobrindo seu corpo. E em alguns casos, quando expostos ao frio, esses felinos podem desenvolver uma pelagem um pouco mais visível em certas regiões de seu corpo, tais como a cauda ou as patas.

O gene "da calvície" também está presente nos cachorros, principalmente naqueles de origem latino-americana, como o famoso cão pelado peruano. E se você quiser conhecer os cachorros sem pelo, não deixe de visitar nosso artigo 5 raças de cachorros sem pelo.

Raças de gato sem pelo

A seguir listaremos sete raças de gato sem pelo com fotos e algumas curiosidades de cada uma delas:

Gato sphynx

A raça sphynx é a mais famosa de todas as raças de gatos sem pelo, e também a primeira a ser reconhecida como uma raça independente. O gato sphynx é originário do Canadá, embora seu nome seja uma homenagem à deusa egípcia Bastet, cuja silhueta era bastante semelhante à do sphynx.

A ausência de pelo pode dar a impressão de fragilidade, mas os sphynx têm um corpo forte com músculos bem desenvolvidos e são geralmente muito saudáveis. Além disso, eles se destacam por seu porte médio, orelhas grandes e olhos em tons de verde ou azul. O que devemos ter em mente antes de adotá-los como animais de estimação é que eles exigem muito cuidado em relação à sua pele para evitar o excesso de oleosidade e distúrbios cutâneos associados.

Sua aparência é frequentemente estranha para algumas pessoas, mas sua personalidade é verdadeiramente encantadora. Eles são felinos gentis e carinhosos, donos de um temperamento muito equilibrado.

Saiba tudo sobre este felino sem pelos na ficha completa da raça sphynx aqui no PeritoAnimal!

Gato elfo, o maior de todos

Esta é uma das raças felinas mais curiosas do mundo, considerada como uma das mais estranhas raças de gatos sem pelo. Além da da ausência de pelos, os gatos elfos recebem o nome de suas orelhas distintas, que se dobram naturalmente para trás. Suas características físicas marcantes são o resultado de um cruzamento entre duas outras raças: o gato sphynx e o american curl.

É uma raça muito jovem, conhecida por seu tamanho e robustez. Um gato elfo adulto pode pesar até 10 quilos sem mostrar sinais de obesidade, o que o torna a maior raça de gato sem pelo.

Imagem: vybratpravilno.ru

Gato donskoy

Os gatos donskoy também são conhecidos como don sphynx. Esta raça originária das aldeias às margens do rio Don na Rússia é tão semelhante aos gatos sphynx que durante muitos anos acreditou-se que eles eram descendentes deles. Foram necessários alguns anos de pesquisa genética para revelar que são raças independentes. Uma diferença importante em suas características genéticas é que o gene da calvície na raça donskoy é dominante, enquanto nos gatos sphynx é recessivo.

A personalidade de um don donskoy é igualmente moderada, mas eles tendem a ser mais sociáveis, tornando-os um excelente animal de estimação para lares com crianças e outros felinos.

Se você está procurando um gato sem pelo porque tem alergias, nós te encorajamos a ler este outro artigo sobre raças de gatos hipoalergênicos.

Gato levkoy ucraniano

Esta raça de gato que não tem pelo é originária da Ucrânia e é também bastante recente. Embora alguns indivíduos já tenham sido vistos no início dos anos 2000, o levkoy ucraniano foi reconhecido e consolidado como uma raça em 2011. Nasceu de cruzamentos entre a raça scottish fold e os gatos donskoy, o que explica sua falta de pelos, sua grande força física e também suas orelhas dobradas para frente. Como seus ancestrais, eles demonstram uma personalidade calma e sociável, sendo muito leais a sua família.

Gato bambino

O gato bambino tem características físicas muito particulares, tais como pernas curtas, parecendo muito diferente de outras raças de gatos sem pelo. Sua aparência é facilmente explicada quando sabemos que este gato é um cruzamento entre o gato sphynx e a raça munchkin. É uma raça felina jovem, que foi reconhecida há pouco mais de 10 anos. Além disso, sua pele é mais seca do que a de outros gatos carecas, portanto, eles tendem a exigir cuidados mais simples para se manterem saudáveis.

Imagem: drugbarsuk.ru

Gato peterbald

Esta raça originária de São Petersburgo, na Rússia, surgiu durante os anos 1990 como resultado de cruzamentos entre as raças donskoy e a siamesa. Seus traços finos e elegantes lhe conferem uma aparência particularmente oriental, tornando-o fácil de distinguir de outras raças de gatos sem pelo.

Quando são filhotes, os gatos peterbald têm uma pelagem muito fina de pelos milimétricos, que caem com o passar dos anos. Assim como acontece com o gato bambino, sua pele é mais seca, portanto eles não precisam de tanto cuidado como os gatos sphynx.

Gato kohana ou gato havaiano sem pelo

O gato kohana, também conhecido como gato havaiano sem pelo, surgiu na ilha do Havaí no início dos anos 2000. Entretanto, a raça ainda não foi oficialmente reconhecida. Até agora, supõe-se que seja resultado de uma mutação natural do gato sphynx, mas esta hipótese ainda não foi comprovada cientificamente. Além da ausência total de pelo, os gatos havaianos têm muitas rugas distribuídas por todo o corpo, tornando-os outra das mais estranhas raças de gatos sem pelo.

E agora que você conheceu sete raças de gatos que não têm pelo, não perca este outro artigo sobre as raças de gatos que soltam menos pelo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos sem pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • CFA. About the sphynx. Disponível em: <https://cfa.org/sphynx/>. Acesso em 20 de janeiro de 2022.
  • VetStreet. Cats and Dogs Who Have No Hair. Disponível em: <http://www.vetstreet.com/our-pet-experts/whats-the-deal-with-cats-and-dogs-who-have-no-hair>. Acesso em 20 de janeiro de 2022.