Raças de cachorros egípcios

Raças de cachorros egípcios

Se mergulharmos na história do Antigo Egito, logo entenderemos a estreita relação que seus habitantes tinham com os cachorros. Prova disso é o enorme número de representações artísticas (algumas com mais de quatro mil anos) que ainda hoje são preservadas, mostrando cachorros de diferentes morfologias e tamanhos descansando ao lado dos faraós, acompanhando homens em viagens de caça ou guardando os túmulos dos falecidos. Além disso, um dos deuses da mitologia egípcia, Anubis, é mostrado com o corpo de um homem e a cabeça de um chacal, um canino muito parecido com os cachorros.

É difícil definir quais raças de cachorros realmente se originaram no Egito porque, embora várias delas pareçam descender diretamente de cachorros egípcios antigos, elas foram posteriormente desenvolvidas em outros países e eventualmente declarados como originários destes. De fato, a Federação Cinológica Internacional (FCI) não reconhece atualmente uma origem egípcia para nenhuma de suas raças, embora existam evidências genéticas e históricas de que os ancestrais de algumas das raças viviam no Egito. Este fato é especialmente notável quando falamos de certas raças incluídas no grupo 5 da FCI, correspondentes a cachorros do tipo spitz e cachorros primitivos.

Nesta publicação do PeritoAnimal apresentamos seis raças de cachorros com origens intimamente ligadas ao Antigo Egito e lhe contamos mais sobre sua aparência, personalidade e cuidados. Você já conhecia essas raças? Caso contrário, descubra mais os cachorros egípcios!

1. Cão do Faraó

Só de ouvir o nome desta raça podemos imaginar seu país de origem e até mesmo ter uma ideia de como ela se parece. Embora seu desenvolvimento como raça moderna tenha ocorrido principalmente em Malta, o cão do Faraó é sem dúvida o primeiro cachorro que nos vem à mente quando pensamos em cachorros egípcios, pois é a imagem cuspida das representações típicas dos cachorros feitas no Antigo Egito: um animal magro, rápido, esbelto e com grandes orelhas eretas. Sua pelagem é curta e uniformemente marrom-avermelhada, embora alguns espécimes possam ter algumas manchas brancas na ponta do rabo, dedos dos pés, peito ou face.

O cão do faraó é um animal amigável e muito fiel a seus guardiões, mas também bastante independente. Este cachorro do Egito é cheio de energia, tem uma resistência física admirável e é um excelente caçador, então é necessário um bom trabalho de socialização se quisermos que conviva com gatos ou outros animais menores, pois ele tende a persegui-los. Este cachorro está sempre em alerta e pode ser muito ladrador, mas também se destaca por sua inteligência e facilidade de aprendizagem, e não é difícil de adestrar.

Em termos de saúde, as patologias mais comuns nesta raça são osteoarticulares, tais como displasia de quadril e cotovelo ou luxação patelar.

2. Saluki

O saluki é um cachorro de caça originário das terras do Oriente Médio, onde foi usado por milhares de anos como cão de caça devido a sua velocidade e precisão na perseguição e captura de todos os tipos de presas. A tradição árabe ditava que os salukis não podiam ser comprados ou vendidos, mas que só podiam ser dados de presente como um sinal de honra, e muitos deles foram dados aos europeus, que introduziram a raça no continente, e em 1923 foi criado o primeiro padrão oficial europeu para a raça saluki.

O saluki é um cachorro atlético e bem proporcionado. Suas pernas são esbeltas e longas, assim como seu focinho, e tem uma pelagem lisa e curta que pode ser de praticamente qualquer cor. Existe uma variedade de saluki, a mais comum, que tem franjas características nas orelhas, costas das pernas e cauda, enquanto a variedade de pelo curto não.

Em termos de temperamento, este é um cachorro egípcio com uma natureza independente, sensível, astuto e um tanto desconfiado para com estranhos, embora ele seja muito raramente agressivo e, se devidamente socializado, é muito gentil e afetuoso para com seus entes queridos.

O saluki é um animal robusto e resistente, com pouca predisposição para sofrer patologias graves, embora em ocasiões tenham sido documentados casos de problemas oculares nesta raça, como glaucoma ou atrofia progressiva da retina, motivo pelo qual são recomendados check-ups veterinários anuais.

3. Basenji

O basenji é uma raça de cachorros de pequeno/médio porte, pesando cerca de 10 quilos. Acredita-se que tenha tido origem no Antigo Egito, onde os basenji eram os companheiros fiéis dos faraós. Na verdade, suspeita-se que seja a raça de cachorro mais antiga do mundo. Com o tempo, a raça se espalhou para o sul e seu maior desenvolvimento ocorreu na África Central, onde estes cachorros foram altamente valorizados por sua astúcia e sua capacidade de caçar e exterminar pragas de ratos que ameaçavam o gado.

As características físicas mais notáveis do basenji são sem dúvida seu rabo enrolado e sua testa enrugada, o que torna a raça inconfundível. Seu corpo é curto na proporção do comprimento notável de seus membros e suas orelhas são triangulares e mantidas eretas, dando ao basenji uma aparência sempre atenta.

Além de sua aparência física, o basenji tem uma peculiaridade única entre todas as raças de cachorros, pois não consegue latir como os outros cachorros. Isto porque sua laringe e suas cordas vocais têm uma estrutura e posição diferentes que a impedem de emitir o som de uma casca de árvore, embora ela possa uivar e fazer outros tipos de sons.

O basenji é um cachorro independente, reservado com estranhos e muito corajoso, por isso precisa de uma boa socialização precoce para aprender a se relacionar adequadamente com outros animais e pessoas. Diz-se que em muitos aspectos seu comportamento se assemelha ao dos gatos, pois sua grande agilidade lhe permite saltar grandes alturas e até subir em árvores. Com seus tutores ele é um cachorro carinhoso que gosta de aprender novas habilidades e praticar esportes ao ar livre. Este último, o exercício físico, é muito importante para evitar a obesidade, um dos principais problemas de saúde que afetam esta raça.

4. Podengo ibicenco

Outro cachorro de origem egípcia é o podengo ibicenco, e imagens destes cachorros ainda hoje podem ser vistas pintadas e esculpidas nos túmulos dos faraós que viveram por volta do ano 3000 a.C. Acredita-se que, após seu desenvolvimento inicial no Egito, estes cachorros foram transportados pelos fenícios para as Ilhas Baleares, onde experimentaram seu principal desenvolvimento como raça, adquirindo o nome oficial de "podengo ibicenco", algo como podengo de Ibiza.

Os exemplares desta raça são esbeltos, fortes e energéticos e precisam de muito exercício físico e mental no dia-a-dia. O podenco ibicenco é um animal amoroso, paciente, sociável e dedicado, gosta de longas caminhadas no campo e geralmente é muito tolerante com crianças e outros animais, embora, como outros tipos de podengos, tende a ser muito sensível e um tanto reservado com estranhos, portanto, uma atenção especial deve ser dada à sua educação e socialização.

Existe a crença de que o podengo ibicenco é imune à leishmaniose, razão pela qual muitos guardiões decidem não protegê-lo contra esta perigosa doença. A verdade é que esta raça tem alguma resistência aos efeitos da mordida de uma flebotomina infectada e sua resposta imunológica tem sido mais rápida e forte do que a de outras raças, impedindo o desenvolvimento de sintomas graves. Entretanto, não é verdade que ela seja completamente imune e muitos indivíduos podem sofrer as consequências desta doença, portanto a vacinação e a proteção contra o parasita ainda é necessária.

5. Cão Pastor Egípcio

O cão pastor egípcio também é chamado de cão pastor de armant, nome da cidade egípcia onde se acredita ter se originado. A raça não é atualmente reconhecida pela Federação Federação Cinológica Internacional (FCI) e, embora sua história não seja totalmente clara, pensa-se que tenha surgido como resultado de cruzamentos entre cães locais e outras raças trazidas da Europa, como a bearded collie. Hoje, o cão pastor de armant é usado como cachorro de pastoreio e também como cão de guarda.

Este cachorro é de porte médio e pesa entre 23 e 29 quilos. Tem uma pelagem semi-longa e áspera, que pode vir em várias cores, sendo o padrão mais comum uma combinação de tons de preto e marrom. A maioria dos espécimes tem orelhas eretas, embora alguns indivíduos tenham orelhas inclinadas. Seu corpo é musculoso, seus membros muito fortes e suas almofadas são consideravelmente grossas para permitir que ele se movimente facilmente sobre uma variedade de terrenos.

O cão pastor egípcio tem uma personalidade forte, é enérgico, destemido, extrovertido e muito corajoso. É um cachorro ideal para famílias ativas e, com uma socialização adequada, é amigável e paciente com crianças e outros cachorros. Ele aprende muito rapidamente, pois é um cachorro inteligente e muito observador que estará sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor.

É importante, além de cumprir o cronograma de vacinação e desparasitação, cuidar bem de sua pelagem, pois ela pode facilmente ficar emaranhada e criar nós. Idealmente, o cão pastor de armant deveria ser escovado três a quatro vezes por semana.

Imagem: thecompletetedog.fandom.com

6. Baladi

Terminamos nossa lista de raças de cães egípcios com o baladi. O termo baladi vem do árabe e significa "do país", ou seja, é usado para indicar que algo ou alguém é de origem nacional. O cão baladi egípcio não é uma raça em si, mas é o nome usado para designar os cães vira-latas do Egito que surgiram como resultado de cruzamentos aleatórios ao longo dos anos entre outras raças residentes, tais como o podenco ibicenco ou o cão do faraó.

A grande maioria dos cães baladi são animais esbeltos, de altura média, com orelhas grandes e eretas e um rabo semi curto. Sua pelagem é curta e geralmente de cor arenosa, às vezes combinada com marcações em preto ou branco. Devido a sua condição semisselvagem, o baladi é um animal cauteloso e um tanto desconfiado, mas se treinado e socializado como qualquer outro cão, ele pode ser um companheiro maravilhoso.

Devido à disseminação destes animais por todo o país, muitas pessoas abusam deles, os maltratam ou os abatem cruelmente para reduzir sua população. Felizmente, hoje em dia, várias associações e grupos de animais estão lutando para melhorar a qualidade de vida desses cães vira-latas, incentivando sua castração e procurando lares onde possam ser acolhidos ou adotados permanentemente, seja dentro do país ou em outras partes do mundo.

Agora que você conhece as diferentes raças de cachorro com origem no Egito, recomendamos a leitura deste outro artigo em que listamos mais de 300 nomes de raças de cachorros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros egípcios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Chamberlain, A. (2002). Saluki. Interpet Publishing.
  • Podenco ibicenco. (s/f). Fci.be. Disponível em: <http://www.fci.be/es/nomenclature/PODENCO-IBICENCO-89.html>. Acesso em 4 de maio de 2022.
  • Sid, I. (2021). Basenji: Complete breed guide. Independently Published
  • Surhone, L. M., Tennoe, M. T., & Henssonow, S. F. (Eds.). (2010). Pharaoh Hound. Betascript Publishing.What is a “Baladi” dog? (2018, diciembre 15). Zani’s Furry Friends. Disponível em: <https://zanisfurryfriends.org/what-are-baladi-dogs/>. Acesso em 4 de maio de 2022.