Raças de gatos pequenos - as menores do mundo

Raças de gatos pequenos - as menores do mundo

Neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentar para você 5 raças de gatos pequenos do mundo, que não consideradas as menores que existem. Vamos te explicar qual a origem de cada um deles, as características físicas mais marcantes que junto da pequena estatura, os torna pequenas criaturas adoráveis.

Se você vive em um pequeno apartamento, deve levar em conta o tamanho do gato, procurando adotar raças de gatos de porte pequenos. Neste artigo vamos te falar de algumas raças de gatos pequenos para apartamento. Continue lendo!

5. Devon rex

Com uma média de 2-4 quilos de peso, temos o decon rex, um dos menores gatos do mundo.

Origem do Devon rex

A origem deste pequeno felino remonta ao ano de 1960, quando nasceu o primeiro exemplar no Reino. A personalidade deste gato faz deste um animal muito carinhoso, alerta e que gosta de afeto. Devido às características da pelagem desta raça, é também considerado um gato hipoalergênico.

Características físicas

A seleção e criação desta raça durante muitos anos, fez com que o Devon rex apresente um pelo curto, denso e aparentemente encaracolado. Os olhos de formato oval e brilhantes, conferem a este gato um olhar penetrante, que em conjunto com o seu corpo elegante e a sua expressão doce, fazem dele um dos felinos mais ternos e adoráveis. Para esta raça, todas as cores são aceites.

4. Skookum

Com um peso médio de 1-4 quilos, o gato skookum é caracterizado por ser um dos menores gatos do mundo. Regra geral, os machos são maiores, possuindo cerca de 3-5 quilos, enquanto as fêmeas pesam entre 1 e 3 quilos.

Origem do Skookum

Oskookum é uma raça de gato originário dos Estados Unidos, muito pequeno e caracterizado pelo charmoso pelo encaracolado e patas muito curtas. Estas características tornam o aspecto deste gato absolutamente adorável e, de certo modo, parecido com o cachorro Basset Hound.

Esta raça surgiu do cruzamento entre o gato munchkin e o LaPerm. Várias associações reconhecem esta raça como "experimental". Deste modo, o skookum pode participar em exposições mas não em competições.

Características físicas

O skookum é um gato muito musculado e com uma estrutura óssea média. Como já referimos, as patas são muito curtas e a pelagem mais encaracolada, sendo estas as características mais distintas da raça. É um gato tão pequeno que inclusive na fase adulta parece continuar sendo um filhote.

3. Munchkin

O gato munchkin tem um peso médio de 4-5 quilos nos machos e 2-3 quilos nas fêmeas, sendo outro dos menores gatos do mundo, para além de adoráveis. Esta é também uma das raças de felinos mais recentes, sendo que apenas foi descoberta nos anos 80.

Origem do Munchkin

Originário dos Estados Unidos, o munchkin é o teckel do gatos: curto e largo. O nome dele tem origem no filme "O feiticeiro de Oz", na qual a heroína conhece uma pequena aldeia ocupada pelos chamados "munchkins".

A pequena estatura deste gato provém de uma mutação genética natural fruto do cruzamento entre diferentes raças. Apenas depois do ano 1983 começaram documentando sobre ela. Muitas vezes, este gato é chamado de "miniatura", um termo incorreto, porque o corpo dele é igual ao do gato comum, com a particularidade de ter patas mais curtas.

Características físicas

Como já referimos, os machos tendem a ser um pouco maiores do que as fêmeas. As patas curtas são a característica mais diferenciadora, os olhos destes felinos costumam apresentar uma forma de noz nítida e uma cor brilhante, o que lhes dá um olhar penetrante e chamativo. Por outro lado, a pelagem costuma ser curta ou média e todos os padrões de cores estão aceites para esta raça com excepção do âmbar.

Sem dúvida alguma, o munchkin, para além de ser um dos menores gatos do mundo, é um felino de aparência ternurenta e peculiar. O carácter deste gato é bastante ativo, brincalhão, curioso. Assim, tem a personalidade ideal tanto para crianças como adultos.

2. Korat

O peso do gato korat varia entre os 2 e os 4 kilos, de maneira que também faz parte da lista de raças de gatos pequenos do mundo.

Origem do Korat

Originário da Tailandia, este gato é caracterizado por ter uma cor azul e olhos verdes. Segundo algumas crenças, este é um dos gatos da sorte de Tamra Meow, uma coleção de poemas que descrevem 17 raças felinas diferentes.

Embora possa parecer inacreditável, o korat é um gato que surgiu de forma natural, de maneira que o ser humano não interferiu na criação e desenvolvimento desta raça como fez com outras. Ele foi exportado pela primeira vez desde a Tailândia, na década de 1960 para os Estados Unidos.

Características físicas

Podemos dizer que o gato korat apresenta a cabeça em forma de coração, com uns grandes olhos em formato de amêndoa, de cor verde intenso. Um dado curioso é que tanto a cor azul dos olhos deste gato como a pelagem azul podem demorar cerca de dois anos a ficarem totalmente definidas.

A esperança de vida deste felino é outro dos dados mais particulares desta raça, sendo que está estimado que vivam cerca de 30 anos. Deste modo, para além de serem um dos menores gatos do mundo, são dos que vivem mais tempo!

1. Singapura, o menor gato do mundo

Este é sem dúvida o menor gato do mundo! Sendo que o peso dele varia entre 1 e 3 quilos! É mesmo pequenino!

Origem do Singapura

Como seria de esperar, o gato singapura é nativo de Singapura, tal como o nome dele indica. Apesar disso, as origens reais deste gato ainda são discutidas e desconhecidas. Existem diferentes teorias a este respeito. Por um lado, se considera que se criou e desenvolveu esta raça em Singapura e por outro lado, se diz que não foi este o lugar do nascimento da raça. Continua um mistério por desvendar...

Características físicas

O gato singapura é considerado o menor gato do mundo por um motivo muito claro: uma fêmea adulta pesa em média 1,8 kg e um macho 2,7 kg. A cabeça deste felino é redonda, as orelhas são grandes na base, pouco agudas e profundas. A pelagem deste felino tem diferentes tonalidades de marrom, umas mais claras e outras mais escuras. De forma que apenas se aceita um padrão de cor, o marrom sépia.

Com este tom de marfim, rosto doce e tamanho reduzido, é para muitos o gato mais bonito do mundo. Para nós, todos os gatos são lindos e cada vira-lata tem características que o tornam único e belo. E você, o que acha?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos pequenos - as menores do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.