Raças de cachorros coreanos

Raças de cachorros coreanos

Se falamos de cachorros de origem coreana, devemos ter em mente que tanto a Federação Cinológica Internacional (FCI) como muitas outras sociedades caninas nacionais só reconhecem oficialmente como raça o cachorro de chindo, também conhecido como jindo-coreano. No entanto, este não é o único cachorro cujo principal desenvolvimento ocorreu no país asiático.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos as principais raças de cachorros coreanos e falamos de suas características, tanto físicas como comportamentais.

Jindo-coreano ou cachorro-de-chindo

Acredita-se que o jindo-coreano habita a ilha sul coreana de Jindo há milhões de anos e, embora sua popularidade tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito difícil encontrar exemplares fora do seu país de origem.

Eele é um cão de porte médio, com peso entre 15 e 20 quilos. Possui uma aparência similar aos outros cachorros primitivos: corpo musculoso e bem proporcionado, orelhas erguidas, cauda peluda e enrolada, olhos pequenos e um pelo macio de dupla camada que, no caso do jindo coreano, pode ser branco, preto, louro avermelhado, tigrado ou preto e castanho.

Falamos de um cachorro de personalidade forte, protetor e independente, muito dedicado e fiel aos seus tutores, mas desconfiado com os estranhos. Para que não desenvolva problemas de comportamento é muito importante socializá-lo corretamente desde filhote, proporcionando estimulação física e mental suficiente e ser muito constante com sua educação, por isso não é uma raça recomendada para tutores de primeira viagem.

Nureongi

O nureongi é o cachorro mais numeroso na Coreia do Sul. Trata-se de um cachorro mestiço cujo nome em coreano significa "amarelo", pois, embora também existam exemplares castanhos ou pretos, o mais frequente é que a pelagem deste cão seja amarelada ou alaranjada.

Seu aspecto e temperamento são muito parecidos com os de outros cachorros de origem asiática, como o jindo-coreano, pungsan ou o shiba-inu, infelizmente o nureongi não é considerado um animal de companhia na Coreia, mas é criado em fazendas para posterior venda e consumo da sua carne.

Felizmente, cada vez mais as pessoas e associações estão lutando para melhorar a vida destes cachorros, tornando visíveis os terríveis maus-tratos que sofrem, resgatando-os e procurando famílias que os adotem.

Imagem: keremeosreview.com

Cachorro de jeju

Acredita-se que o cachorro de jeju tenha origem na China e chegou à ilha sul-coreana de Jeju cerca de 5.000 anos atrás, onde seu principal desenvolvimento ocorreu, portanto, agora é considerado um cachorro coreano. Este cachorro foi salvo da extinção no ano de 1986, quando foi lançada uma iniciativa para proteger os pouquíssimos exemplares que restaram naquela época e incentivar sua reprodução. Hoje em dia continua sendo uma raça difícil de encontrar, até na própria Coreia.

O cachorro de jeju é um cão de porte médio, musculoso e de porte atlético. É muito parecido com o jindo-coreano. Tende a permanecer sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor, é muito rápido e ágil e possui sentidos excepcionais do ouvido e olfato, o que o torna um caçador formidável. Com seus tutores é muito dedicado e amigável, embora também costume ser muito independente.

Imagem: pinterest.com

Sapsali

O sapsali é um cachorro de origem coreana muito apreciado neste país, onde é conhecido pelo apelido de "caçador de fantasmas", pois antigamente se pensava que sua presença afugentava os espíritos. No início do século passado, permaneciam na Coreia muito poucos exemplares e esteve prestes a ser extinto, mas, graças aos esforços de alguns amantes dessa raça, conseguiu aumentar novamente sua população. No entanto, e como consequência da pouca variabilidade genética que havia, o sapsali tem uma certa tendência a desenvolver doenças hereditárias, como displasia de quadril ou patologias oculares.

O sapsali é um cachorro de porte médio que se destaca pela pelagem longa e densa que cobre todo seu corpo, que pode ser liso ou ondulado e vem numa variedade de cores, tanto sólidas como mistas. Na cara, os pelos caem retos sobre seus olhos, que podem ser claros ou escuros e formam barbas em seu focinho. Seu nariz é grande e pode ser preto ou marrom, dependendo da cor da pelagem.

Essa raça de cachorro coreano costuma ser bastante independente, protetora e um pouco desconfiada com os que não está acostumado, mas se for socializado e educado com consistência e reforço positivo desde filhote, é um bom cão de família, muito brincalhão e tolerante com crianças. Da mesma forma, se adapta bem a viver em apartamento se for levado para fazer bastante exercícios e se oferecer estimulação ambiental diariamente, pois é um cachorro muito inteligente.

Pungsan

No ano de 1956, o pungsan foi declarado monumento nacional da Coreia do Norte e em 2014 foi nomeado cachorro nacional do país. Esta raça foi originalmente criada para a caça de grandes animais que habitavam nas montanhas norte-coreanas, como javalis ou tigres, embora também tenham sido utilizados como cachorros de guarda e de companhia. Junto com o jindo-coreano, o pungsan é um dos cachorros coreanos mais populares.

Sua aparência é muito semelhante ao do cachorro de chindo, embora o pungsan seja um pouco maior, podendo alcançar 30 quilos de peso. Possui as características típicas de um cachorro tipo spitz ou primitivo, destacando suas orelhas erguidas, sua cauda enrolada e sua densa pelagem branca de dupla camada que lhe permite suportar temperaturas abaixo de zero.

É recomendável que os futuros tutores de um pungsan tenham experiência prévia em educação canina e disponham de tempo suficiente para se dedicar à ele, pois, por um lado, trata-se de um cachorro forte e muito resistente que precisa de bastante atividade física diária e, por outro lado, costuma ser muito protetor e tem instinto caçador, por isso deve ser habituado desde pequeno a tolerar outras pessoas e animais. Claro que, com aqueles que adquire confiança é um cachorro extremamente fiel e muito carinhoso.

Imagem: globaldogbreeds.com

Mastim-coreano

O mastim-coreano é um cachorro de tamanho gigante que pode alcançar os 80 quilos de peso e que foi desenvolvido como cachorro de guarda durante o século XIX a partir de outras raças com características similares, como o tosa inu, o mastim napolitano ou o dogue de bordeaux.

Seu corpo é coberto por grandes dobras de pele que pendem especialmente sobre seu rosto, pescoço e membros. Tem as orelhas caídas e muito mais longas que as de outros mastins e olhos pequenos e de cor escura, como seu focinho e nariz. o restante do seu corpo é de cor marrom chocolate ou mogno e seu pelo é curto, brilhante e macio.

Apesar de ser uma raça criada para fins de guarda, o mastim coreano é um cachorro doce, carinhoso e bem-humorado, muito tolerante com crianças e com outros animais, portanto é um excelente cão de família. Apesar do seu grande tamanho, também podem morar em uma casa com jardim ou em um apartamento, pois é um cachorro bastante preguiçoso e não requer muito exercício físico, embora devamos levá-lo para passeios diários para mantê-lo ativo e evitar que ganhe peso, pois isso poderia ocasionar sérios problemas de saúde.

Com este incrível mastim termina-se a lista de raças de cachorro coreanos que são conhecidos atualmente. Como vemos, as seis raças são cachorros grandes, então não há cachorros coreanos pequenos hoje em dia. Se você quer continuar aprendendo e descobrindo novos cães, não perca este artigo sobre as raças de cachorros escoceses.

Imagem: pinterest.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros coreanos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Federation Cynologique Internationale. Razas. Disponível em: <http://www.fci.be/es/>. Acesso em 28 de janeiro de 2022.
  • BBC. South Korea's president mulls dog meat ban as consumption dwindles. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-asia-58705602>. Acesso em 28 de janeiro de 2022.