Raças de gatos laranjas

Raças de gatos laranjas

A cor laranja é uma das mais comuns em gatos e pode aparecer em muitas raças diferentes. Isso se deve à seleção humana, entre outros fatores, pois as pessoas têm uma certa preferência por gatos alaranjados, de acordo com alguns estudos[1]. A grande diversidade de gatos laranjas também parece estar relacionada com as preferências sexuais dos próprios felinos.[2]

Por isso, os gatos laranjas podem ser muito diferentes. Muitos são rajados, ou seja, têm listras ou manchas que os ajudam a se camuflar. Outros são mais uniformes na cor ou têm padrões que só aparecem nas fêmeas, como os gatos escama-de-tartaruga e os gatos cálicos[3]. Você quer conhecer todos eles? Não perca este artigo do PeritoAnimal sobre as raças de gatos laranjas, ou melhor, aquelas raças em que há indivíduos desta cor. Boa leitura.

1. Gato Persa

Entre os gatos laranjas, destaca-se o gato Persa, uma das raças mais antigas do mundo. Ela vem do Oriente Médio, embora não se saiba há quanto tempo estava lá até que sua existência tenha sido documentada. Esta raça é caracterizada por seu pelo longo, exuberante e macio. Ele pode ser muito colorido, entre os quais estão vários tons de laranja, e exige alguns cuidados específicos.

2. Bobtail Americano

A seleção do Bobtail Americano começou em meados do século 20 a partir de um gato de cauda curta encontrado no Arizona, nos Estados Unidos. Hoje, existe uma variedade, alguns de pelo longo e outros de pelo curto. Em ambas, um grande número de cores pode aparecer, mas os padrões rajados - gato branco e laranja - ou manchados de laranja são muito comuns. Por isso muitas pessoas também chamam o indivíduo desta cor de gato ruivo.

3. Toyger

O "Toyger" ou "tigre de brinquedo" é uma das raças de gatos laranjas mais desconhecidas. Isso se deve a sua recente seleção, que ocorreu no final do século 20 na Califórnia, nos Estados Unidos. Seu criador alcançou um padrão de listras muito semelhante ao do tigre selvagem, ou seja, com listras arredondadas sobre um fundo alaranjado.

4. Maine coon

O gato Maine coon se destaca por seu enorme tamanho e pelagem marcante. É um dos maiores felinos do mundo e também um dos mais apreciados. Originou-se nas fazendas do estado do Maine como um gato de trabalho e, atualmente, é a raça oficial dos Estados Unidos.

O Maine coon tem uma pelagem longa e abundante, que pode ter diferentes padrões e cores. É bastante comum o rajado alaranjado entre os "gatos ruivos" desta raça.

E já que estamos falando do Maine coon, um dos gatos gigantes, confira este artigo em que listamos 12 gatos gigantes que você precisa conhecer.

5. Gato Oriental Shorthair

Apesar de seu nome, que significa "gato oriental de pelo curto", o Shorthair foi selecionado na Inglaterra em meados do século passado. Ele surgiu a partir do siamês, por isso é um gato elegante, alongado e estilizado. No entanto, se difere muito bem por sua grande variedade de cores. Os tons laranja são frequentes com vários padrões, tais como rajado, com manchas e calico. Portanto, podemos incluí-los entre as principais raças de gatos laranjas.

6. Gato exótico

O nome do gato exótico não faz muita justiça a esta raça, pois ele é nativo dos Estados Unidos. Lá, eles cruzaram o gato Persa com outros tipos de gatos, obtendo um gato de aparência robusta. Entretanto, sua pelagem é mais curta e mais densa e pode ser de várias cores. Um dos mais comuns são os gatos rajados laranja claro ou creme.

Neste outro artigo você conhecerá 5 raças de gatos exóticos.

7. Gato Europeu

O Europeu é provavelmente a raça de gato mais ancestral. Foi domesticado na antiga Mesopotâmia a partir do gato-selvagem-africano (Felis Lybica). Mais tarde, chegou à Europa ao lado de populações mercantes da época.

Esta raça é caracterizada por sua enorme variabilidade genética, de modo que podem aparecer em muitas cores e padrões diferentes. Entre elas, destaca-se a cor laranja, que aparece em tons sólidos ou padrões rajados, escama-de-tartaruga, calico, etc, como o popular gato branco e laranja.

8. Munchkin

O Munchkin é uma das raças de gatos laranjas mais distintas. Isso se deve a suas pernas curtas, que surgiram como resultado de uma mutação natural. No século 20, alguns criadores estadunidenses decidiram selecionar e criar uma série de gatos de patas curtas, dando origem às características atuais desta raça. No entanto, elas possuem uma enorme variabilidade de cores, muitas delas sendo alaranjadas.

9. Gato Manx

O gato Manx vem dos gatos europeus que viajaram para a Ilha de Man, provavelmente com alguns britânicos. Ali, no século 18, apareceu uma mutação dominante que os fez perder a cauda. Devido ao isolamento, esta mutação se espalhou a todas as populações da ilha.

Como seus ancestrais europeus, os gatos Manx são muito versáteis. Na verdade, os indivíduos laranja são um dos mais comuns, e todos os padrões usuais podem ser encontrados.

Gato Vira-lata

O gato vira-lata ou mestiço não é uma raça, mas é a mais frequente em nossas casas e nas ruas. Estes gatos se reproduzem seguindo o livre arbítrio, levados por seu instinto natural. Por essa razão, eles apresentam uma grande quantidade de padrões e cores que lhes dão uma beleza muito singular.

A cor laranja é uma das mais comuns entre os gatos de rua, portanto eles devem fazer parte desta lista de raças de gatos laranjas.

Assim, se você quiser adotar um gato ruivo, nós te encorajamos a ir para um abrigo de animais e se apaixonar por um de seus gatos, não importa se eles são de raça pura ou não.

Outras raças de gatos larajnas

Além das raças acima mencionadas, há diversas outras raças que possuem felinos alaranjados. Portanto, todos eles merecem fazer parte desta lista de raças de gatos laranjas. Eles são os seguintes:

  • American Shorthair
  • American Wirehair
  • Cornish rex
  • Devon rex
  • Selkirk rex
  • Rex Alemão
  • American Curl
  • Bobtail Japonés
  • British Shorthair
  • British Wirehair
  • Kurilean Bobtail
  • LaPerm
  • Minuet
  • Scottish Straight
  • Scottish Fold
  • Cymric

Com tantas cores e raças distintas, você pode estar se perguntando sobre qual é a raça do seu felino. Neste vídeo explicamos como saber a raça do seu gato:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos laranjas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. Brown, W. P., & Morgan, K. T. (2015). Age, breed designation, coat color, and coat pattern influenced the length of stay of cats at a no-kill shelter. Journal of Applied Animal Welfare Science, 18(2), 169-180.
  2. Pontier, D., Rioux, N., & Heizmann, A. (1995). Evidence of selection on the orange allele in the domestic cat Felis catus: the role of social structure. Oikos, 299-308.
  3. Kaelin, C. B., & Barsh, G. S. (2013). Genetics of pigmentation in dogs and cats. Annu. Rev. Anim. Biosci., 1(1), 125-156.
Bibliografia
  • The Cat Fanciers Association (CFA). Disponível em: <cfa.org>. Acesso em 10 de dezembro de 2020.
  • Fédération Internationale Féline (FIF). Disponível em: <fifeweb.org>. Acesso em 10 de dezembro de 2020.
  • The International Cat Association (TICA). Disponível em: <tica.org>. Acesso em 10 de dezembro de 2020.