Raças de gatos que soltam menos pelo

Raças de gatos que soltam menos pelo

Quando pensamos em adotar um gato, devemos levar em consideração algumas características das várias raças felinas para escolher o companheiro ideal de acordo com a nossa personalidade, nosso lar e nossa disponibilidade de tempo e espaço. Por exemplo: alguns gatinhos podem soltar uma grande quantidade de pelo em casa, por isso necessitarão receber escovações frequentes para evitar o acúmulo de pelo pela casa e prevenir a formação de bolas de pelo no sistema digestivo dos felinos.

Por outro lado, algumas raças felinas são caracterizadas por perderem menos pelo e requerem cuidados mais simples para a manutenção de sua pelagem e para a conservação de uma boa higiene no lar. Mas não se pode dizer que existe uma raça de gato que não solta pelo pois, na realidade, todas soltam, em menor ou maior quantidade.

Se você quer conhecer as raças de gatos que soltam menos pelo, te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal. No entanto, devemos ressaltar que nem todas as raças felinas que soltam poucos pelos são indicadas para as pessoas alérgicas a gatos, já que cerca de 80% dessas reações alérgicas são causadas pela proteína Fel D1 (presente principalmente na pele e na saliva dos gatinhos) e não por seu pelo.

1. Os gatos sem pelo

Os chamados "gatos pelados" ou gatos sem pelo costumam gerar sentimentos muito opostos nas pessoas, mas ninguém pode negar que esses gatinhos não passam despercebidos onde quer que vão. Para algumas pessoas, sua beleza única e incomparável é digna de admiração. Mas muitos podem sentir medo ou estranheza pelo aspecto muito particular que sua pele "nua" lhes dá. Apesar de serem conhecidos como "gatos sem pelo" ou "pelados", esses gatinhos possuem uma fina camada de pelo muito pequena e macia, que (logicamente) caem com muito menos frequência e intensidade que nos gatos com pelagem abundante.

Os gatos sphynx são os mais conhecidos e populares representantes à nível mundial, mas existem outras 6 raças de gatos sem pelo: o gato elfo ("Elf cat"), o bambino, o donskoy (também chamado Don sphynx), o levkoy ucraniano, o peterbald e o kohana (uma raça originária do Havaí que é a única completamente calva e que ainda não foi reconhecida oficialmente).

Apesar de sua aparente fragilidade, esses gatinhos são fortes e resistentes, contando com uma musculatura bem desenvolvida em todo seu corpo. Embora cada indivíduo e raça tenha uma personalidade única, os gatos pelados tendem a se destacar por seu temperamento equilibrado e grande afabilidade. Também é importante destacar que os gatos sem pelo precisam de cuidados especiais com sua limpeza e manutenção da sua pele.

No entanto, devemos ressaltar que os gatos sphynx não estão entre as raças felinas hipoalergênicas, portanto, não são indicados para crianças e adultos que sofrem de alergias respiratórias ou cutâneas, ao contrário do que muita gente acredita.

2. Gatos que soltam menos pelo: o siamês

Os gatos siameses não estão entre as raças felinas mais populares do mundo por acaso, mas graças às suas variadas e numerosas qualidades. Além da inegável beleza adornada por seus grandes olhos claros, o siamês é um dos gatos mais expressivos, ativos e inteligentes. E também... é uma das raças que soltam menos pelo.

3. Gato angorá

Os gatos angorá constituem uma das raças felinas mais antigas e belas de todo o mundo. Embora a pelagem branca seja a mais comum e característica, também existem angorás de pelo acinzentado realmente bonitos.

Esses gatinhos são donos de um temperamento ativo e curioso, gostando muito de brincar, saltar e compartilhar bons momentos com seus familiares. Por serem muito devotos e fiéis aos seus tutores (com os quais tendem a criar um vínculo muito especial), os angorás podem se tornar possessivos quando não recebem uma boa educação. Portanto, precisam ser socializados desde cedo para aprender a se relacionar com outras pessoas, outros animais e também com seus brinquedos e outros acessórios. Não é uma raça de gato que não solta pelo, mas certamente é uma das que menos soltam e, assim, está entre as mais indicadas para pessoas alérgicas.

4. Gato siberiano

Será que o siberiano é um gato que não solta pelo? A pelagem longa e abundante do gato siberiano pode nos dar a impressão de que esta raça solta muito pelo. No entanto, devido à sua alta oleosidade natural, o pelo desses gatinhos não caem com facilidade. Inclusive, o gato siberiano é o mais indicado para pessoas alérgicas.

Apesar do seu temperamento tranquilo e equilibrado, os gatos siberianos gostam de brincar com seus tutores e tirar algumas sonecas em sua companhia. Também são muito afetuosos e leais, acostumados a receber seus entes queridos na porta de casa quando eles voltam e acompanhá-los por toda a casa.

5. Gato cornish rex

Esta bela raça felina surgiu na Inglaterra, durante os anos 1960. Apesar da sua abundante pelagem ondulada e um tanto rebelde à primeira vista, a pelagem do cornish rex é curta e firmemente aderida à sua pele, então não caem facilmente. Muitos, inclusive, acreditam que ele seja um gato que não solta pelo.

Os gatos cornish rex são muito enérgicos e brincalhões, precisando de muita atenção dos seus tutores. Quando são bem estimulados e recebem o carinho que merecem, tornam-se companheiros perfeitos para famílias com crianças. No entanto, se seguirem uma rotina sedentária ou passarem muitas horas sozinhos, podem desenvolver problemas de comportamento com certa facilidade.

6. Gato tonquinês

Os gatos tonquineses são originários do Canadá e também de algumas regiões dos Estados Unidos, tendo surgido a partir do cruzamento entre gatos birmaneses e siameses. Além de serem muito carinhosos e brincalhões, estes gatinhos se destacam por sua grande inteligência e capacidade de memorização, características que os tornam altamente predispostos ao treinamento. Assim como as anteriores, esta não é uma raça de gato que não solta pelo, porque na verdade ele solta, apesar de em volume muito inferior que diversas outras raças de gatos.

7. Gato devon rex

Os devon rex possuem pouco pelo e são hipoalergênicos. Também são muito ativos, afetuosos e brincalhões, por isso precisam gastar energia e manter sua mente estimulada para conservar sua boa saúde e seu temperamento equilibrado. Portanto, requerem muita atenção de seus tutores para sua estimulação física e mental, além de gostarem muito de receber seus carinhos e brincar por longos períodos com eles.

8. Gato LaPerm

Os gatos LaPerm ainda não são tão populares, mas apresentam uma enorme beleza e contam com a grande vantagem de soltar pouco pelo, estando entre as raças felinas hipoalergênicas. Esses lindos gatinhos de pelo ondulado adoram estar junto com seus tutores, por isso costumam segui-los por toda a casa e até podem subir em seus ombros para pedir mimos e carícias.

Por isso, requerem bastante atenção e não são indicados para pessoas que não têm muito tempo para dedicar aos seus felinos ou que procuram um animal de estimação mais independente. Há tutores que dizem que esta é uma raça de gato que não solta pelo mas, como destacamos, o que podemos afirmar é que ela é, sim, uma raça de gato que solta pouco pelo.

Você vive com um gato que solta muito pelo?

Você se pergunta por que seu gato solta tanto pelo? A perda de pelo nos gatos pode ser decorrente de deficiências nutricionais, como também pode ser um sintoma de estresse ou de algumas doenças cutâneas. Portanto, se você observar que seu gatinho perde uma grande quantidade de pelo, não hesite em consultar um veterinário.

No entanto, algumas raças felinas realmente podem soltar pelo com certa intensidade, então você deverá adotar algumas medidas preventivas para evitar que seu gatinho perca muito pelo, como:

  • Escová-lo regularmente, respeitando a frequência e utilizando produtos indicados para o tipo de pelagem dele;
  • Oferecer uma alimentação completa e equilibrada;
  • Proporcionar um ambiente tranquilo e positivo, onde seu gatinho possa se sentir seguro para se desenvolver saudável, forte e feliz.
  • Oferecer uma adequada medicina preventiva durante toda sua vida, o que inclui visitas ao veterinário a cada 6 meses e respeitar sua carta de vacinação e desparasitações periódicas.

Agora que você conheceu as raças que soltam pouco pelo e sabe que não há raça de gato que não solta pelo, não deixe de conferir o vídeo que fizemos sobre este mesmo tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos que soltam menos pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os menos....

Bibliografia
  • BondVet. The cat breeds that shed the least. Disponível em: <https://bondvet.com/b/cat-breeds-shed-the-least>. Acesso em 18 de junho de 2021.